segunda-feira, março 03, 2008

Derby 2007/2008 : Sporting -v-Benfica

O derby é derby, e vice-versa.

Num jogo entre duas equipas que estão a fazer as piores épocas de sempre, o espectáculo nunca é garantido, e o resultado final acaba sempre por ser consensual.

Este foi um jogo marcado pelas ausências de lado a lado, pelo facto de alguns jogadores que estiveram lesionados tenham jogado fazendo um esforço extra. Vamos ver as consequências para as competições europeias.

O jogo acaba por ser equilibrado, com um bom arranque por parte do jogo, que aproveita as falhas defensivas da defesa do Benfica e faz um golo, até aos 25 minutos o jogo era do Sporting.

Com uma correcção na posição dos jogadores do Benfica, muda-se o domínio do jogo, com Cristiano Rodrigues sobre a direita e Di Maria na esquerda, consegue-se segurar o jogo e criar perigo para a baliza de Rui Patrício, o Benfica iria marcar num canto de Rui Costa e finalizado com uma cabeçada do Tacuara.

Depois até aos 80 minutos o Benfica continuou a dominar o jogo, criando várias oportunidades de golo. Mas aos 80 minutos uma entrada exagerada de Nelson, acompanhada por uma exagerada avaliação do arbitro, o jogo muda novamente de mãos e com um jogador a menos o Benfica abdica do ataque, acabando a partida com o Sporting a dominar o jogo.

Avaliação dos jogadores

Quim – é a ele que o Benfica deve este empate, pois teve de se aplicar em vários remates. Acho que não ficou mal na golo sofrido, nada podia fazer.

Nélson – talvez seja um problema do lugar, todos os laterais direitos do Benfica tem paragens cerebrais, é certo que a expulsão foi exagerada e teve dificuldades em segurar o ataque do Sporting. É preciso um lateral direito com a técnica e inteligência para defender e lançar o jogo. Foi um dia para recordar e corrigir os seus erros.

EdCarlos – Entrou mal, esteve muito mal na fotografia do golo do Sporting, mas depois passou a corrigir os seus erros e trabalhou muito.

Katso – Uma excelente adaptação a central, bem melhor que o EdCarlos. Continua a mostrar sinais de cansaço, tem de ter cuidado nas entradas.

Léo – continua a impecável, atacou bem, foi o lado mais trabalhador e fechou bem atrás. Será uma pena se abandonar o Benfica, bem que merecia ficar mais 2 anos.

Binya – Esta a fazer-se um bom jogador, tem que saber ter mais calma, não pode ter entradas duras, mas de resto teve excelente.

Maxi Pereira – Tem um bom remate e tira o lugar ao Luis Filipe, mas fica aquém do que o Benfica precisa.

Rui Costa – Palavras para que ? Parece um jovem de 20 anos, bem que lhe podíamos pedir para jogar mais 15 anos

Di Maria – Se entra de inicio não consegue jogar bem. Entrou para um lado que não é o seu, fez de inicio o lado direito, mas esteve muito apagado, só quando voltou ao lado esquerdo é que acordou para o jogo. Continua trapalhão, gostava de o ver a criar mais jogo para equipa do que continuar a tentar fazer o “bonito”.

Cristiano Rodriguez – O típico jogador, que num dado clube não rende e em outro campeonato ganha uma vida nova. Veio de um lesão, pelo que jogou limitado, mas seja a esquerda ou a direita mostra que é uma opção mais valida do que Di Maria. Esta emprestado até final da época, pelo que seria uma excelente aquisição.

Cardoso – Continua muito só, por força do adversário jogou muito sozinho na frente. Esteve bem nas bolas paradas e a jogar de cabeça. Veio com sucesso atrás a procura de jogo e soube apoiar os colegas na defesa, um jogador lutador, que precisa de alguém no apoio.

Sepsi – Ainda longe do nível do Léo, tem sido mais uma solução como ala esquerdo, com funções mais atacantes. Nota positiva pelas jogadas que constrói,

Zoro – entrou no final, para libertar o Maxi Pereira de funções defensivas, mas pouco ou nada mostrou.

Táctica :
com menos uma unidade em campo teria optado por tirar o Cristiano Rodrigues, que estava a jogar lesionado, e colocava sim o Zoro, fazia subir os laterais e ficava com 3 centrais. Depois tirava o Rui Costa e colocava o Adu ou o Mantorras, ficando o ataque com o Cardoso lá na frente e com 2 extremos rápidos para aproveitar os contra-ataques.


O jogo fica marcado pelo teatro verde, a táctica utilizada é a do jogo sujo, sem fair-play, tentando ganhar o jogo recorrendo a simulação de faltas atrás de faltas.
- O katso levanta o pé a meia altura e toca no Moutinho, e o "minino" cai mais uma vez, o katso fez jogo perigoso sim, para amarelo .... é puxado
- Na área o Purovic, no seu único lance, encosta-se ao katso e deixa-se cair para trás. É falta do katso por não o ter amparado ?
- O Vucevik ainda não se fez a bola e já vai a procura do encosto com o Léo. Tb devia tê-lo amparado ? E a falta cometida pelo Vucevik anterior ao lance com o Léo ?
- O Nelson, como qualquer lateral direito do Benfica, tem paragens cerebrais, tentou fazer a mancha, mas acaba por tocar nas pernas do lagarto. Vermelho ?
- E quando o Grimi foi as pernas do Rodrigues não era vermelho ?
- E a entrada a matar de Pereirinha sobre o Di Maria
- E a mão na bola do veloso ?
- E a mão na bola do Tonel ? Sim logo no inicio do jogo, casual ..?
- E o teatro do Tonel após o encosto do Cardoso ? E quando o Tonel mostra que também sabe fazer entradas a matar, tal como a que fez sobre o Carodoso antes de todo o teatro ?

O ponto fundamental é que o Benfica dominou apartir do 25 minutos e teve o jogo nas mãos enquanto o Paraty deixei, ou seja até aos 80 minutos, com 11 em campo teríamos a hipótese de sair com outro resultado.

Nota positiva : Rui Costa, Quim e Binya

Nota Negativa : Nelson e Di Maria (ainda não pode ser titular)

Sem comentários:

Modalidades - 2024/11/23

Sábado, 2024/11/23  - 11:00 - Futebol - Portimonense -v- SL Benfica B - Segunda Liga | 24/25 - Jornada 8  - 16:00 - Rugby Feminino - SL Ben...