quarta-feira, abril 04, 2012

A saúde esta doente

No caso de uma criança ter de ficar internada, haverá vantagens em prolongar este internamento durante 48 horas? Um email entre o vogal do Conselho de Administração do Hospital da Figueira e o director do Serviço de Pediatria sugere que sim. No documento a que o i teve acesso, afixado no hospital, lê-se que “perante a hipótese e realidade de terem de ficar efectivamente internadas [depois de uma urgência], haverá vantagens económico-financeiras notórias para o hospital e o próprio serviço em permanecerem pelo menos 48 horas.”
A explicação surge numa missiva de 22 de Fevereiro: se as crianças forem admitidas na urgência, internadas e tiverem alta logo no dia a seguir, o hospital é financiado com 61,04 euros. Se tiverem alta após 48 horas recebe 1525 euros. “Melhora a taxa de ocupação e os indicadores de aproveitamento das horas de trabalho dos recursos humanos.” Em causa está o método de facturação dos hospitais ao SNS: por linhas de produçao (urgência, internamento ou consultas) mas também tendo em conta a complexidade dos doentes tratados, se são centrais ou periféricos.

Ionline

A conclusão é clara, os interesses económico-financeiros sobrepõem-se aos interesses dos doentes.

Sem comentários:

Modalidades - 2024/04/13

Sábado, 2024/04/13  - 15:00 - Rugby - Gds Cascais -v- SL Benfica - Campeonato Nacional De Honra | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Andebol Fem...