segunda-feira, novembro 03, 2008

V. Guimarães 1 -v- SL Benfica 2

A equipa vai-se construindo aos poucos, de acordo com as palavras sabias do Quique Flores, o Benfica esta a crescer e amadurecer, jogando cada vez mais como uma equipa. E é verdade.
Palavras sabias a do treinador, poucos tem um discurso tão claro e objectivo na analise ao plantel, forma actual e objectivos a alcançar. É excelente a gestão que tem feito dos jogadores, poupando-os e lançado-os na altura exacta.
Os meus aplausos ao Quique, se sobre o Mourinho se escreveu vários livros, sobre o Quique deviam escrever-se enciclopédias a analisar os seus métodos e abordagem aos jogadores.

O jogo…. É sempre bom quando se ganha, obvio. E este jogo teve um gosto especial, porque no final do jogo saboreou-se o esforço dos primeiros 40 minutos e o sofrimento dos restantes 50 minutos
Teve duas partes e desta vez não foi o intervalo que as dividiu, mas sim a mão de Carlos Xistra,

Na primeira parte (até a expulsão do Reyes) tivemos um Benfica forte, que entrou com a intenção de encostar o Guimarães e rapidamente resolver o jogo, dito e feito, aos 15 e 18 minutos fez-se 2 golos, que serviriam para matar o jogo. O primeiro golo é uma obra de arte, um golo de equipa, um entendimento perfeito dos avançados a mostrar toda a sua qualidade. Passe de Aimar do meio campo a pedir a corrida de Suazo, que finta 2 jogadores e inaugura o marcador. Simples, para quem sabe.

Com Sidnei tivemos o golo 5000 do Benfica (não confirmado).
E só nos restava gerir o resultado até ao final, atacar sempre que possível e apoiar a defesa de forma a evitar deslizes. O Benfica joga e controlava o jogo. Reyes tinha estado no 2º golo e dava dores de cabeça a defesa adversária, com ele o Guimarães limitava-se a ver jogar e apreciar as exibições de Aimar + Suazo + Reyes.

O jogo estava inclinado para um dos lados e o arbitro teve de intervir para equilibrar o jogo, depois de 1 amarelo a Reyes, na jogada seguinte Reyes comete falta e …. 2º amarelo
Era falta ? sim era. Foi intencional ? não, foi uma disputa de bola. Foi jogo perigoso ? se assim é considerado e depois das jogadas mais gravosas que aconteceram durante o jogo, é urgente reescrever as regras do jogo.

Com 10 em campo o Benfica tentou aguentar o Guimarães, espreitando o contra-ataque e evitar que o Xistra brilha-se de novo. A 2ª parte do jogo pertenceu ao Guimarães, mostrou a coesão defensiva do Benfica e a capacidade da equipa de aguentar a pressão. Acho que devemos agradecer ao Xistra pois o jogo de hoje foi uma grande lição de união da equipa, conjunto e defesa.



É lamentável que os árbitros continuem a fazer vista grossa as faltas violentas que são cometidas, depois da “porrada” que o Aimar levou é possível que fique no “estaleiro” por uns tempos, que continuem a deixar passar em brancos as faltas dos adversários e a penalizar o Benfica, o que ficou por mostrar :
- Um penalty claro sobre Aimar aos 3 minutos;
- Um fora de jogo mal assinalado a Suazo;
- Viu maldade num lance casual de Reyes e deu-lhe o segundo cartão amarelo;
- Não viu o pontapé de Nuno Assis a Katsouranis na mão;
- Não viu o pontapé bárbaro NA CARA de Suazo;
- Viu duas mãos de Douglas, mas em nenhuma mostrou amarelo;
- Mostrou vários amarelos aos jogadores do Benfica e muitos ficaram por mostrar a jogadores do
- O amarelo por mostrar a Roberto por simulação de grande penalidade num lance com Maxi Pereira

Se olharmos só para os primeiros 40 minutos, podemos dizer que foi um grande jogo do Benfica, a um grande nível, com a equipa a corresponder. Felizmente na quinta-feira frente aos turcos o arbitro não será um Xistra (espera-se que não, cruz credo, bate 3 vezes na madeira), espera-se uma equipa com a mesma atitude que hoje e um golo de Reyes dedicado ao Carlos xistra.

Sem comentários:

Modalidades - 2024/04/13

Sábado, 2024/04/13  - 15:00 - Rugby - Gds Cascais -v- SL Benfica - Campeonato Nacional De Honra | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Andebol Fem...