segunda-feira, abril 06, 2009

Triste Futebol

Na minha opinião as vitorias tem de ser merecidas e sofridas, ganha-se porque uma das equipas é muito superior a outra, consegue aplicar uma goleada aos adversários e a vitoria é indiscutível, ou ambas as equipas lutam de igual para igual, uma das equipas consegue ter a sorte do jogo e ganhar vantagem sobre o adversário.
Mas quando, nenhuma das equipas consegue superiorizar-se a outra equipa, ou nenhum equipa dá luta e faz por vencer o desafio, então temos um espectáculo triste. Há quem diga, que são os casos do futebol, que dão um gosto especial ao jogo, não concordo, dispenso por completo os casos do jogo, devia apenas resumir-se ao espectáculo do futebol, as capacidades de cada jogador, ao jogo de equipa, as substituições, as jogadas estudadas, etc.

Frente ao Estrela da Amadora, foi mais um jogo pobre, o futebol do Benfica não é um futebol bonito, muita contenção de bola, pouca criatividade, pouca imaginação e poucas jogadas de ataque. O jogo em si, resume-se aos penaltys, 3 penaltys, que fizeram o resultado de 1-v-2 para o Benfica. E foram os penaltys que mataram o jogo, com uma vantagem de 2 golos oferecida pelos jogadores do Estrela, o Benfica deixou-se enrolar na moleza e deixou o jogo correr, sem se preocupar em atacar. Como penalização sofreu um golo (de penalty) e passou o resto do jogo recuado no terreno, a espera do final do jogo. Muito pobre esta maneira de pensar. Em certos jogos a equipa recua no terreno, para proteger a vantagem face a um adversário perigoso, mas ontem o Benfica recuou no terreno pois não queria jogar mais.

Sem o Suazo, a equipa joga de uma forma diferente, passando a ter 2 avançados de raiz que dão que fazer a defesa adversário. Com 2 penaltys sobre o Nuno Gomes, vê-se a importância do jogador na equipa, é um jogador batalhador, que procurar abrir brechas nas defesas adversárias e vai criando jogadas de perigo, só sendo parado em falta.
Nas costas dos avançados fazia todo o sentido ter o Aimar, em vez de andar descaído pelas alas. E jogar com o Ruben Amorim na direita, é estar a desperdiçar as capacidades do jogador nessa posição.

No meio campo esta sem duvida o nosso principal problema, esta mal a defender e muito mal a lançar os ataques. Falta pulmão e cérebro. Tal como falta alguém atrás dos avançados, faz falta alguém a frente dos médios para criar jogo e deixa-los só com funções defensivas.

A defesa parece segura por cordas, o lado direito e centro todos muito esforçados, mas muito trapalhões. No lado esquerdo, é um sufoco, falta alguém para aquela posição. Existem dias em que tudo corre bem, ontem até que foi um deles, contra uma equipa mais pressionante e rápida, as falhas de marcação seriam letais.

A baliza ficou muito bem entregue ao Quim, sem duvida que ainda temos guarda-redes para mais 1 ou 2 anos. É um valor seguro.


A nível geral continua a falta atitude a equipa, não basta correr atrás da bola, é preciso pensar o jogo, ter alguém que organize os lances de ataque. Os jogadores facilmente ficam marcados, não criam espaços, além de que jogam todos muito recuados no terreno, a única jogada da equipa, é o pontapé para a frente, na esperança de que o Aimar, Nuno Gomes ou o Cardozo apanhem a bola e corram com ela para a baliza.

Sobre os golos, nada a dizer, pelas regras os jogadores cometerem erros (aplique-se as regras), mas tantos penaltys ficam por marcar e com faltas mais graves do que estas que deram origem aos golos, apenas demonstra o nível de desconcentração dos jogadores, compreende-se no caso dos jogadores do Estrela, mas não nos do Benfica.


Faltam 7 jornadas para o final da Liga, os jogos em casa são teoricamente mais simples (Académica, Marítimo, Trofense, Belenenses) onde se pode colocar em campo o quarteto de ataque : Di Maria-Aimar-Reyes-Cardozo, mas nos jogos fora (Setúbal, Nacional, Braga) o Benfica vai ter muitas dificuldades, pelo que sem duvida para esses jogos importa ter um meio campo mais batalhador : Yebda-Katso-Ruben Amorim. São 7 jornadas, onde o objectivo principal é único : ganhar, não se pode admitir mais erros. E pede-se espectáculo.

Sem comentários:

Modalidades - 2024/04/13

Sábado, 2024/04/13  - 15:00 - Rugby - Gds Cascais -v- SL Benfica - Campeonato Nacional De Honra | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Andebol Fem...