sexta-feira, dezembro 06, 2013

Não há coincidências

O Sporting segue firme, no seu jogo feito de equilíbrio e entrega. Perante o maior autocarro da época - o Paços que se apresentou em Alvalade, sem um único avançado -, os leões cumpriram a obrigação e Montero desmentiu os que, precipitada e erradamente, o viam como suplente de Slimani. São os mesmos que são mais de contabilizar golos do que de analisar jogo, em grande parte os mesmos que no Benfica endeusam Cardozo e ainda há duas semanas eram capazes de jurar que o Benfica não sabia jogar (e marcar, e ganhar) sem ele. No Sporting, Montero é muito mais do que um finalizador, que dele depende a dinâmica da equipa, na aproximação entre meio-campo e ataque e o Benfica sem Cardozo três vezes jogou e três vezes ganhou (com sete golos marcados) e ainda recuperou Lima e Rodrigo.

Nos encarnados, a inclusão de um terceiro médio é mais determinante do que o nome do ponta de lança titular, por muito que Jorge Jesus tente provar-nos (e se calhar a ele próprio) que o 4x3x3 não é o melhor sistema. Sendo certo que não há sistemas bons e maus antes de contrastados com as características dos jogadores, também já não há dúvidas de que é com três médios que o Benfica está mais perto de ganhar. É que não há coincidências.

No FC Porto, e à falta de outros argumentos, repetem-se coisas vagas como "Paulo Fonseca não ter mãos para o Ferrari" ou "não conhece a cultura de clube". Octávio conhecia melhor que ninguém a cultura do clube e deu no que deu. E chamar Ferrari ao atual plantel do FC Porto só por grande bondade ou ingenuidade.

De Fernando para à frente, apenas Lucho (apesar da veterania) e Jackson (uma vítima da época) são jogadores de topo. Os demais nunca foram ou apenas serão, u
m dia. Claro que se Danilo marcava o penálti que Capela inventou, tudo pareceria estar bem. Como falhou, repetiu-se o filme visto há dois anos, após uma outra derrota na mesma Coimbra, mas para a taça: treinador saiu do estádio acompanhado do presidente e teve à espera uma receção hostil no Dragão.
Carlos Daniel

Diz-se que a época do FC Porto (que valeu o primeiro título com Vítor Pereira) mudou nesse dia, porque o treinador sentiu que a SAD estava com ele e os jogadores perceberam que a claque que os idolatra é a mesma que os pode julgar sem misericórdia. Não acredito que se ganhe ou deixe de ganhar graças àquela cena de descontentamento repetida mas, definitivamente, não há coincidências.



Destaque - Robben (Bayern)

Podia ser Bale, por um show de bola que prova como se enganaram os que lhe vaticinavam fracasso em Madrid, mas eu não resisto a Robben. Há os grandes jogadores, os extraordinários, e depois há Robben, um capítulo à parte. Tem o futebol de rua que renuncia às linhas retas para avançar, o improviso que faz implodir estratégias, e vive no reino do drible, de onde desce semanalmente para nos mostrar que eficácia e arte podem dar-se bem. Os dois golos ao Braunschweig foram duas pérolas e tornaram-no no quarto goleador mais eficaz de sempre na Alemanha. Não lhe peçam para ser mais um numa linha de montagem. Ele é o misto de mestre pasteleiro e criador de moda, que coloca a cereja no bolo mas sempre com estilo



Descoberta - Alfred Finnbogason (Heerenveen)

Pode dizer-se que há sempre quem marque muitos golos na Holanda, mas 14 em 11 jogos têm de ser mais do que um acaso (e marcou 24 na época passada). Ter Van Basten como treinador ajudou este islandês de 24 anos, mas ele também tem salvo a carreira de banco do cisne de Utrecht. Jogador de área com mobilidade, como o mestre, Finnbogason até pode jogar a partir da ala (esquerda) e assim tem sido na seleção. Com Djuricic fez uma boa dupla mas não parou de marcar. Mais objetivo do que tecnicista, impressiona pela facilidade com que se desmarca, e surge nas costas da defesa ou lhes ganha a frente em antecipação. Conhece cada vez melhor a vida na área e exibe o sangue-frio de quem nasceu para encarar a baliza.



Fonte: Carlos Daniel @Diário de Noticias

Sem comentários:

Modalidades - 2024/04/13

Sábado, 2024/04/13  - 15:00 - Rugby - Gds Cascais -v- SL Benfica - Campeonato Nacional De Honra | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Andebol Fem...