sexta-feira, janeiro 18, 2008

O amadorismo do nosso Futebol

Não é novidade nenhuma os casos do nosso futebol, alimentam muita gente, fazem rolar muita tinta, fazem de nos os coitadinhos de sempre que nunca sabemos como é que as coisas são.

Muitos dos casos são criados pela incompetência de uns, má fé de outros e interesses de uns quantos.
O caso Meyong é só mais que demonstra o quanto somos pequeninos, mas o mais grave é o facto de querer-mos continuar a ser pequeninos, recusando a aprender com erros do passado e a evoluir.

O caso em si explica-se facilmente, antes de vir para o belenenses o jogador Meyong já tinha alinhado por 2 clubes em espanha, e as regras da FIFA são bem claras não permitindo que um jogador alinhe em jogos oficiais na mesmas época por mais do que 2 clubes. O Belenenses ao colocar em campo o jogador num jogo oficial do campeonato Português, infringiu essa regra. Por ter infringido uma regra da FIFA, o belenenses terá de ser penalizado pela perda de 6 pontos.

O nosso amadorismo começa nos dirigentes dos clubes, que fazem tudo em cima do joelho e com base na confiança, desconhecem as regras de futebol e nem se deram ao trabalho de junto de um departamento jurídico validar se estava tudo regular com o jogador e se a contratação do mesmo seria viável.
Acredito que tudo foi feito por desconhecimento das regras, seria provincianismo a mais se os dirigentes conhecem-se as regras e julgassem que ninguém iria reparar.

Infelizmente o amadorismo do nosso futebol não termina nos dirigentes dos clubes, os órgãos máximos do futebol não passam "incolmes", ao aceitarem a inscrição do jogador Meyong estavam a autorizar a sua utilização, não podem escudar-se em argumentos que uma autorização de inscrição do jogador não implica que o mesmo possa ser utilizado. A federação Portuguesa ao autorizar a utilização do jogador também pactuou com a quebra dessa regra, também errou, não validou se o jogador podia ou não jogar pelo clube.

O clube de onde o jogador veio, sabia que o jogador já tinha jogado em 2 clubes em espanha, mas ou agiu de má fé ou desconhecia as regras da FIFA. E agora vai aceitar o jogador de volta ? o jogador pode voltar a jogar esta época ?

O belenenses e a federação Portuguesa de futebol devem ser penalizados pelo seu amadorismo, os dirigentes desportivos e empresários devem ser afastados do futebol pelo seu amadorismo, má fé e falta de profissionalismo.

Enquanto o nosso futebol viver de amadorismo, jamais poderemos ser grandes, os clubes vão continuar-se a afundar por falta de profissionalismo, organização e know-how.

Sem comentários:

Modalidades - 2024/04/13

Sábado, 2024/04/13  - 15:00 - Rugby - Gds Cascais -v- SL Benfica - Campeonato Nacional De Honra | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Andebol Fem...