quarta-feira, março 19, 2008

Ana Paula Oliveira


O Gaiense, é um jornal que não diz nada a maioria das pessoas, mesmo o facto de premiar o melhor treinador de futebol, também passa ao lado de todos. Mas facilmente passou a ser conhecido pelo facto de para a entrega desse premio ter convidado a bandeirinha mais famosa do mundo : Ana Paula Oliveira.

Sem duvida alguem, que conseguiria dar cor e alegria aos jogos de futebol do nosso triste campeonato, por mim estava já contratada.
Seria uma forma de trazer mais adeptos aos estádios e rapidamente chegava-mos aos 300 mil.

Sir Arthur C. Clarke - 1917/12/16 a 2008/03/19

Arthur C. Clarke foi um cientista, investigar, astrónomo, amante da fotografia e um grande escritor de ficção cientifica. Ficara para sempre ligado a 7ª arte com a passagem de duas das suas obras para o grande ecrã, "2001 - uma odisseia no espaço" e "2010 - o ano do contacto". Filmes que foram um marco nos filmes de ficção cientifica.

Foi em Outubro de 1945, quando tinha apenas 28 anos, que numa revista de electrónica amadora (Wireless World) avançou com uma das maiores ideias das ciências espaciais: o satélite geoestacionário. O artigo intitulado "Can Rocket Stations Give Worldwide Radio Coverage", especulava sobre a possibilidade de uma rede de satélites fornecer uma cobertura radiofónica à escala mundial. Um satélite geoestacionário devia situar-se numa órbita especial, a chamada órbita de Clarke. Essa órbita, a cerca de 36 000 km de altitude, está hoje povoada de satélites, não só de comunicações como de meteorologia.

Porquê 36 000 km ? é só fazer as contas, usando a segunda lei de Newton e a força de gravitação universal. Aprende-se na Física do 10º ano que um satélite a essa altitude, colocado sobre o equador, demora exactamente um dia a dar a volta a Terra. Como a Terra dá uma volta completa nesse tempo, o satélite é visto do equador da Terra como estando permanentemente parado. Em 1945 não se sabia que a tecnologia dos satélites só se viria a concretizaria com o primeiro Sputnik, em 1957 (fez agora 50 anos). O Sputnik 1 girava a uma órbita a menos de 1000 km e o primeiro satélite geoestacionário, o Syncom 2, só foi lançado pelos americanos em 1963. O artigo de Clarke não era, portanto, ficção: era científico.

Hoje há ideias que parecem tão lunáticas como a órbita de Clarke parecia no fim da guerra. Uma das mais curiosas consiste é a construção de um elevador espacial, isto é, um fio estendido na vertical até à órbita de Clarke e que se mantenha esticado, a rodar com a Terra pelo facto de a ponta estar em condições geoestacionárias. A ciência começa com a ficção, depois torna-se a realidade.

No seu ultimo aniversario tinha feito 3 pedidos :
- que o ET lhe telefonasse
- que o mundo terminasse com a dependência do petróleo
- que a paz reinasse no SiriLanka

Que pelo menos um dos desejos se realize.


sábado, março 15, 2008

Freddy Adu

Freddy Adu está presentemente a disputar o torneio de qualificação da CONCAFAF pela selecção olímpica dos EUA. Com dois jogos já disputados, tem sido ele a estrela maior da equipa, com um golo no empate frente a cuba (1-1) e com o golo da vitoria frente ao Panamá (1-0).

Não foi uma escolha do Camacho, para o onze inicial, tendo feito alguns minutos no campeonato nacional BWin e na Carlsberg Cup, tendo já marcado 5 golos nas duas competições. É um jogador em formação e adaptação ao futebol europeu.

Espera-se que seja dado mais oportunidades ao jogador, de forma a tornar-se uma peça importante no ataque da equipa.

Votos de boa sorte para os restantes jogos da CONCAF.



quarta-feira, março 12, 2008

Taça UEFA - Getafe -v- Benfica

Joga-se hoje a 2ª mão da eliminatória da taça UEFA e como em outras situações já estamos com um pé fora da prova, mas em como muitas outras "quartas-feiras europeias" o Benfica soube ser grande e dar a volta ao resultado. O Benfica é feito de historia e quem sabe se ela se repete.


O jogo da 1ª mão foi mau em todos os aspectos, resultado, exibição, comportamento dos jogadores, etc., etc. Como extra teve-se a saída do treinador, muitas vezes, essa saída serve de animo a equipa e actualmente que bem que precisa, pois a equipa não esta unida e muito menos com animo.

