terça-feira, setembro 22, 2009

Conhecer as regras do jogo

É já um habito a dualidade de critérios com que o Benfica é brindado, passa-se o jogo em que o arbitro aplica as regras de futebol aos lances do Benfica e tem alguma compreensão para os lances da equipa adversária. Quando o arbitro aplica as regras do jogo a favor do Benfica isso significa que irá cair o Carmo e a trindade.

Pois a regra é que as regras não sejam aplicados aos adversários, por isso estranham quando lhes são aplicadas e estranham ainda mais quando o arbitro aplica as regras do jogo beneficiando o Benfica, algo fora do comum e para o qual é preciso coragem ao assinalar uma grande penalidade a favor do Benfica.

Mas o que diz as regras do jogo ?


Lei 12 Jogo Perigoso

"Por jogo perigoso entende-se toda a acção de um jogador que, ao tentar jogar a bola, põe em risco a integridade física de qualquer jogador, (incluindo ele próprio). O jogo perigoso é cometido na proximidade de um adversário, impedindo-o de jogar a bola por receio de ser lesionado.

Os pontapés de “tesoura” ou de “bicicleta” são autorizados, desde que não constituam perigo para o adversário.

O jogo perigoso não implica necessariamente contacto físico entre os jogadores. No caso de contacto físico, a acção passa a ser punida com um pontapé-livre directo ou com um pontapé de grande penalidade. No caso de contacto físico, o árbitro deve analisar a possibilidade de ter ou não havido um comportamento antidesportivo.

Sanções disciplinares

* Se o jogador joga de maneira perigosa na tentativa “normal” de conquistar a bola, o árbitro não deve tomar nenhuma medida disciplinar. Se a acção comporta um evidente risco de lesão, o árbitro deve advertir o jogador.
* Se um jogador, por jogo perigoso, anula uma clara oportunidade de golo, o árbitro deverá expulsá-lo do terreno de jogo.

Recomeço do jogo

* O jogo recomeça com um pontapé-livre indirecto no local em que a infracção foi cometida. (ver Lei 13 – Local dos pontapés-livres)
* Se houve contacto físico, foi cometida uma infracção de natureza diferente, que deve ser sancionada com um pontapé-livre directo ou um pontapé de grande penalidade."
(Comentário: Naturalmente que o pontapé-livre directo deverá ser marcado se existir jogo perigoso com contacto no meio-campo, e a penalidade deverá ser marcada se existir jogo perigoso com contacto na grande área).

Fonte: Site da Liga Portuguesa de Futebol Profissional


Conclusão
Ainda há alguma dúvida sobre o lance de Aimar? Ou será que a partir de agora vai começar a permitir-se arrancar cabeças a adversários?

Compreende-se que um grupo de adeptos, que vê Bruno Alves jogar todas as semanas, não ache o lance por aí além, já que o referido jogador do F. C. Porto tem entradas à Karateca ainda piores, e que não resultam em qualquer sanção.

Acontece que as regras (do futebol) SÃO CLARAS e não deixam margem para dúvidas!!!

Para haver penalidade, conforme se pode ler na regra 12, é necessário que haja:
- Jogo Perigoso (confirmado)
- Contacto físico (confirmado)
- Dentro da grande área (confirmado)

Os Árbitros ERRAM ao não punir as faltas de Bruno Alves, tal como teriam errado se não tivessem marcado o Penalty a favor do Benfica.

O Árbitro errou isso sim ao não ter expulsado o jogador faltoso da União de Leiria. Mamadou Tall deveria ter recebido cartão vermelho em vez do cartão amarelo que recebeu, por ter anulado uma oportunidade clara de Golo.

Sem comentários:

Modalidades - 2024/04/13

Sábado, 2024/04/13  - 15:00 - Rugby - Gds Cascais -v- SL Benfica - Campeonato Nacional De Honra | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Andebol Fem...