segunda-feira, agosto 22, 2011

A causa da revolução de Jasmim

A revolução de Jasmim, ou a primavera Árabe, continua a florir pelo norte de África e médio oriente. Hoje é possível que o regime Líbio caia, com a falta de apoio dos seus vizinhos e comunidade ocidental, o regime do coronel Kadhafi tem os seus dias contados. O aumento dos bombardeamentos por parte das forças aliadas (vamos chamar-lhes assim, pois não se entende se é uma força da NATO, ONU, EU ou qualquer outra coisa) as posições do regime tem ficado debilitadas permitindo as investidas com sucesso das forças rebeldes.

 

Com a queda iminente de Kadhafi, começam a "aquecer o motor" as forças aliadas para entrarem na Líbia a caça dos contratos de exploração das riquezas naturais do pais (petróleo) e da reconstrução do pais (construção civil e serviços). A economia mundial precisa disso, em especial a norte-americana e europeia, precisam de dinamizar a sua economia com novos contractos para as suas empresas que lhes fugir a falência.

 

Os próximos passos para a Líbia, será a de reconstrução do pais, voltar a fazer render as suas riquezas, melhorar as infra-estruturas (ensino, saúde e vias de transporte) para a sua população. Todo esse investimento que será necessário, será suportado pela comunidade internacional, que terá como garantia as riquezas líbias (petróleo), sendo que todo esse investimento será utilizado na adjudicação a comunidade internacional, de contractos de exploração do petróleo e na criação das infra-estruturas necessárias.

 

Ou seja, a comunidade internacional vai financiar a reconstrução da Líbia, que será a própria comunidade internacional a realizar. Empresta, para que lhes sejam adjudicados contractos. Tendo ainda a mais valia de ficarem com a exploração do petróleo. A Líbia irá ficar com um conjunto de infra-estruturas que vão permitir o desenvolvimento de parte da população, mas irá concluir-se que será feito um esbanjamento de dinheiro, ficando os Líbios "agarrados" a endividamento brutal que esgotam todas as receitas do petróleo.

 

Também Nero pego fogo a Roma para depois a reconstruir. Enquanto que a economia mundial esteve estável, nunca interessou a causa líbia, agora que a economia mundial esta a beira da falência, a revolução de jasmim passou a ser um causa de todos nos.

  

Sem comentários:

Modalidades - 2024/04/13

Sábado, 2024/04/13  - 15:00 - Rugby - Gds Cascais -v- SL Benfica - Campeonato Nacional De Honra | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Andebol Fem...