sábado, setembro 27, 2008

Dia de Derby

Hoje joga-se mais um derby lisboeta, um Benfica –v- Sporting, o jogo que é sem duvida a “cereja” da nossa liga de futebol. Vem a memoria antigos derbys que tive a oportunidade de assistir.

Foi em meados da década de 80 que comecei a ir ver os jogos do Benfica, ia com o velho “Fausto”, que me conseguia colocar lá dentro do estádio a borla. Naquele tempo os jogos eram a tarde, era por isso uma tarde desportiva, logo após o almoço, ele era porteiro no estádio por isso ia ganhar uns cobres, eu ficava a dar voltas ao estádio e a assistir a montagem da festa que é o Derby.

As emoções naquela altura eram bem mais fortes do que hoje, mais do que um jogo de campeonato era a festa do futebol que fazia mover o povo todo. O próprio futebol era diferente, menos tecnicista e mais raçudo, mas dava gosto ver aqueles jogadores : magnuson, ailton, Isaías, mozer, etc.

Hoje o Derby vai-se realizar mas com poucas emoções.

Ao fim de 4 jogos já o Benfica recebeu os principais rivais, Porto e Sporting, como seria diferente se estes 2 derbys se realizassem nas ultimas 4 jornadas. Já tinham decorridos várias vitorias e derrotas, já o “peso” destes derby seria totalmente diferente.

Vamos receber os nossos “vizinhos”, com 4 pontos de avanço ao fim de 3 jornadas (fruto em parte das eternas renovações de plantel), mas já com um derby já realizado (um empate caseiro frente ao porto). Mas sendo um derby, um jogo de emoções, a diferença pontual significa zero, hoje o importante é a entrada em campo dos jogadores e a garra com que se vão entregar ao jogo.

O Sporting é o que vai apresentar a equipa mais “madura”, os jovens craques de Alvalade, já tem uma grande experiencia de jogos em conjunto.

O Benfica pelo seu lado apresente-se com o melhor plantel e com as estrelas mais sonantes. Espera-se que no seu conjunto consigam ser claramente superiores.


A equipa do Benfica apresenta-se com a defesa como o seu ponto fraco :
- Quim – tem tremido nas ultimas exibições, hoje terá de mostrar porque é o melhor guarda-redes Português e tem classe para isso.

- Maxi – A nossa melhor opção para a lateral direito (será ? e Ruben Amorim ?), não é um grande jogador e terá de ter muito cuidado quando subir e não deixar espaços na defesa.

- Katso – Um excelente jogador, que foi adapatado ao eixo da defesa, tem mostrado que é uma excelente opção para aquele lugar. Contudo como é que ele se vai apresentar mentalmente ? Espero que não se deixe atrapalhar pelo desejo de sair e algumas asneiras recentes

- Sidney – Outra jovem promessa para o eixo da defesa que se trouxe do Brasil, espera-se que jogue mais e que se lesione menos. Tem mostrado valor e pode ser um valor seguro para o futuro.

- Léo – Léo é Léo, o nosso melhor defesa esquerdo, um excelente profissional.



O jogo decide-se a meio campo e é aqui que o Benfica vai começar a poder marcar pontos.
- Yebda – Uma excelente surpresa este Robcop II, um jogador desconhecido (pelo menos internacionalmente) mas que veio marcar posição e mostrar que ali quem manda é ele. Defende bem e ataca.

- Pablo Aimar – coloco-o ao lado de Yebda, mas sei que não será aqui que o Quique o vai colocar a jogar. Considero que esta a jogar fora da sua posição natural e que se jogar mais recuado no terreno pode mostrar e fazer mais.



As alas são igualmente uma incógnita, pois se no ano passado tínhamos indiscutivelmente Di Maria na esquerda e ninguém de jeito para a ala direito, esta época o Di Maria por várias razões (jogos olímpicos e baixo rendimento físico) não tem sido opção de inicio e na direita ainda ninguém mostrou que tem valor para jogar naquele lado.
- Di Maria – Um jogador endiabrado, ainda tem muito que correr até que seja um próximo galáctico, mas o nosso campeão olímpico faz delirar as bancadas com os seus dribles. Hoje queremos magia, tango e golos

- Carlos Martins – o nosso playmaker, o homem que pode carregar a equipa. Passou por Alvalade e esta a formar-se na Luz, as suas boas exibições já o levaram a selecção (com um golo marcado). Contudo este reencontro com os seus ex-colegas e a sua atitude tornam-no o principal candidato a arrumar confusões e a ser amarelado, de forma a ficar por ai é bom que acalme



Na frente de ataque é onde temos mais soluções, jogadores que podem fazer a diferença e desequilibrar. Contudo considero que a equipa toda falha no aspecto mental, se as coisas não correrem bem a equipa vai-se abaixo facilmente e podem surgir disparates.
- Reyes –ainda não rebentou, já deu algum brilho no ultimo jogo mas ainda é pouco. Joga no lado esquerdo, mas não era ali que eu o colocava, era no apoio ao ponta de lança, considero que é ali que pode render e fazer golos. Quero voltar a ver o Reyes que jogou no Real e no Arsenal.

- Cardozo – Não é o grande ponta de lança, nem faz um jogo bonito, contudo é o jogador mais concretizador. Hoje pede-se um golo.


De fora deve ficar Nuno Gomes, contudo tem sido um jogador muito importante e acredito que se entrar na 2ª parte terá um efeito moralizador e espero que demolidor. Outros que acho que podem entrar no decorrer da partido é Urreta (que fez uma excelente pré-época e estranha-se o seu afastamento), Ruben Amorim e Binya para segurarem o meio campo.


A minha equipa :
GR - Quim;
DR - Maxi;
DC – Katso e Sidney;
DE - Léo;
MD – Yebda;
MC – Aimar;
MAD – Carlos Martins;
MAC – Reyes;
MAE – Di Maria;
AV – Cardozo;


O meu prognostico : estou confiante e acredito numa vitoria para o Benfica, se a defesa não falhar acredito numa vitoria clara para o Benfica : 3 –v- 0

Sem comentários:

Modalidades - 2024/04/13

Sábado, 2024/04/13  - 15:00 - Rugby - Gds Cascais -v- SL Benfica - Campeonato Nacional De Honra | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Andebol Fem...