Espera-se que neste 1º jogo do Chalana, só com 2 treinas, poucas alterações exista em relação a equipa apresentada por Camacho, mas espera-se mais animo, mais dedicação e mais entrega ao jogo.

O meu onze inicial, num jogo obviamente para ganhar é o seguinte :
GR - Quim
DD - Nélson
DC - Katsouranis
DC - Edcarlos
DE - Léo
MC - Petit
MAD - Maxi Pereira
MAC - Rui Costa
MAE - Rodríguez
AC - Nuno Gomes
PL - Makukula

Não aposto em nenhum dos esquerdinos para a direita, porque já os vimos lá a jogar e nunca resultou, o Maxi é um jogador mediano que pode resolver, temos como risco a dupla de avançados, que vem ambos de lesões, mas não há outros.

Na 1ª mão o resultado foi de 1-2, espero que se brinde os espanhóis com o mesmo resultado e que se resolva a questão no prolongamento.

Chalana o nosso treinador até final da epoca

Após a saída de qualquer treinador, qualquer direcção tem a tarefa urgente de encontrar alguém que comande a equipa e que a segure. E as primeiras opções passam sempre por soluções internas, desta vez não é diferente.

Fernando Chalana( Barreiro, Portugal, 10 de Fevereiro, 1959) é uma referencias do Benfica, jogou de águia ao peito entre 1975 e 1984, e depois novamente entre 1988 e 1990. Brilhou no Euro 1984 em França, que lhe garantiu um contracto com o Bordéus. O dinheiro da transferência permitiu ao seu clube do coração concluir o fecho do estádio com o término do seu 3º anel.

Não concordo com mudanças no comando de uma equipa no decorrer da época, acho que as contas só se fazem no final da época, pois com a época a meio e a 13 pontos do 1º lugar, a alteração de treinador, pouco ou nada ira afectar o resultado final. Acho que é preferível tentar encontrar a tal "tranquilidade" para a equipa e ir preparando a próxima época, sem a pressão da comunicação social e dos sócios.

O Camacho foi digno, fruto da pressão que estava a ser exercido sobre ele e a equipa, e os recentes acontecimentos a nível familiar, tomou a opção de sair.

A Direcção e bem tentou encontrar uma solução imediata, de forma a evitar as inevitáveis especulações internas e externas. Desta forma garante-se estabilidade para os jogos que faltam.

Da anterior passagem do Fernando Chalana pela equipa principal, um jogo, teve como resultado 3-0 ao Sp. Braga, que efectuava uma das melhores exibições. Foi com Chalana que se descobriu o lateral direito Miguel.

Tem por habito apostar num 3-5-2, num futebol de ataque suportado num meio campo dinâmico.

Deseja-se boa sorte, que consiga brilhar e abrilhantar os jogos que restam deste campeonato.

segunda-feira, março 03, 2008

Derby 2007/2008 : Sporting -v-Benfica

O derby é derby, e vice-versa.

Num jogo entre duas equipas que estão a fazer as piores épocas de sempre, o espectáculo nunca é garantido, e o resultado final acaba sempre por ser consensual.

Este foi um jogo marcado pelas ausências de lado a lado, pelo facto de alguns jogadores que estiveram lesionados tenham jogado fazendo um esforço extra. Vamos ver as consequências para as competições europeias.

O jogo acaba por ser equilibrado, com um bom arranque por parte do jogo, que aproveita as falhas defensivas da defesa do Benfica e faz um golo, até aos 25 minutos o jogo era do Sporting.

Com uma correcção na posição dos jogadores do Benfica, muda-se o domínio do jogo, com Cristiano Rodrigues sobre a direita e Di Maria na esquerda, consegue-se segurar o jogo e criar perigo para a baliza de Rui Patrício, o Benfica iria marcar num canto de Rui Costa e finalizado com uma cabeçada do Tacuara.

Depois até aos 80 minutos o Benfica continuou a dominar o jogo, criando várias oportunidades de golo. Mas aos 80 minutos uma entrada exagerada de Nelson, acompanhada por uma exagerada avaliação do arbitro, o jogo muda novamente de mãos e com um jogador a menos o Benfica abdica do ataque, acabando a partida com o Sporting a dominar o jogo.

Avaliação dos jogadores

Quim – é a ele que o Benfica deve este empate, pois teve de se aplicar em vários remates. Acho que não ficou mal na golo sofrido, nada podia fazer.

Nélson – talvez seja um problema do lugar, todos os laterais direitos do Benfica tem paragens cerebrais, é certo que a expulsão foi exagerada e teve dificuldades em segurar o ataque do Sporting. É preciso um lateral direito com a técnica e inteligência para defender e lançar o jogo. Foi um dia para recordar e corrigir os seus erros.

