terça-feira, outubro 07, 2008

Liga sagres: Leixões 1 -v- Benfica 1

Há dias assim, quando queremos que tudo corra bem, afinal tudo se complica e nada sai bem.
Foi assim a deslocação do Benfica a Leixões, ao Benfica competia mostrar que era uma equipa que estava a ganhar uma dinâmica ganhadora, que apresentava um crescente de forma e um jogo consolidado, em vez disso apareceu uma equipa com falta de inspiração, com alguns jogadores fisicamente debilitados, sem conseguir trocar a bola, sem conseguir segurar a bola, sem conseguir efectuar ataques ou reagir ao adversário. Ao Leixões restava-lhe o papel de equipa de 2º plano, que iria usar a táctica do “autocarro” e espreitar o contra-ataque.
Afinal os papeis inverteram-se. O Benfica foi as estrelas convidadas para assistirem a uma equipa a jogar futebol total, o Leixões.

Já no Paços de Ferreira, o José Mota tinha conseguido criar uma equipa coesa, que com um campo pequeno explora cada centímetro e que sabe colocar pressão sobre as primeiras linhas dos adversários e evitar que o adversário consiga ter a bola para lançar ataques. Hoje fez esse papel na perfeição. Um grande aplauso para o José Mota e para os seus jogadores, que tiveram um empate mais do que merecido.

Para o Benfica não é um jogo para esquecer, é sim um jogo para recordar, analisar, aprender e corrigir erros.
O arbitro claro que cometeu erros, é um habito, como é que é possível que num penalty se de a lei da vantagem ? como é que é possível que não se utilize os cartões em faltas como a que sofreu o Reyes, Di Maria, Cardozo, Carlos Martins, etc ?
Mas obviamente que os erros do arbitro, que os comete para os dois lados, não justificam a ineficácia atacante do Benfica, hoje faltou algo naquele meio campo, alguém que segura-se a bola e fizesse a distribuição do jogo. É gritante e alarmante que não se consiga fazer o 2º toque, as perdas de bola, a falta de soluções e sofrer golos de bola parada. Muitos erros.

O Quim teve uma noite de muito trabalho, grandes defesas e sem culpas no golo sofrido. Sem duvida o melhor em campo.
O 2º jogo do Miguel Victor a defesa direito, não comprometeu e deu mostra que temos ali mais uma hipótese para aquele lugar.
Luisão e Sidney, estiveram bem, pois foi também para eles uma noite de muito trabalho. Falharam no lance do golo, mas no meio de tantos lances do Leixões houve um em que eles falharam.
Jorge Ribeiro, tem jogos bons, hoje teve muito trabalho e não foi um bom jogo para ele. Ainda terá de “pedalar” muito para chegar aos calcanhares do Léo.
Yebda e Carlos Martins continuam em grande, mostraram ser os mais inconformados.
Katso e Di Maria estiveram muito abaixo das suas capacidades, sem inspiração e sem grandes capacidades físicas.
Nuno Gomes e Cardozo, esforçaram-se mas acabaram por se perder no meio da defesa contraria.



Hoje acho que o Quique Flores não soube compreender o jogo do adversário e não mexeu correctamente na equipa. É fundamental estudar a equipa adversária previamente e talvez o Quique não esteja a ser ajudado correctamente nesse ponto.

Ponto de situação : 5 jogos, 2 vitorias e 3 empates, ou seja 6 pontos perdidos, 9 golos marcados e 3 sofridos. Um 5º lugar, mas com garantias de que a equipa pode e deve fazer mais, e melhor. O FCP já esta em 1º lugar e é conhecido que as equipas frente ao Benfica esmeram-se, mas frente ao porto são que nem manteiga em pleno verão tropical.

Sem comentários:

Modalidades - 2024/04/13

Sábado, 2024/04/13  - 15:00 - Rugby - Gds Cascais -v- SL Benfica - Campeonato Nacional De Honra | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Andebol Fem...