sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Pede-se atitude

Fim de semana grande, com 2 jogos entre os 4 primeiros classificados, SL Benfica –v- Leixões (hoje) e FCP-v- SCP (sábado), são dois jogos que podem já começar a decidir o campeonato. O pior resultado é a vitoria do FCP e do Leixões, que coloca o fcp a 7 pontos e três clubes a lutar pelo 2º lugar, uma situação que retira toda a pressão sobre o fcp. Sem duvida, que para o campeonato o melhor resultado é a vitoria do Benfica e do scp.

Bom, bom mesmo é que o Benfica vença hoje ao Leixões, que é para amanha estar descansado a ver o derby entre corruptos versus sistema.
Ao Benfica pede-se atitude, algo que não existiu no ultimo fim de semana frente ao Sporting, perdemos e bem por 3-v-2 e podia ter sido por mais golos, pela razão de que a equipa do Benfica não existiu durante o jogo todo, não esteve em campo, eram 11 contra …. 1. Só não foi um desastre total, porque mesmo sem jogarmos, marcou-se dois golos (?), dois pontapés no marasmo em que a equipa estava.

Não se entende a infantilidade do David Luiz, que consegue estar em 2 dos 3 golos, por desatenção deixa o adversário ficar com a bola e não faz nada para a recuperar. Frente ao Liedson achou que conseguia ser superior e fazer dribles, não seria preocupante se não fosse o caso de poder perder a bola em zona proibida (tal como aconteceu), no golo do Derlei simplesmente deixou o jogador jogar a bola e rematar a baliza sem tentar roubar a bola ou fazer a cobertura. Inaceitável, revelou uma falta de mentalidade e maturidade para jogar numa equipa grande. É certo que é um lateral adaptado, defende bem, sabe subir e centrar, mas dá-se mal nas marcações a jogadores rápidos, pelo que as suas subidas tem de ser bem compensadas, caso contrario deixa sempre “buracos” na defesa.

O Sidnei foi outros jogador que não esteve em campo, deixava-se sempre antecipar e nas coberturas aos adversários deixava-os sempre rematar a baliza, afinal o que estava a fazer em campo ? Falta de concentração no jogo. E notou-se algumas limitações na marcação de avançados rápidos, pede-se e exige-se mais atenção para deixar de ficar constantemente para trás nas jogadas de ataque adversárias. Algo que se permitiu em demasia e não pode acontecer, deixar os adversários segurar a bola na nossa grande área e rematar a baliza, não se deve dar esses espaços.

O jogo pode ter sido perdido pelas falhas dos defesas, mas sem duvida que se permitiu que a bola lá chega-se devido a inexistência do nosso meio campo, mais uma vez o katso foi uma nulidade em campo, muito bem longe das grandes exibições a que nos habitou, talvez sinal de cansaço (se assim for terá de ir para o banco) e desatenção ao jogo. No meio campo tivemos poucas bolas recuperadas, muitas perdas de bola e não havia organizador de jogo (estava entalado no meio dos centrais).

Quando não se tem cão, caça-se com gato, mas conseguiremos ter os resultados esperados ? Julgo que não e nota-se que o Ruben Amorim continua a esforçar-se, mas não consegue alcançar os resultados esperados, pelo que o nosso lado direito continua muito fraco, sem grandes soluções atacantes. O Di Maria já fez esse lado e mostrou que, nos bons dias, pode ser uma boa solução para extremo direito. Existem outras soluções para esse lado, mais ofensivas, mas acredito que resultassem, colocar no lugar de extremo direito o Suazo ou o Mantorras, teria-se técnica e velocidade, teria é de um dos médios descair mais para esse lado. Outra solução é o Carlos Martins

O Reyes Jogou enquanto a bola lhe chegava aos pés, depois com o desenrolar do jogo, acaba-se por se perder. Não é a solução explosiva, que consegue carregar a equipa as costas e criar lances de ataque para golo. Mas um pouco mais motivado, com mais ambição, poderá ser o maestro da equipa.

O Aimar. o organizador de jogo ou pelo menos quem devia ter esse papel, anda muito perdido em linhas demasiado avançadas. Organizar jogo no meio defesa adversária não resulta, nem lutar pelas bolas no meio desses centrais, um jogador que também não esta a render o esperado, pelo facto de não estar a jogar na posição em que devia. O Aimar precisa de ter espaço para organizar jogo e correr com a bola.

Com um avançado na frente e um apoio a esse avançado lá bem na frente, cria-se um vazio entre a linha de meio campo e os avançados, a bola só lá chega a frente pelas jogadas pelo corredor esquerdo, por Reyes, ou através da táctica do Luisão do pontapé para a frente. É por isso normal que com a equipa recuada atrás da linha da bola, que sejam criado poucos lances ofensivos e muito pouco remates. Curiosamente na UEFA éramos a equipa que mais rematava, depois de termos sido eliminados, esse espírito acabou-se. E desde essa altura que nunca mais se viu o Suazo a jogar, sem a montra europeia, não tem brilhado a nível nacional. Ninguém pediu um jogador só para a UEFA. Sem duvida que mesmo com as limitações técnicas, que o Cardozo é o avançado que actualmente mais rende, continuar a tê-lo no banco não rende de certeza, o Cardozo precisa de jogar, logo de inicio e com outro avançado, seja o Nuno Gomes, Suazo ou o Mantorras. Podem continuar a insistir nos centros e a despejar as bolas para a grande área adversária, mas tem de lá ter um avançado que consigam lutar no meio dos centrais e ganhar as bolas (esse é o papel do cardozo), depois o segundo avançado mais móvel para conseguir recuperar bolas logo na defesa adversária, correr com a bola e colocar a bola no outro avançado, um papel para o nuno Gomes, Mantorras ou o Suazo. Viu-se como é que o Bayern jogou com Klose e Luca Toni no meio da defesa adversária, que ganhavam as bolas e abriam espaços para a entrada dos médios. É assim que os avançados devem fazer.

Outro dos problemas do Benfica é o poscionamento das suas linhas, uma defesa muito avançada (exagerada no caso do jogo com o scp) que depois é lenta perante avançados rapidos. E um linha avançada no meio dos centrais, que cai sempre nos foras de jogos. Pelo meio temos uma linha de meio campo que tenta apoiar a defesa, mas que não tem a criatividade para criar lances de ataque.
Temos falhado devido a imaturidade de alguns jogadores, falta de concentração, cansaço de alguns jogadores, mau posicionamento das linhas e jogadores em lugares para os quais não foram talhados.

Neste ultimo jogo o palhaço foi o Olarapio Benquerença, que como sempre tenta cavar falta a atrás de falta contra o Benfica e dá carta branca aos pitons adversários, a actuação do palhaço, não justifica a derrota, mas lamenta-se que não se saiba o significado de arbitragem isenta.

Para o jogo de hoje os convocados rara receber o Leixões, são :
Guarda-redes: Moreira e Quim;
Defesas: Luisão, Maxi Pereira, David Luiz, Jorge Ribeiro e Miguel Vítor;
Médios: Reyes, Katsouranis, Balboa, Aimar, Rúben Amorim, UrreJustificar completamenteta, Binya, Di María e Carlos Martins;
Avançados: Cardozo, Mantorras e Nuno Gomes.

Sem comentários:

Modalidades - 2025/01/11

 Sábado, 2025/01/11  - 15:00 - Voleibol - Castêlo Da Maia Gc -v- SL Benfica - Campeonato Nacional | 24/25 - Jornada 15  - 15:00 - Futebol - ...