segunda-feira, dezembro 08, 2008

Maritimo 0 -v- SL Benfica 6

Existem jogos assim, em que a equipa entra em campo com a lição bem estudada e tudo sai bem. São dias em que os erros dos jogadores ficam “tapados” pelos lances certos de futebol. São dias em que mesmo um adversário que não desiste e luta até ao fim, não consegue ter do seu lado a sorte para nos marcar golos. São dias em que nem mesmo a mão ligeira do arbitro nos afecta.
Com o Olympiacos o Benfica iniciou o que considero um ciclo decisivo para as aspirações nas várias provas em que participa (Taça UEFA, liga e taça de Portugal), a taça da liga é um segundo desafio. Frente aos gregos hipotecamos as nossas hipóteses, agora só um milagre. Frente aos gregos o Benfica mostrou tudo aquilo que não deve ser : permissivo, apático e sem ambição.
No jogo com o Setúbal o Benfica podia ter reconhecido os seus erros e mostrado que tem uma equipa ambiciosa para competir nas várias provas. Nada disso aconteceu, jogamos sem confiança e tentou-se fazer render o 2-1. Um erro do Quim (o 2º no jogo) e ficamos sem 2 pontos.

Hoje foi uma repetição do jogo frente ao Olimpiacos, mas desta vez o Marítimo fez de Benfica e nos fizemos de gregos, tudo nos saia bem. 6 golos sem resposta, se fosse possível podíamos passar 4 golos para o jogo do Olimpiacos, 1 para o jogo do Setúbal e hoje frente ao Marítimo ganhávamos por 0-v-1.

O sucesso deste jogo passa por 3 jogadores : Suazo, Reyes e Katso.
Suazo é uma maquina, um jogador com uma força extraordinária, que consegue meter a “quinta” e deixar os adversários nas “covas”, tem um excelente sentido de golo. É um jogador muito bom para o 4-4-2, mas tendo a seu lado o Nuno Gomes, Cardozo ou mesmo o Reyes. O Benfica que faça um modelo do Suazo e crie na sua academia avançados idênticos, dessa forma teremos sempre o melhor avançado a jogar em Portugal.
Reyes, tem corrida, técnica, garra e muito bom no um para um. Gostei de o ver no lance da joelhada, a segurar a bola, ir para o meio dos adversários e sair de lá com a bola (Faz me lembrar outro jogador que admirei muito : Edmundo, o Animal).
Katso, acho que o Benfica este ano contratou mais um excelente reforço, o renovado katso. Depois de passado a questão de querer regressar a Grécia, tivemos um katso a central, um katso no papel de médio-defensivo e agora temos um katso organizador de jogo. O Homem é um todo-o-terreno. Façam um favor ao Benfica e deixem-no jogar de águia ao peito até ele se retirar.

Um pouco devido a táctica do Marítimo e o facto de ter saído o Manu para entrar o guarda-redes suplente, os nossos laterais defensivamente estiveram bem na defesa e subiram bem, com Maxi a continuar a mostrar que é uma solução razoável + para o lado direito e David Luiz a mostrar-se que tem lugar também no lado esquerdo, mostrando bons pormenores em lances de ataque, com umas boas assistências.

Os Centrais tiveram uma noite tranquila e até deu para receberem o prémio para o capitão-Luisão marcar um golo.

Relativamente aos restantes :
- Moreira – Uma excelente estrei, com muito pouco ou nenhum trabalho. Mas é de saudar o seu regresso ao onze base, após quase 3 anos.
- Aimar continua a mostrar bons pormenores, que tecnicamente é um bom jogador. Mas ainda esta distante do que se lhe pede para esta equipa do Benfica.
- Ruben Amorim, na rádio foi considerado um dos melhores em campo, sim fez um bom jogo, mostra que tem muitas qualidades, mas não como médio direito. Talvez como defesa direito ou médio centro.
- Binya, esteve bem na defesa, teve direito ao seu amarelo. Se soubesse jogar com menos agressividade, seria um bom jogador.
- Balboa, fez-lhe bem este jogo, entrou bem, lutou e assistiu para golo. Precisa de ganhar mais experiencia, terá de rodar até que consiga demonstrar as suas capacidades.
- Yebda, joga bem, bom no controlo do meio campo e em zonas mais recuadas, sobe pela esquerda, mas ai mostra que não é o seu lugar. Um bom médio defensivo, não tentem é fazer dele o que ele não é.
- Nuno Gomes, continua a ser um jogador influente, desta vez não trouxe o fato-macaco, mas como sempre foi lá para o meio e, hoje, foi a vez de o servirem para golo.

Quique Flores continua com a sua gestão do plantel, o seu sistema táctico do 4-4-2 onde encaixa os seus jogadores. Continua com um registo positivo, sem derrotas, com um discurso muito positivo, onde valoriza todos os seus jogadores, os que jogam e os que não jogam. Mais do que nada, a equipa precisa de estabilidade e entrar em campo com a mente clara e focada na vitoria.

Os 6 golos podem parecer que foi um jogo fácil, nada disso, o Marítimo disputou o jogo taco-a-taco, mesmo com 10 jogadores sempre procurou o golo, ao intervalo já jogava com menos um jogador aguentava a desvantagem de 2 golos e procurando sempre o seu golo, acabou pagando caro na 2ª parte com 4 golos. Foi bom que o Benfica não se encostou a vitoria pela margem mínima, fez muito bem em continuar a procurar mais golos, seria muito bom se isto fosse o mesmo resultado todas as semanas.

O arbitro mais uma vez foi o palhaço de serviço, procurando mostrar trabalho feito ao amarelar vários jogadores do Benfica. Para uma analise aos amarelos, podemos começar pela falta sofrida pelo David Luiz durante a 1ª parte, na qual o jogador do marítimo não foi amarelado, depois dessa ausência de amarelo qual a falta do Benfica que é merecedora da cartolina amarela ? O Sr. Soares Dias, tinha a mão ligeira aio amarelar os jogadores do Benfica, fazendo vista grossa as faltas cometidas pelo Marítimo.
O Sr. Artur Soares Dias, da AF do Porto, foi o palhaço de serviço desta semana. Será interessante ver o relatório do jogo e a explicação aos amarelos mostrados.

Sem comentários:

Modalidades - 2024/04/13

Sábado, 2024/04/13  - 15:00 - Rugby - Gds Cascais -v- SL Benfica - Campeonato Nacional De Honra | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Andebol Fem...