EdCarlos – Entrou mal, esteve muito mal na fotografia do golo do Sporting, mas depois passou a corrigir os seus erros e trabalhou muito.

Katso – Uma excelente adaptação a central, bem melhor que o EdCarlos. Continua a mostrar sinais de cansaço, tem de ter cuidado nas entradas.

Léo – continua a impecável, atacou bem, foi o lado mais trabalhador e fechou bem atrás. Será uma pena se abandonar o Benfica, bem que merecia ficar mais 2 anos.

Binya – Esta a fazer-se um bom jogador, tem que saber ter mais calma, não pode ter entradas duras, mas de resto teve excelente.

Maxi Pereira – Tem um bom remate e tira o lugar ao Luis Filipe, mas fica aquém do que o Benfica precisa.

Rui Costa – Palavras para que ? Parece um jovem de 20 anos, bem que lhe podíamos pedir para jogar mais 15 anos

Di Maria – Se entra de inicio não consegue jogar bem. Entrou para um lado que não é o seu, fez de inicio o lado direito, mas esteve muito apagado, só quando voltou ao lado esquerdo é que acordou para o jogo. Continua trapalhão, gostava de o ver a criar mais jogo para equipa do que continuar a tentar fazer o “bonito”.

Cristiano Rodriguez – O típico jogador, que num dado clube não rende e em outro campeonato ganha uma vida nova. Veio de um lesão, pelo que jogou limitado, mas seja a esquerda ou a direita mostra que é uma opção mais valida do que Di Maria. Esta emprestado até final da época, pelo que seria uma excelente aquisição.

Cardoso – Continua muito só, por força do adversário jogou muito sozinho na frente. Esteve bem nas bolas paradas e a jogar de cabeça. Veio com sucesso atrás a procura de jogo e soube apoiar os colegas na defesa, um jogador lutador, que precisa de alguém no apoio.

Sepsi – Ainda longe do nível do Léo, tem sido mais uma solução como ala esquerdo, com funções mais atacantes. Nota positiva pelas jogadas que constrói,

Zoro – entrou no final, para libertar o Maxi Pereira de funções defensivas, mas pouco ou nada mostrou.

Táctica :
com menos uma unidade em campo teria optado por tirar o Cristiano Rodrigues, que estava a jogar lesionado, e colocava sim o Zoro, fazia subir os laterais e ficava com 3 centrais. Depois tirava o Rui Costa e colocava o Adu ou o Mantorras, ficando o ataque com o Cardoso lá na frente e com 2 extremos rápidos para aproveitar os contra-ataques.


O jogo fica marcado pelo teatro verde, a táctica utilizada é a do jogo sujo, sem fair-play, tentando ganhar o jogo recorrendo a simulação de faltas atrás de faltas.
- O katso levanta o pé a meia altura e toca no Moutinho, e o "minino" cai mais uma vez, o katso fez jogo perigoso sim, para amarelo .... é puxado
- Na área o Purovic, no seu único lance, encosta-se ao katso e deixa-se cair para trás. É falta do katso por não o ter amparado ?
- O Vucevik ainda não se fez a bola e já vai a procura do encosto com o Léo. Tb devia tê-lo amparado ? E a falta cometida pelo Vucevik anterior ao lance com o Léo ?
- O Nelson, como qualquer lateral direito do Benfica, tem paragens cerebrais, tentou fazer a mancha, mas acaba por tocar nas pernas do lagarto. Vermelho ?
- E quando o Grimi foi as pernas do Rodrigues não era vermelho ?
- E a entrada a matar de Pereirinha sobre o Di Maria
- E a mão na bola do veloso ?
- E a mão na bola do Tonel ? Sim logo no inicio do jogo, casual ..?
- E o teatro do Tonel após o encosto do Cardoso ? E quando o Tonel mostra que também sabe fazer entradas a matar, tal como a que fez sobre o Carodoso antes de todo o teatro ?

O ponto fundamental é que o Benfica dominou apartir do 25 minutos e teve o jogo nas mãos enquanto o Paraty deixei, ou seja até aos 80 minutos, com 11 em campo teríamos a hipótese de sair com outro resultado.

Nota positiva : Rui Costa, Quim e Binya

Nota Negativa : Nelson e Di Maria (ainda não pode ser titular)

Modalidades - 2024/04/13

Sábado, 2024/04/13  - 15:00 - Rugby - Gds Cascais -v- SL Benfica - Campeonato Nacional De Honra | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Andebol Fem...