terça-feira, junho 11, 2013

2013 - F1 - GP Canada


Grelha de Partida
 - 01º - Sebastian Vettel (Red Bull Racing-Renault)
 - 02º - Lewis Hamilton (Mercedes)
 - 03º - Valtteri Bottas (Williams-Renault)
 - 04º - Nico Rosberg (Mercedes)
 - 05º - Mark Webber (Red Bull Racing-Renault)
 - 06º - Fernando Alonso (Ferrari)
 - 07º - Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari)
 - 08º - Adrian Sutil (Force India-Mercedes)
 - 09º - Kimi Räikkönen (Lotus-Renault)
 - 10º - Daniel Ricciardo (STR-Ferrari)
 - 11º - Nico Hulkenberg (Sauber-Ferrari)
 - 12º - Sergio Perez (McLaren-Mercedes)
 - 13º - Pastor Maldonado (Williams-Renault)
 - 14º - Jenson Button (McLaren-Mercedes)
 - 15º - Esteban Gutierrez (Sauber-Ferrari)
 - 16º - Felipe Massa (Ferrari)
 - 17º - Paul di Resta (Force India-Mercedes)
 - 18º - Charles Pic (Caterham-Renault)
 - 19º - Romain Grosjean (Lotus-Renault)
 - 20º - Jules Bianchi (Marussia-Cosworth)
 - 21º - Max Chilton (Marussia-Cosworth)
 - 22º - Giedo van der Garde (Caterham-Renault)


Resultado final
 - 01º - Sebastian Vettel (Red Bull Racing-Renault) - 25 pontos
 - 02º - Fernando Alonso (Ferrari) - 18 pontos
 - 03º - Lewis Hamilton (Mercedes) - 15 pontos
 - 04º - Mark Webber (Red Bull Racing-Renault) - 12 pontos
 - 05º - Nico Rosberg (Mercedes) - 10 pontos
 - 06º - Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari) - 8 pontos
 - 07º - Paul di Resta (Force India-Mercedes) - 6 pontos
 - 08º - Felipe Massa (Ferrari) - 4 pontos
 - 09º - Kimi Räikkönen (Lotus-Renault) - 2 pontos
 - 10º - Adrian Sutil (Force India-Mercedes) - 1 pontos
 - 11º - Sergio Perez (McLaren-Mercedes)  
 - 12º - Jenson Button (McLaren-Mercedes)  
 - 13º - Romain Grosjean (Lotus-Renault)  
 - 14º - Valtteri Bottas (Williams-Renault)  
 - 15º - Daniel Ricciardo (STR-Ferrari)  
 - 16º - Pastor Maldonado (Williams-Renault)  
 - 17º - Jules Bianchi (Marussia-Cosworth)  
 - 18º - Charles Pic (Caterham-Renault)  
 - 19º - Max Chilton (Marussia-Cosworth)  
 - 20º - Esteban Gutierrez (Sauber-Ferrari)  
 - Ret - Nico Hulkenberg (Sauber-Ferrari)  
 - Ret - Giedo van der Garde (Caterham-Renault)  


Classificação de equipas (antes da corrida)
 - 01º - Red Bull Racing-Renault - 201 pontos
 - 02º - Ferrari - 145 pontos
 - 03º - Mercedes - 134 pontos
 - 04º - Lotus-Renault - 114 pontos
 - 05º - Force India-Mercedes - 51 pontos
 - 06º - McLaren-Mercedes - 37 pontos
 - 07º - STR-Ferrari - 20 pontos
 - 08º - Sauber-Ferrari - 5 pontos
 - 09º - Williams-Renault - 0 ponto
 - 10º - Marussia-Cosworth - 0 ponto

 - 11º - Caterham-Renault - 0 ponto


Classificação de pilotos 
 - 01 º-  Sebastian Vettel (Red Bull Racing-Renault) - 132 pontos
 - 02 º-  Fernando Alonso (Ferrari) - 96 pontos
 - 03 º-  Kimi Räikkönen (Lotus-Renault) - 88 pontos
 - 04 º-  Lewis Hamilton (Mercedes) - 77 pontos
 - 05 º-  Mark Webber (Red Bull Racing-Renault) - 69 pontos
 - 06 º-  Nico Rosberg (Mercedes) - 57 pontos
 - 07 º-  Felipe Massa (Ferrari) - 49 pontos
 - 08 º-  Paul di Resta (Force India-Mercedes) - 34 pontos
 - 09 º-  Romain Grosjean (Lotus-Renault) - 26 pontos
 - 10 º-  Jenson Button (McLaren-Mercedes) - 25 pontos
 - 11 º-  Adrian Sutil (Force India-Mercedes) - 17 pontos
 - 12 º-  Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari) - 13 pontos
 - 13 º-  Sergio Perez (McLaren-Mercedes) - 12 pontos
 - 14 º-  Daniel Ricciardo (STR-Ferrari) - 7 pontos
 - 15 º-  Nico Hulkenberg (Sauber-Ferrari) - 5 pontos
 - 16 º-  Esteban Gutierrez (Sauber-Ferrari) - 0 ponto
 - 17 º-  Valtteri Bottas (Williams-Renault) - 0 ponto
 - 18 º-  Pastor Maldonado (Williams-Renault) - 0 ponto
 - 19 º-  Jules Bianchi (Marussia-Cosworth) - 0 ponto
 - 20 º-  Charles Pic (Caterham-Renault) - 0 ponto
 - 21 º-  Max Chilton (Marussia-Cosworth) - 0 ponto
 - 22 º-  Giedo van der Garde (Caterham-Renault) - 0 ponto


Sebastian Vettel alcançou no Canadá uma vitória arrebatadora. Partindo da pole, não facilitou no arranque, e a partir daí depressa alcançou uma margem perfeitamente inalcançável para os seus perseguidores, terminando com uma vantagem de 14 segundos para Fernando Alonso, que muito lutou para aí chegar. Desta forma, o alemão da Red Bull destacou-se ainda mais no comando do campeonato, tendo agora 36 pontos de avanço para Fernando Alonso, que suplantou Kimi Raikkonen nas contas da competição.

