quinta-feira, novembro 17, 2011

Força Carlos



O nosso campeão Carlos Martins, atravessa  momentos particularmente difíceis com o problema do seu filhote GUSTAVO.

O Carlos Martins vive presentemente um drama familiar com a doença grave do filho Gustavo,

Uma criança de apenas 3 anos, devia estar isenta destes padecimentos, aliás, destes e de nenhum outro.
Estou convencido porém, que tudo se irá passar a contento e que depressa se encontrará um dador compatível.

Daqui a meia dúzia de anos, ainda vamos ver o GUSTAVO a saltitar de encarnado vestido, nas nossas escolinhas.



Uma onda de solidariedade para ajudar a salvar filho de Carlos Martins. Saiba como um pequeno gesto seu pode aliviar tanta dor.
Ninguém ficou indiferente ao drama que vive Carlos Martins. O filho Gustavo, com apenas três anos, sofre de aplasia medular, uma doença rara que só pode ser curada se for encontrado um dador de medula que seja compatível com o menino.

«Já fizemos o teste em Espanha, infelizmente ninguém da família é compatível. Quanto mais pessoas doarem, mais possibilidades têm o meu filho e outras pessoas de se salvar. Às vezes desleixamo-nos mas é uma tarefa tão simples e pode salvar vidas...», apelou o agora jogador do Granada.

A onda de solidariedade que corre as redes sociais. No Facebook foi criado o grupo Vamos ajudar o Gustavo, onde estão todas as informações sobre o caso, que se tornou público depois do final da partida com a Bósnia, altura em que os médicos explicaram aos jogadores da Selecção o drama do companheiro, o que os levou a apelar aos portugueses para doarem medula óssea.

Mas afinal o que se passa com o pequeno Gustavo? “A medula dele não gera plaquetas e glóbulos brancos em número suficiente. Ele fez um tratamento com cortisona desde Agosto, mas desde que parou voltou a sentir-se pior. Agora, há duas soluções: ou avançamos para um tratamento de risco, bastante perigoso, ou encontramos um dador de medula óssea compatível, o que seria a melhor solução”


O que é a medula óssea?
A medula óssea é um tecido de consistência mole que preenche o interior dos ossos longos e as cavidades esponjosas de ossos, como por exemplo os da bacia.
É nesse tecido que existem células progenitoras, ou seja, com capacidade para se diferenciarem e dar origem a qualquer célula do sangue periférico. São as chamadas stem cell ou células progenitoras/estaminais, em português. Estas células renovam-se frequentemente, mantendo um número relativamente constante.

Como posso ser dador de medula óssea?
Se tem entre 18 e 45 anos, 50 kg de peso (no mínimo), não é portador de doenças crónicas ou autoimunes e não recebeu uma transfusão de sangue desde 1980 e gostava de ser dador voluntário de medula, informe-se, junto do centro de dadores (Centros de Histocompatibilidade do Sul, do Centro e do Norte) da sua região, qual o hospital ou centro de saúde onde se pode dirigir.
Após manifestar intenção de ser dador, deverá preencher um pequeno questionário clínico que será avaliado por um médico. Caso não haja nenhuma contra-indicação, vai ser chamado para fazer alguns testes. Se tudo estiver bem, os seus dados serão guardados numa base informática nacional e internacional.

Como se processa a colheita de células de transplantação óssea?
Existem dois processos de colheita de células para transplantação de medula:
- Colheita a partir da medula óssea - Células progenitoras colhidas do interior dos ossos pélvicos. Requer geralmente anestesia geral e uma breve hospitalização;
- Colheita de células progenitoras periféricas - Colheita feita no sangue periférico, geralmente a partir de uma veia do braço,

Qual a probabilidade de encontrar um dador compatível? 
80 por cento de todos os doentes têm, pelo menos, um potencial dador compatível, só que nem todos os doentes para os quais foi identificado um dador idêntico chegam à fase do transplante.

Pode um dador desistir do processo após saber que é compatível com um doente? 
Como voluntário o dador não tem nenhuma obrigação legal. Contudo, uma decisão tardia relativamente à desistência pode ter riscos muito graves para o doente. Uma mudança de atitude no final do processo pode ser fatal para um doente que está a fazer preparação para o transplante.

Quem paga o processo da doação?
Todos os procedimentos médicos que envolvem a doação são cobertos pelo subsistema de saúde do doente.

Só se pode dar medula uma vez?
Não, a medula é um tecido que se regenera rapidamente, pelo que é possível fazer mais do que uma dádiva.

Para o Carlos Martins e para todos os seus, vai a solidariedade de toda a família Benfiquista.
O GUSTAVO estará nas nossas preces!!!

Força e coragem Carlos Martins!

o teu filho vai vencer essa luta...

e será um CAMPEÃO como tu!



FORCA CAMPEÃO!!!

Sem comentários:

Modalidades - 2024/04/13

Sábado, 2024/04/13  - 15:00 - Rugby - Gds Cascais -v- SL Benfica - Campeonato Nacional De Honra | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Andebol Fem...