quarta-feira, julho 27, 2011

Epoca 2011-2012

O Benfica realiza hoje o seu primeiro jogo oficial da época 2011/2012, com a disputa da 3ª pré-eliminatória da liga dos campeões frente a equipa turca do Trabzonspor. Tem fim uma pré-época que tem sido marcada pelas muitas mudanças no plantel, indefinições sobre as saídas e entradas, um plantel extenso, o investimento de 30M€ em novas aquisições e a ausência de novas estrelas no plantel.
Para esta época espera-se que acima de tudo ocorra uma mudança na mentalidade da própria estrutura do futebol benfiquista, que corrijam os erros passados e transfomem o Benfica num clube lutador e vencedor.
Pede-se títulos, não só taças mas fundamentalmente o campeonato (liga Zon Sagres), de forma a que se possa caminhar para o principal objectivo que na época passada falhou completamente, que a conquista do titulo não seja algo esporádico, mas que pelo contrario, após se ligar o “rolo compressor” a maquina seja eficaz, vitoriosa e continua.
O falhanço da época passada passou pela má preparação da pré-epoca, ausência de reforços de qualidade, falta de confiança do treinador no seu plantel, a que se juntou um conjunto de erros do treinador cometido essencialmente pela sua teimosia.

Pré-epoca
- A pré-epoca tem sido o espaço para o treinador fazer diversos testes com os jogadores disponíveis, mas mais uma vez inicia-se a pré-epoca sem ter o plantel completo, com possíveis saídas de jogadores titulares e sem substitutos para os titulares que serão vendidos. Até ao final do mês de Agosto, já com o campeonato a decorrer é possível que entrem e saiam jogadores, impossibilitando que se tenha um onze definido.
- A equipa não tem feito uma grande exibição, em parte porque a defesa ainda esta incompleta, pelo facto de ainda não estarem integrados os reforços do meio campo e pela ausência de uma alternativa para o ponta de lança.
- É preocupante as facilidades que a defesa continua a dar facilidades aos adversários (eu sei que ainda não temos todos os titulares da defesa) sofrendo-se sempre golos (ao fim de 26 jogos não sofremos um golo, yuuupiiii)

Saídas
- Até ao momento teve-se uma saída de peso, o Fábio Coentrão que era o jogador que dava velocidade ao corredor esquerdo e é possível a saída do Luisão (que é o melhor defesa central do Benfica e dos poucos com o seu lugar garantido no onze), que ainda não tem um substituto a altura. Na frente espera-se (deseja-se) a saída do Cardozo, mas que não tem propostas atractivas, nem substituto a altura.
- Saiu o Mantorras e o Nuno Gomes, que eram 2 referencias importantes para os adeptos. É certo que já não rendiam o esperado e dificilmente teriam lugar no onze, mas eram eles as 2 grandes referencias.

Entradas e Saídas
Tem entrado jogadores que tem lugar no onze e outros que ainda terão de trabalhar mais para merecer esse mérito.
- Os que já chegaram (e ainda cá estão) : Artur, Eduardo, Mika, André Almeida, Gary, Capdevilla, Emerson, Nuno Coelho, Matic, Enzo Perez, Witsel, Bruno César, Nolito, Rodrigo Mora, Rodrigo (15)
- Regressaram : Miguel Victor, Fábio Faria, David Simão, Ureta, Nelson Oliveira (5)
- Promovidos dos juniores : Ruben Pinto (1)
- Permanecem : Roberto, Júlio César, Maxi Pereira, Ruben Amorim, Luisão, Jardel, Roderick Miranda, Carolle, Javi Garcia, Pablo Aimar, Carlos Martins, Gaitan, Saviola, Jara e Cardozo (15 – sendo 8 titulares na época passada)

Portugueses : Mika, Eduardo, Ruben Amorim, André Almeida, Fábio Faria, Miguel Victor, Roderick Miranda, Nuno Coelho, David Simão, Ruben Pinto, Carlos Martins, Nelson Oliveira (12 – são necessário 8 para a inscrição nas competições)

Analise por sector
Baliza
- Na baliza, depois do fiasco da época passada com o Roberto, temos a chegada de Artur Morais, Eduardo e Mika. Enquanto que a 1ª me parece uma boa aposta (embora não sendo um grande guarda-redes, tem dado confiança), a vinda do Eduardo por empréstimo, só pode ser para ter o titular da selecção nacional no banco (e ter mais um Português no plantel), pois acima de tudo quando a qualidade é idêntica deve-se dar preferência aos jogadores que são do Benfica e não rentabilizar outros. A vinda do Mika (internacional sub-19 Português) é sempre de aplaudir, não só porque já tem experiencia da 1ª divisão (foi titular no U. Leiria), mas fundamentalmente porque é a aposta num internacional Português. No sentido inverso temos a saída do Moreira (já só estava no clube por ser um produto da nossa formação) e as esperadas dispensas do Roberto (emprestado ao saragoça ?) e do Júlio César.

Laterais
- Continua-se por resolver a renovação do Maxi Pereira, que não tem substituto (falta-nos 2 laterais direitos, um para lutar por um lugar no onze e outro para o banco). Com a saída do Fábio Coentrão chegou a luz (a meio da pré-epoca) 2 reforços de peso, o Capdevilla (internacional espanhol) e a de Emerson (bom tecnicamente) que irá lutar por um lugar no onze e dá todas as garantias de conseguir substituir o CapdeVilla sem qualquer problema.