Lewis Hamilton levou o Mercedes ao terceiro lugar, ele que passou a maior parte da corrida na perseguição, distante, a Vettel. O piloto inglês perdeu a batalha face a Alonso, que o passou definitivamente, após várias tentativas, nas derradeiras voltas da corrida.

Mark Webber foi quarto, muito longe dos homens do pódio, terminando na frente de Nico Rosberg. Excelente sexto lugar para Jean Eric Vergne, que com o seu Toro Rosso obteve a sua melhor classificação de sempre na F1. O francês foi o primeiro piloto a ser brindado com uma volta de avanço do vencedor, e entre eles, também o nono classificado, Kimi Raikkonen, que teve uma corrida muito complicada, especialmente quando um problema na box, com o aperto de um das rodas do seu Lotus, o fez perder muito tempo.


Sebastian Vettel conseguiu a 29.ª vitória da sua carreira no Circuito Gilles Villeneuve no Canadá: a primeira da Red Bull Racing neste circuito. Vettel utilizou uma estratégia de duas paragens nas boxes e reforçou a sua liderança no campeonato, começando a corrida com pneus supermacios (vermelhos), antes de mudar para os médios (Brancos) e terminando a corrida com uma tirada final com outros pneus médios.

Depois da pista molhada na qualificação, a corrida foi toda efetuada com tempo seco. Ainda que pudessem optar por quaisquer dos pneus slick para iniciar a corrida, todos os dez primeiros escolheram começar com pneus supermacios. O pneu mais macio da gama da Pirelli para a Fórmula 1 provou ser até um segundo mais rápido que o médio com um rápido tempo de aquecimento, o que o tornou um elemento-chave na estratégia de sprint de Vettel.

Paul Di Resta da Force India foi o piloto mais bem classificado que tentou algo diferente, tendo começado da 17.ª posição da grelha de partida com pneus médios. O inglês parou apenas uma vez depois de ter efetuado 56 voltas com o composto médio e terminou em sétimo. O Lotus de Romain Grosjean e os dois Marussia foram os outros únicos carros a começar a corrida com o composto mais duro.

Tendo adquirido muito pouca experiência de correr com os compostos slick devido ao tempo molhado que houve antes da corrida, as equipas tiveram de adotar uma abordagem flexível à sua estratégia para hoje, com pouca informação sobre os níveis relevantes de desgaste e de degradação. Tal como se previa, os níveis tanto de desgaste como de degradação permaneceram baixos. 
O Diretor da Pirelli Motorsport, Paul Hembery, disse:

“O GP do Canadá foi para todos nós um pequeno passo para o desconhecido, com temperaturas ao nível da pista consideravelmente mais altas do que tinham sido na qualificação. O Canadá é um dos circuitos mais exigentes para os pneus traseiros devido às necessidades de alta tracção – em particular depois de ter chovido antes no fim de semana, pois a água tem o efeito de remover a borracha que se foi depositando previamente na pista, o que diminui ainda mais os níveis de aderência. Apesar disso, o desgaste e a degradação dos pneus esteve sob controlo no que se refere a todos os pilotos da cabeça do pelotão e houve pouca da granulação que é também uma caraterística desta corrida, com Nico Rosberg a ser o único piloto dos dez primeiros que teve de usar uma estratégia de três paragens nas boxes. Embora duas paragens fosse claramente o caminho a seguir, Paul Di Resta fez uma excelente corrida para mostrar que era possível só parar uma vez, completando 56 voltas com o seu primeiro jogo de pneus médios.”, referiu Paul Hembery, director da Pirelli Motorsport



O GP do Canadá de F1 ficou marcado pela morte de um Comissário de Pista, que ajudava na recuperação do Sauber de Esteban Gutierrez, tropeçou e foi apanhado pelas rodas da grua que tirava do local o carro do mexicano. O Comissário não foi visto pelo condutor da grua, sofrendo sérias lesões que resultaram na sua morte, já depois de ter sido transferido para o hospital. Desde 2000, é a terceira morte entre Comissários de Pista. Em 2000 um Comissário foi atingido por uma roda no GP de Itália, no ano seguinte, na Austrália, outro Comissário foi atingido por uma roda, resultante do acidente de Jacques Villeneuve e Ralf Schumacher.


Próxima corrida GP Grã-Bretanha a 30 de Junho de 2013

Fonte: Autosport





Sem comentários:

Modalidades - 2024/04/13

Sábado, 2024/04/13  - 15:00 - Rugby - Gds Cascais -v- SL Benfica - Campeonato Nacional De Honra | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Andebol Fem...