quarta-feira, novembro 02, 2011

Noite de liga dos campeões


O Benfica realiza hoje o seu quarto jogo na liga dos campeões, onde pode carimbar já a sua passagem para a próxima fase. Tem actualmente 7 pontos, fruto de um empate (Manchester United) e duas vitórias (FC Basel e FC Oţelul). No dia de aniversario do Cosme Damião devia ser celebrado com uma vitória.

O facto do FC Basel ser uma equipa Suíça pode levar a crer que a tarefa será fácil, mas depois de ter visto eles empatarem a 3 bolas em Old Traford e de ter visto o “Shakira” a jogar, teremos que acima de tudo não cometer os mesmo erros que se cometeram com o Olhanense. Jogar sem desrespeitar o adversário e não acreditar em vitórias fáceis.

Hoje o JJ irá cumprir o seu jogo de castigo, sendo assim no banco não irá estar uma pessoa a dizer “c@r@lh@d@s” aos jogadores (a incentiva-los). Mas mais preocupante é a ausência de Émerson, também por castigo, dado que a equipa apenas tem como solução o júnior Luís Martins (esteve no mundial de juniores como suplente), dado que se optou por não se inscrever o Capdevilla nas competições europeias. Não me parece que o Jesus vá optar por arriscar com a colocação de um júnior, sem experiencia e de que não se conhece o seu real valor (não quero com isto dizer que o jogador não vale nada, apenas que ainda não demonstrou o seu valor), julgo que irá reorganizar a equipa de forma a encontrar alguém que possa adaptar aquele lugar. Os candidatos ao lugar de devesa esquerdo são :
- César Peixoto, não tenho a certeza se ele pode jogar ou não, mas julgo que ele tenha sido inscrito na champions (mesmo não jogando para o campeonato). Se for possível, será ele o substituto directo (sem arranjos) para aquela posição
- Maxi Pereira, o nosso melhor lateral (ainda não renovou ?!?) que joga na ala direita e que o ano passado ainda fez uns minutos na ala esquerda. Desta forma teríamos Ruben Amorim (ou mesmo Miguel Victor) na ala direita e Maxi na esquerda
- Jardel, numa perspectiva mais defensiva, em que jogaríamos com 3 centrais e podíamos ter um Maxi a jogar mais avançado. 

No miolo não iremos poder contar com o Javi Garcia que se encontra lesionado, pelo que a titularidade do Matic torna-se indiscutível e terá a seu lado o Witsel como pivot, a frentes deles irá alinhar a alma da equipa, El Mago Pablo Aimar.

Com a recente exibição do Rodrigo ele será sem duvida um dos nomes mais apetecíveis para jogar na frente, mas se jogar será sempre com o Cardozo, que pela seu papel de matador terá sempre o seu lugar assegurado.

Em termos tácticos as duvidas recaiam sobre os extremos, Gaitan é certo, mas depois pode-se alinhar com Nolito a jogar claramente pelos “corredores”, com Bruno César em que ele e Gaitán serão 2 “vagabundos” na área adversária, ou até mesmo só Gaitan e Aimar, sendo que dessa forma jogariam como organizadores de jogo para o Cardozo e Rodrigo.

Equipa provável
GR – Artur;
D – Ruben Amorim, Luisão, Garay, Maxi Pereira;
M – Gaitan, Witsel, Matic, Pablo Aimar, Nolito;
A – Cardozo.

Um vitória hoje permite garantir já a ida a próxima fase da liga dos campeões e dar ao Manchester United a possibilidade de se aproximar da sua qualificação, indo dessa forma o Benfica a Old Traford sem necessidade de ganhar lá, sendo lá disputado o 1º e 2º lugar. O Benfica que esta época tem corrigido os erros de épocas passadas, pode hoje demonstrar se já é uma equipa madura, com um treinador (hoje de sofá) com a inteligência suficiente para gerir um plantel limitado,  implementado uma táctica a altura do adversário e competição. Aos jogadores pede-se respeito pela camisola que vestem, que não repitam erros passados e que se entreguem ao jogo a 300%.

Prognostico para hoje: podia ser o 2-v- 1 , mas vou ter fé que hoje não vamos sofrer nenhum golo, assim será: 2-v-0

Sem comentários:

Modalidades - 2024/04/13

Sábado, 2024/04/13  - 15:00 - Rugby - Gds Cascais -v- SL Benfica - Campeonato Nacional De Honra | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Andebol Fem...