terça-feira, julho 15, 2008

Bairros socias,o paraíso multicultural

Os bairros sociais tem sido criados na periferia das cidades para acolher os mais desfavorecidos, que pela sua precariedade económica e pelo facto de estarem no caminho do progresso (ex: EXPO) tiveram de ser realojados.

O governo e as autarquias fizeram programas com o intuito de acabar com as barracas e criou-se o conceito de bairro social, que iria permitir integrar pessoas de diferentes etnias e de diferentes estratos sociais, uma sociedade perfeita onde todos iriam conviver. E assim foram despejados durante anos os excluídos nesses bairros. Teve-se o cuidado de construir previamente habitação para uma classe media, que desconhecia onde é que se ia meter.
E como tudo em Portugal, encolheu-se os ombros e voltaram-se as costas a esses bairros sociais.

Os hábitos que havia anteriormente transitaram para esses novos bairros sociais, todos conhece-mos a historia do casal que tinha galinhas na banheira ou do burro que ficava nas escadas.

Deixou-se que se criassem guetos, com cada comunidade no seu canto, sem qualquer possibilidade de mistura. Não se teve o cuidado de acompanhar a integração dessas famílias, não se teve o cuidado de integrar as diferentes culturas, não se teve o cuidado de ensinar a educar os filhos, não se teve o cuidado de dar emprego, não se teve o cuidado de policiar as actividades ilícitas que foram levadas para esses bairros.

Na quinta da fonte o problema chama-se : controlo do trafico de droga. Chega para todos, mas uns querem mais do que outros.
É curioso que a comunidade cigana tenha pedido protecção policial, qual será a margem do negocio a que lhes cabe ?

Fica mais um problema : a não integração racial.
A comunidade negra e a comunidade cigana, vivem em conjuntos mas com uma linha imaginaria que divide as duas comunidades, não aceitam intromissões no seu território, nem qualquer mistura. Seja onde forem realojados, vão sempre manter-se isolados, acabando por ao fim de algum tempo consideram-se excluídos pela comunidade com que não se quiseram integrar.

Na minha opinião, ninguém devia sair da quinta da fonte, forte presença policial para acabar com o trafico, fim do rendimento mínimo para quem não trabalha, misturar as duas comunidades de forma a se integrar. Corre-se o risco das duas comunidades perderem a sua identidade, mas para castigo ganham uma : a Portuguesa.



Sem comentários:

Modalidades - 2024/04/13

Sábado, 2024/04/13  - 15:00 - Rugby - Gds Cascais -v- SL Benfica - Campeonato Nacional De Honra | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Andebol Fem...