quinta-feira, agosto 09, 2012

Carros que travam sozinhos



ABS, ESP e agora AEB. Esta será muito provavelmente uma nova sigla que iremos ver com mais frequência nas revistas e sites relacionados com as características dos novos automóveis. AEB significa “Autonomous Emergency Braking” (sistema autónomo de travagem de emergência) e a sua função é travar o carro quando a distância para o veículo da frente diminuiu muito rapidamente ou quando um objecto surgiu de repente.

Isto é mais um passo em direcção à aprovação de carros que conduzem sozinhos (como os vários que já existem mas não estão autorizados a circular livremente nas estradas). As novas regras da UE irão atribuir 5 estrelas nos testes de segurança apenas aos carros que sejam detentores do sistema AEB. Este sistema pode ser implementado de várias maneiras diferentes (utilizando um radar, um laser ou vídeo), fica ao critério da marca e só tem é de passar no exame.

Segundo várias estatísticas, estima-se que o sistema AEB reduza as colisões em cerca de 27%. Os mecânicos-electricistas devem ter ficado contentes com esta decisão pois significa mais trabalho mas os mecânicos bate-chapas devem ter ficado um pouco chateados :P

Sem comentários: