segunda-feira, março 07, 2011

Xistralhadas

(em actualização)
Só tive oportunidade de ver os últimos 30 minutos e quando comecei a ver o jogo (que ainda estava 1-1) achei que estava algo de errado com a equipa do Benfica, estive com dificuldade em compreender qual teria sido o onze escalado de inicio pelo Benfica. Estávamos a lutar de igual para igual com o Braga, mas parecia faltar alguém.

O Benfica julgou que com 10 tb conseguia derrotar este sporting, mas teve pela frente o Braga da época passada que continua a vencer com a ajuda das arbitragens.

Dos últimos 30 minutos que vi do jogo constatei que :
- existiram varias alterações face ao onze previsto (ausência de Salvio, Aimar, Gaitan, a saída de Javi e Saviola)
- estávamos a jogar com 10 e estávamos a lutar de igual para igual
- quebramos fisicamente devido a sobrecarga de jogos e ao facto de termos feito 60 minutos só com 10
- quebramos psicologicamente, pois a equipa estava toda a tentar atacar mas sem se organizarem
- como previsto o palhaço inclinou o campo

Factos do jogo
1º - Estávamos a ganhar
2º - O Palhaço do arbitro comete uma série de erros que prejudicaram o Benfica
3º - O Palhaço inventa um livre que dá origem ao golo do Benfica
4º - O JJ faz as substituições que deve fazer para tentar ganhar o jogo
5º - Quebramos psicologicamente e fisicamente

Não quero pretendo encontrar uma desculpa para justificar a derrota, mas o que é certo é que estávamos a ganhar e devido a um conjunto de erros do arbitro, o Benfica é penalizado e perde o jogo. O arbitro “errou” e isso penalizou o Benfica.

Como era de esperar a arbitragem foi habilidosa, o arbitro foi enganado pelo Allan e influenciado pelo banco do braga ? talvez, e nos outros lances ? Golo invalidado, expulsão perdoada a kaka, amarelos indiscriminados a jogadores do Benfica ? Mesmo com o campo inclinado fomos inferiores ? nunca. O Braga só passou a controlar o jogo quando o Benfica quebrou fisicamente e psicologicamente (atacava-se mas sem ser organizado).

As habilidades das arbitragens faz parte da estratégia do sistema corrupto, existe uma grande possibilidade de ficarmos limitados em termos de jogadores e técnico para a recepção dos corruptos.

É necessário reflectir sobre a actuação dos árbitros , pois um conjunto de erros do carlos xistra influenciou o resultado do jogo. Se um jogador ou treinador erra, é castigado no campo ou pode vir a ser castigado posteriormente. No caso dos árbitros tronou-se a sua decisão soberana, que mesmo que errada e influencie o resultado do jogo, não pode ser corrigida. É importante rever nomeações de árbitros e árbitros auxiliares, observadores aos jogos (a regra não pode ser uma mão lava a outra), gravar as comunicações dos árbitros, ser publico o relatório dos árbitros e excluir os clubes (dirigentes) do concelho de arbitragem,

Face aos acontecimentos do jogo pergunto : se os erros do arbitro influenciarem o resultado, quem e como é que irá ser penalizado o arbitro pelo seu mau desempenho !? E como fica o clube penalizado ? Os árbitros não podem estar acima da lei, se erram tem de ser punidos e quem é prejudicado tem de ver esse erro reparado. Só esta época o Benfica já foi prejudicado em 4 jogos :
- Com a académica ( em casa) e nacional (fora), no qual o Benfica não devia ter perdido, o mais justo teria sido um empate.
- Com o Guimarães (fora) e com o Braga (fora) em que o Benfica devia ter sido vitorioso

São 8 pontos, teríamos ido as antas apenas a 3 pontos e o jogo podia ter sido diferente. O sistema funciona, sabe como inclinar os terrenos de jogo e dar as ajudas necessárias aos seus aliados (ver o que se passou no jogo do scp, com a entrada em cena do “couveiro”).

E mais uma vez choveram bolas de golf (tempo estranho esse o do norte de Portugal). Depois da carga da juve leo sobre o corpo de intervenção, agora os jogadores do Benfica são agredidos pela claque do Braga. E o que é feito ? Espera-se que algo aconteça na luz , para fazer do Benfica um exemplo ?!?

É importante decidir quais as provas que neste momento interessam ao Benfica, se deve-se manter a ter o seu onze base a disputar os jogos da liga ou poupa-los a esses jogos e apostar tudo nas restantes provas.
Neste momento, com a carga de jogos que o Benfica tem pela frente e face aos objectivos que o Benfica pode alcançar, devíamos equacionar onde é que se devia apostar e deixar o banco para os jogos da liga.
Uma conquista da Liga Europa ofuscaria um titulo obtido de forma corrupta. A conquista da taça de Portugal e da Liga será um premio menor, mas mostrara que o Benfica tem uma forte equipa e que consegue lutar em diferentes provas.

O Benfica tem de equacionar a preparação das próximas épocas, pois verifica-se que o Benfica tem sofrido derrotas não só diante adversários directos, mas também diante de outros factores externos ao jogo (árbitros, liga, comunicação social). É preciso moralizar o futebol e tudo o que o rodeia, pois foram criadas condições para que apenas um clube possa lutar pelo titulo de campeão.


A pensar : Corrigir erros dos árbitros, como expulsar o “polvo” que influencia o futebol de fora para dentro do campo e como limpar o futebol dos jagunços.

Sem comentários:

Modalidades - 2024/04/13

Sábado, 2024/04/13  - 15:00 - Rugby - Gds Cascais -v- SL Benfica - Campeonato Nacional De Honra | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Andebol Fem...