quarta-feira, maio 15, 2013

Porto - Benfica, o dia em que o Sporting acabou

Já chega de futebol. E por isso vou falar sobre o Sporting de Lisboa, porque é um clube de atletismo, ténis de mesa, bisca de 7, kames, peixinho, cabra-cega, malho e berlinde.

Tenho um carinho especial pelos viscondes. Aliás, tenho dois carinhos especiais:
1 - são, desde as suas origens até aos dias de hoje, um clube de tios e tias com mania de superioridade e de serem diferentes, quando na verdade só são diferentes porque são mais ridículos;

2 - são o grande rival do Benfica, um clube que foi enorme até ao aparecimento do FCP, e que, por estratégia errada (não me parecem existir grandes dúvidas disto), caiu a pique. São um clube que na verdade eu respeito. Causa-me confusão a violência e o ódio, mas aceito-os sem ódio, como um grande rival que são.

Futebol é diversão, boa disposição e confraternização com os rivais. Ou pelo menos, do meu ponto de vista, devia ser. E é por isso que compreendo (e também o faço) a gozação uns pelos outros. O que não compreendo é que os sportinguistas se tenham tornado, na sua grande maioria, anti-benfiquistas antes mesmo de sportinguistas. E digam o que disserem, também não me parecem existir grandes dúvidas sobre isto. Curiosamente, no FCP, apesar de gostarem mais do seu clube (será mesmo?), usam o Benfica como ódio para se galvanizarem, porque somos o principal de Lisboa (hey, somos de Portugal inteiro, somos do Mundo...acordem) e centralismo e o diabo-a-sete e manobras de Pinto da Costa para fazer crescer o clube. E hoje, antes de festejarem qualquer grande vitória, o Benfica está-lhes na boca. E isso só nos engrandece. Adiante.

Muito honestamente, parece-me que o Sporting de Lisboa se tem preocupado mais em olhar para o lado (comparar-se com o Benfica) do que para si próprio. E isso tem-no feito definhar. E sejamos sérios: o futebol português só tem a ganhar se o Sporting voltar a ser forte.

Foto: Incha...
No dia em que o Benfica perdeu no Dragão, de forma absolutamente normal num jogo entre duas equipas fortes, os sportinguistas renasceram. E renasceram no mesmo dia em que souberam que iriam ter a pior classificação de sempre da sua grandiosa história. 

Podem ver aqui as imagens dos adeptos que saíram de Alvalade e foram acompanhar o jogo do Benfica ao Alvaláxia. Não festejam assim os seus golos, são 7 minutos de gritos. Haverá algo mais deprimente que isto?

Para rematar, deixo o artigo que um sportinguista escreveu a propósito do sucedido.
Alguém que, claramente, não merece adeptos assim:

"Hoje atingimos a pior classificação de sempre na nossa história. Para além de termos ficado fora das competições europeias, conseguimos a proeza de não figurar, sequer, entre os sete primeiros lugares da tabela classificativa a uma escassa jornada do final deste campeonato.


No entanto, mais do que carpir as mágoas e pensar no futuro, os sportinguistas parecem preocupar-se essencialmente com o facto do Benfica aparentar ter perdido tudo na recta final do campeonato. E a situação torna-se mais caricaturesca quando temos a percepção que o percurso do Benfica, por terras lusas e estrangeiras, foi marcado por inúmeras vitórias e presenças em finais. Ou seja, o Benfica não tem razões para ser enxovalhado: fez uma época absolutamente excepcional.

Pelo contrário, nós fizemos a pior época de sempre. Se o Benfica tem razões para se sentir envergonhado, então no nosso caso não há outra solução senão efectuarmos um lento hara-kiri com uma espada de madeira. Não temos absolutamente nenhuma moral para apontar o dedo e gozar como um menino traquinas da primária.
É verdade que o Benfica é o clube mais arrogante de Portugal. É verdade que, na zona de Lisboa, o ar torna-se mais irrespirável a cada vitória benfiquista. O asfalto cede e cada passo representa um esforço hercúleo directamente proporcional à quantidade de benfiquistas que nos rodeiam dada a quantidade de soberba presente na verborreia que proferem.
Porém, os sportinguistas do Porto sentem exactamente o mesmo. E mais: têm razões para este sentimento que vão muito para além de uma rivalidade histórica. Têm razões actuais, justificadas pela razão e pela realidade. O Porto, nas últimas décadas, foi o verdadeiro rival do Sporting, roubando-nos inúmeros jogadores e títulos. O Porto, no pior período da nossa história - o actual - agiu como um abutre, vindo comer a carcaça gasta do leão para encontrar no interior do nosso estômago jogadores como Moutinho e Izmailov. O Porto contratou um avançado sem joelhos apenas para nos atingir onde mais dói: no orgulho e história.
Para além disso, o Porto tem sido um exemplo de incorrecção futebolística. Os casos são vários e documentados no maior arquivo de vídeos da humanidade. Qualquer pessoa pode aceder e ver por si a narrativa abjecta dos últimos 20 anos, que muito nos prejudicou e contribuiu para o actual estado de coisas.
Nesta senda do anti-benfiquismo acéfalo, quero também relembrar uma coisa: o único clube que ficaria verdadeiramente a ganhar com o desaparecimento do Sporting é o Porto. O futebol tornar-se-ia bipolarizado e seria uma guerra entre Norte e Sul, como Pinto da Costa tentou sempre que fosse. E mais: os adeptos do Sporting, rejeitando o vermelho, iriam sempre torcer pelo Porto. Talvez até os filhos fossem portistas e, com isto, aumentassem o número de adeptos.
Posto isto, hoje senti vergonha de vários adeptos serem do mesmo clube que eu. Senti vergonha de festejarem a vitória do clube que, nos últimos trinta anos, mais mal nos fez. Senti vergonha de não sentirem vergonha pelo afastamento da Europa, que levou a terem a capacidade de enxovalhar o Benfica numa época como esta, dando-lhe uma importância que não tem (ou que não deveria ter).
Se queremos ser grandes, temos que pensar como grandes. E hoje pensámos como adeptos de um clube pequeno, satélite do Norte, festejando o campeonato de um rival em detrimento de outro.
O anti-benfiquismo, hoje, tornou-se mais importante que o Sporting. Um dia que nunca mais irei esquecer e dos mais negros da nossa história recente."
Fonte:  Simão, Escuta, Tu és um filho da... Tu és um Campeão! 

Sem comentários:

Modalidades - 2024/04/13

Sábado, 2024/04/13  - 15:00 - Rugby - Gds Cascais -v- SL Benfica - Campeonato Nacional De Honra | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Andebol Fem...