Muitos dos casos são criados pela incompetência de uns, má fé de outros e interesses de uns quantos.
O caso Meyong é só mais que demonstra o quanto somos pequeninos, mas o mais grave é o facto de querer-mos continuar a ser pequeninos, recusando a aprender com erros do passado e a evoluir.
O caso em si explica-se facilmente, antes de vir para o belenenses o jogador Meyong já tinha alinhado por 2 clubes em espanha, e as regras da FIFA são bem claras não permitindo que um jogador alinhe em jogos oficiais na mesmas época por mais do que 2 clubes. O Belenenses ao colocar em campo o jogador num jogo oficial do campeonato Português, infringiu essa regra. Por ter infringido uma regra da FIFA, o belenenses terá de ser penalizado pela perda de 6 pontos.
O nosso amadorismo começa nos dirigentes dos clubes, que fazem tudo em cima do joelho e com base na confiança, desconhecem as regras de futebol e nem se deram ao trabalho de junto de um departamento jurídico validar se estava tudo regular com o jogador e se a contratação do mesmo seria viável.
Acredito que tudo foi feito por desconhecimento das regras, seria provincianismo a mais se os dirigentes conhecem-se as regras e julgassem que ninguém iria reparar.
Infelizmente o amadorismo do nosso futebol não termina nos dirigentes dos clubes, os órgãos máximos do futebol não passam "incolmes", ao aceitarem a inscrição do jogador Meyong estavam a autorizar a sua utilização, não podem escudar-se em argumentos que uma autorização de inscrição do jogador não implica que o mesmo possa ser utilizado. A federação Portuguesa ao autorizar a utilização do jogador também pactuou com a quebra dessa regra, também errou, não validou se o jogador podia ou não jogar pelo clube.
O clube de onde o jogador veio, sabia que o jogador já tinha jogado em 2 clubes em espanha, mas ou agiu de má fé ou desconhecia as regras da FIFA. E agora vai aceitar o jogador de volta ? o jogador pode voltar a jogar esta época ?
O belenenses e a federação Portuguesa de futebol devem ser penalizados pelo seu amadorismo, os dirigentes desportivos e empresários devem ser afastados do futebol pelo seu amadorismo, má fé e falta de profissionalismo.
Enquanto o nosso futebol viver de amadorismo, jamais poderemos ser grandes, os clubes vão continuar-se a afundar por falta de profissionalismo, organização e know-how.
sexta-feira, janeiro 18, 2008
O amadorismo do nosso Futebol
Não é novidade nenhuma os casos do nosso futebol, alimentam muita gente, fazem rolar muita tinta, fazem de nos os coitadinhos de sempre que nunca sabemos como é que as coisas são.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Modalidades - 2024/11/23
Sábado, 2024/11/23 - 11:00 - Futebol - Portimonense -v- SL Benfica B - Segunda Liga | 24/25 - Jornada 8 - 16:00 - Rugby Feminino - SL Ben...
-
Joan Miró i Ferrà (Barcelona, 20 de abril de 1893 — Palma de Maiorca, 25 de dezembro de 1983) foi um importante escultor e pintor surrealis...
-
Edgar Hilaire Germain Degas (Paris, 19 de julho de 1834 — Paris, 27 de Setembro, 1917) foi um pintor, gravurista, escultor e fotógrafo fran...
-
Futebol Sábado 2024/07/06 - 17:00 - Inglaterra -v- Suíça - Euro 2024 (TVI) - 20:00 - Países Baixos -v- Turquia - Euro 2024 (RTP1) Domingo ...
Sem comentários:
Enviar um comentário