sexta-feira, janeiro 23, 2009

10 casos sérios da arbitragem

O Jornal de Noticias fez um levantamento dos principais casos da arbitragem Portuguesa, vem trazer a memoria casos que muitos preferiam manter esquecidos, demonstrar que se erra muito e quem erra devia ir até a “jarra”.

Liga; Benfica-Nacional 0-0; 22-12-08
Árbitro: Pedro Henriques (Lisboa). Acabou envolto em polémica o nulo entre benfiquistas e madeirenses. Tudo porque Pedro Henriques, mesmo em cima do minuto 90, apitou uma mão de Miguel Vítor na área antes de Cardozo introduzir a bola na baliza do Nacional. A mão na bola existiu - intencional ou não fica a dúvida! - e o juiz considerou que influenciou o normal desenrolar do lance. Pedro Henriques expulsaria Nuno Gomes, por bocas, já a caminho do balneário. O observador deu-lhe nota negativa: 2,3.

Liga; Benfica-Braga 1-0; 11-01-09
Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre). É a pior arbitragem da Liga até ao momento. Erros em demasia, e sempre contra o Braga, que manifestou a intenção de apresentar queixa-crime contra o árbitro e declarações polémicas de Mesquita Machado, líder da AG da Federação. O golo do Benfica é obtido em fora-de-jogo. Se há dúvidas no penálti assinalado a favor do Benfica, que Suazo falhou, o mesmo não acontece no carrinho de Luisão sobre Mateus (68 m). O Braga reclamou ainda um outro penálti, sobre Alan.

Taça da Liga; Rio Ave-Sporting 0-1; 14-01-09
Árbitro: Jorge Sousa (Porto). Mais um dos erros inacreditáveis da época, agora na segunda jornada da terceira fase da Taça da Liga. É absolutamente incompreensível como o árbitro assistente António Vilaça não assinala o fora-de-jogo de Vukcevic, que beneficia de uma posição irregular para dar a vitória ao Sporting a dois minutos do fim do jogo. O montenegrino está vários metros à frente do último defesa do Rio Ave na altura do remate de Postiga ao poste. Como a bandeira ficou em baixo, Jorge Sousa validou o golo.

Liga; Nacional-Belenenses 4-2; 6-12-08
Árbitro: Rui Costa (Porto). O juiz portuense foi penalizado neste jogo com a nota mais baixa, até ao momento, da Liga: 2,2. Numa partida em mostrou dez amarelos e dois vermelhos, Rui Costa é acusado de não validado um golo limpo a Silas (Belenenses), aos 44 minutos, assinalando uma falta que mais ninguém viu. O juiz portuense acabou ainda por validar o terceiro golo do Nacional - o jogo estava então 2-2 -, num lance em Luís Alberto domina a bola com o braço antes de servir Mateus.

Taça da Liga; Benfica-Belenenses 1-0; 17-01-09
Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal). Terceiro jogo em que o juiz setubalense acaba por ter interferência no desfecho final do jogo. Bruno Paixão anulou um golo ao Belenenses ao minuto 90, assinalando uma falta que não existiu sobre Moretto. Houve, isso sim, uma falha do guarda-redes benfiquista, que largou uma bola fácil. O golo permitiria ao Belenenses seguir em frente na Taça da Liga, como o melhor segundo classificado, e evitaria a polémica sobre o regulamento levantada pelo clube do Restelo.

Liga; Braga-Sporting 0-1; 1-09-08
Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal). Uma semana depois de ter clamado alto e m bom som contra os árbitros, Paulo Bento vê a sua equipa ser beneficiada no Municipal de Braga. Bruno Paixão assinala falta ao bracarense Meyong, num lance dentro da área leonina, em que é o avançado camaronês que é derrubado por Hélder Postiga. Penálti por marcar aos 39 minutos de jogo, numa altura em que o Sporting vencia por 1-0 - marcou Postiga aos três minutos -, resultado que não sofreria alteração até ao apito final.

Liga; Sporting-Belenenses 2-0; 20-09-08
Árbitro: Elmano Santos (Madeira). Pela segunda jornada consecutiva o Sporting acaba por ser beneficiado por um erro da equipa de arbitragem. Hélder Postiga marca, aos 32 minutos, num lance ilegal. O avançado sportinguista recupera de uma situação de fora-de-jogo (até estaria fora do campo no momento do cruzamento) para bater o guarda-redes do Belenenses. Então, o resultado que se registava em Alvalade era um empate sem golos. O Sporting viria a fazer um segundo golo, de penálti indiscutível.

Liga; Rio Ave-F. C. Porto 0-0; 21-09-08
Árbitro: Pedro Proença (Lisboa). O jogo acabou sem golos, muito por imperícia dos atacantes do F. C. Porto, mas um mau juízo de Pedro Proença pode ter influenciado decisivamente o resultado final. O árbitro lisboeta fez vista grossa a uma clara e evidente mão de Gaspar, a 11 minutos do fim do jogo, depois de um livre de Bruno Alves ter sido desviado por Paiva contra a barra. Penálti claro que ficou por marcar a favor dos dragões, que tinham aí a hipóteses de desfazer o nulo.