- Defesa Central
- A posição fundamental da defesa, foi aquela em que inicia-mos a pré-epoca com um buraco enorme, sem Luisão e após 6 meses ainda sem substituto para o David Luiz, os jogos da pré-epoca mostraram que as soluções que temos não são as melhores. A vinda do Garay veio trazer alguma esperança, pois parece ser um bom defesa central, que poderá lutar com o Fábio Faria (que evoluiu muito nos últimos 6 meses) e Jardel pela 2ª posição no eixo da defesa (ao lado do Luisão). O Miguel Victor e Roderick Miranda precisam de ganhar experiencia e evoluírem para serem uma alternativa. Caso o Luisão sai ficamos sem ninguém de igual qualidade para o seu lugar.

Médio defensivo
- O Javi Garcia foi uma das melhores aquisições dos últimos tempos, a que agora se junta o sérvio Matic, que ainda esta em crescimento e adaptação, mas que já é um excelente substituto ou parceiro (conforme a táctica.)

Alas
- Onde o Benfica tem tido grandes carências nos últimos anos, tivemos o DiMaria mas faltou-nos alguém com igual capacidade de “explosão” do lado direito, veio o Salvio dar velocidade a equipa mas entretanto já tínhamos vendido o Di Maria, tendo ficado sem soluções para o lado esquerdo. Esta época temos o regresso de Ureta, a aquisição do Enzo Perez (para o lado direito) e de Noltio (para o lado esquerdo) que tem mostrado que são jogadores com velocidade e técnica. Chegou também o belga Witsel, mas que pouco ainda vi dele.

Médio criativo
- A equipa vive do génio do Pablo Aimar e como ele não há igual. Temos o Gaitan que ainda esta longe de estar a altura do Aimar e agora chegou o Bruno César, que parece um “peso pesado” no onze, terá de correr (perder peso) e mostrar que tem lugar no onze/plantel. Era fundamental adquirir um jovem já com provas dadas na europa (chega de Filipe Menezes).

Avançado
- A par de Aimar, aqui temos o outro génio, o Saviola (só ficou a faltar o Riquelme) que estando em forma faz sempre estragos nas defesas adversarias. Em crescimento esta o Jara e agora temos o Rodrigo Mora que é um génio em potencia

- Ponta de lança
- Se o ano passado tínhamos a disputar o lugar o Kardec e o Nuno Gomes, esta época apenas temos o Carodozo (cepo para os amigos) que a cada época que passa se vai entregando cada vez mais, mas nunca será um grande ponta de lança. Quando devia ser letal, é apanhado muitas vezes a dormir em campo. Era fundamental que se trouxe-se um grande ponta de lança


Plantel
Temos um plantel de 36 jogadores que deverá ser reduzido para 26, devendo sair 4 Portugueses (André Almeida, Nuno Coelho, David Simão, Ruben Pinto, pois é necessário ter 8 nacionais para inscrever nas competições) e 6 estrangeiros (Roberto, Júlio César, Carolle, Ureta, Rodrigo Mora, Rodrigo)
Existem outros jogadores ligados ao Benfica, mas que não fazem parte do plantel que integrou a pré-epoca, como ocaso de Shafer, César Peixoto, Yebda, Balboa. ….

Plantel inscrito na liga dos campeões para 2011/2012
GR - Artur, Eduardo, José Costa*, Bruno Varela*
DD - Maxi Pereira
DC - Luisão, Garay, Miguel Vítor, Jardel, André Almeida, Fábio Faria, Luís Martins*
DE - Emerson
MD - Javi García, Matic, Ruben Amorim, David Simão*, Ruben Pinto*
MOD - Witsel, Enzo Pérez
MOC - Pablo Aimar, Bruno César
MOE - Nolito, Gaitán
AC - Saviola, Jara
PL – Cardozo

Nota: Estão assinalados (*) os juniores que fazem parte da lista B

Reforços
- Lateral direito para substituir o Maxi Pereira - Vasilis Torosidis (Olympiakos) ou Sebastián Toro (Colo Colo)
- Médio Ofensivo com a capacidade criativa idêntica a do Pablo Aimar - Eden Hazard (Lille), Alan Dzagoev (CSKA Moskva) ou Javier Pastore (Palermo)
- Ponta de Lança realmente eficaz- Alexis Sanchez (Barcelona), Nelson Valdez (Hercules), Vagner Love (CSKA) ou Luis Suarez (Liverpool)

Tácticas
Com o presente plantel o Benfica pode finalmente jogar em dois sistemas tácticos, o usual 4-1-3-2 que poderá ser utilizado nas competições nacionais e o 4-2-3-1 nas competições internacionais.

4-1-3-2
GR – Artur Morais;
D – Maix Pereira, Luisão Gary, Capedevilla;
MD – Javi Garcia
M – Enzo Perez, Pablo Aimar, Nolito ;
A – Cardozo e Saviola.

4-2-3-1
GR – Artur Morais;
D – Maix Pereira, Luisão Gary, Capedevilla;
MD – Javi Garcia, Matic;
M – Enzo Perez, Pablo Aimar, Nolito ;
A – Cardozo.


Objectivos
- O objectivo principal é sem duvida a conquista da Liga Zon Sagres;
- conquista de pelo menos uma das taças
- Passar a fase de grupo da Liga dos Campeões
- Ter um futebol de ataque atractivo
- A defesa menos batida da Liga

Preocupações
- Defesa insegura, continua-se a sofrer muitos golos
- Falta de jogadores da formação com qualidade
- Ausência de referencias
- Numero de Portugueses reduzido e de qualidade abaixo de esperado para o Benfica

Sem comentários:

Modalidades - 2024/04/13

Sábado, 2024/04/13  - 15:00 - Rugby - Gds Cascais -v- SL Benfica - Campeonato Nacional De Honra | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Andebol Fem...