Liga; Sporting-Trofense 3-1; 23-08-08
Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre). Primeira jornada da Liga e Paulo Bento, treinador do Sporting, começa a sua cruzada contra a arbitragem. Os leões ganharam o jogo, mas Paulo Baptista cometeu um erro de palmatória, aqui por indicação errada do árbitro assistente Luís Ramos, que considerou passível de grande penalidade uma falta de Anderson Polga sobre Zé Carlos (58 m) que foi claramente fora da grande área. O erro não interferiu no vencedor, pois o Sporting já ganhava por 3-0.

Taça de Portugal; Sporting-F. C. Porto 1-1 (4-5); 9-11-08
Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal). Segunda actuação polémica do juiz setubalense. Erros a mais, em prejuízo das duas equipas. O F. C. Porto foi o primeiro a ser penalizado. Bruno Paixão não viu dois penáltis a favor dos dragões: derrube de Polga a Hulk (62 m) e atropelamento de Rui Patrício a Hulk (68 m), com Caneira a pisar depois o avançado portista. O jogo estava 1-1. Depois, os leões reclamam dois penáltis: corte com braço de Rolando (88 m) e obstrução de Bruno Alves a Abel (110 m).


Conclusões:
- O arbitro Bruno Paixão é sem duvida o arbitro que mais erra, quem mais tem influenciado o resultado final, sendo o arbitro que mais tem beneficiado o Sporting.

- De acordo com o JN o Benfica foi beneficiado em 2 jogos (embora eu não considere que no jogo contra o belenenses, o Benfica tenha sido beneficiado) e prejudicado num jogo. Nesta analise estão excluídos os erros técnicos dos árbitros que permitem jornada atrás de jornada os avançados do Benfica sejam castigados nas canelas e apanhados em foras de jogo imaginários.

- O clube mais beneficiado tem sido sem duvida o Sporting (em 4 jogos), curiosamente o clube que mais barulho faz, talvez com o sentido de atirar areia para os olhos. O Sporting foi prejudicado no jogo do Trofense, mas que curiosamente é o único erro do arbitro que não teve influencia no resultado final.

- O clube mais prejudicado é sem duvida o belenenses, que nem por isso é o que mais protesta, talvez o que se põem mais a jeito. De notar que nada foi dito pelos dirigentes e comunicação social, quando o Nacional e o Sporting foram beneficiados em jogos com o Belenenses.

- O Braga sofreu dois “roubos de igreja”, contudo só se lembram de um. Fazendo por esquecer o roubo de igreja do Bruno Paixão, ao marcar uma falta ao contrario, num derrube de Hélder Postiga sobre Meyong dentro da grande área bracarense.

- Curiosamente o JN (Jornal do Norte) esqueceu-se de que agressões que ficam por assinalar também são consideradas faltas graves, se os árbitros tivessem coragem em muitos jogos o Burro Alves não terminava o jogo.


Sim, existem muitos erros por parte da arbitragem, as equipas beneficiadas são sem duvidas as que fazem de “virgens ofendidas”. A incapacidade dos árbitros é notória, tal como o jogo duplo a que se sujeitam, de serem o “fiel da balança” num jogo de futebol e a mesmo tempo, tentarem ajudar a equipa que mais lhes convêm ou por forma de compensar erros anteriores.
O espectáculo de futebol não fica manchado por estes erros graves, mas sim pelas arbitragens cirúrgicas que se vêem em campo, que tentam cortar a bola as equipas, com o desequilibrar da balança em função de uma equipa com agressões que não se querem ver, foras de jogo imaginários, entradas as canelas dos avançados que são consideradas como “limpas”, etc, etc. Não é uma falta que estraga o jogo, mas sim uma serie de erros de arbitragem que se verificam, jornada após jornada.


2 comentários:

Luís A. disse...

essa noticia (?) é branqueamento! O glorioso só foi prejudicado em 1 jogo???? isso é para rir!???? Filhos da puta de merdias avençados!

RMSoares disse...

Não nos vamos esquecer que o JN (Jornal do Norte), é um excelente jornal com bons jornalistas, mas no futebol segue a voz do Norte. E essa manda fazer vista grossa aos casos em que o Benfica é prejudicado e fazer alarido quando é beneficiado.

Apenas mais alguns exemplos de jogos onde fomos prejudicados.
- Leixões - Benfica - golo anulado a Yebda faria o 2 a 0 !
- Benfica - Setubal - golo anulado a Suazo , faria o 3 a 1 !
- Leixões - Benfica ( Taça ) - penalti a favor do Benfica sobre o Nuno Gomes faria o 0 a 1 a 1 m do fim !
- Benfica - Trofense - 1º golo do Trofense em posição irregular !

Modalidades - 2024/04/13

Sábado, 2024/04/13  - 15:00 - Rugby - Gds Cascais -v- SL Benfica - Campeonato Nacional De Honra | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Andebol Fem...