A GALP e a Repsol aumentaram mais uma vez o preço dos combustíveis, mesmo apesar do facto de o preço do barril de petróleo Brent, que serve de referência para Portugal, ter registado uma descida. Assim, a GALP voltou a aumentar, à meia-noite desta quarta-feira, o preço dos combustíveis em 0,7 cêntimos, e, por sua vez, a Repsol fez subir em meio cêntimo o valor por litro de gasóleo e gasolina. Para fazer face a esta caristia existem algumas alternativas que devem ser consideradas.
Este é o 21º aumento verificado desde o início deste ano, numa altura em que o preço do barril de petróleo Brent ter caído esta terça-feira mais de três dólares no mercado de Londres, cotando-se abaixo dos 129 dólares.
O barril de Brent, que há uns dias custava mais de 135 dólares, foi agora arrastado em baixa pela valorização do dólar face ao euro e outras divisas, o que tende a diminuir o investimento em matérias-primas que se negoceiam em dólares, como é o caso do petróleo.
Entretanto, Noureddine Krichene, analista do Fundo Monetário Internacional (FMI) advertiu, terça-feira, que a escalada extraordinária do preço do "crude" pode mergulhar o mundo numa recessão, uma vez que um crescimento mundial de três por cento é equivaleria a uma recessão, pois implicaria uma contracção em países avançados importantes e uma grande desaceleração em nações como a China e a Índia.
De acordo com a declaração proferida no passado dia 28 de Abril pelo Presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Chakib Khelil, o barril de petróleo poderá em breve chegar aos US$ 200. Daqui resulta que muitas famílias e empresas serão forçados a optar por soluções alternativas.
Todavia, já existem agumas alternativas mais económicas,:
1.Sabia que é possível instalar em qualquer automóvel a gasolina um kit Autogás (GPL) e assim utilizar além da gasolina, também o Autogás (GPL), menos lesivo para o ambiente, aumenta os intervalos de manutenção do automóvel, prolonga a vida do motor e custa menos de metade do preço dos outros combustíveis?
2.Sabia que, devido à subida acentuada do preço do gasóleo, superior à da gasolina, e que segundo os especialistas, deverá acentuar-se ainda mais no futuro, a opção de escolha por um automóvel a gasóleo, que é 15% a 20% mais caro do que a versão a gasolina, deixou de ser claramente uma solução económica vantajosa?
3.Sabia que, se importar directamente de um Estado-membro da U.E. um automóvel preparado para o consumo quer de gasolina, quer de Autogás, paga apenas metade do valor do Imposto Automóvel (ISV) resultante?
E, se o automóvel tiver mais de 6 meses e 6.000 km:
a)Que o IVA é pago no país de origem que é mais baixo do que em Portugal?
Observação: Como os preços dos automóveis nestes países, nomeadamente na Alemanha, são substancialmente mais baixos do que em Portugal, a vantagem é dupla, porque se paga -
(i) menos IVA,
(ii) sobre um valor de venda que é mais baixo do que em Portugal.
b)Que o Imposto Automóvel (ISV) beneficia de um desconto entre 10% a 80% de acordo com a idade do veículo?
c)Que o Imposto Automóvel (ISV) está isento de IVA?
Este é o 21º aumento verificado desde o início deste ano, numa altura em que o preço do barril de petróleo Brent ter caído esta terça-feira mais de três dólares no mercado de Londres, cotando-se abaixo dos 129 dólares.
O barril de Brent, que há uns dias custava mais de 135 dólares, foi agora arrastado em baixa pela valorização do dólar face ao euro e outras divisas, o que tende a diminuir o investimento em matérias-primas que se negoceiam em dólares, como é o caso do petróleo.
Entretanto, Noureddine Krichene, analista do Fundo Monetário Internacional (FMI) advertiu, terça-feira, que a escalada extraordinária do preço do "crude" pode mergulhar o mundo numa recessão, uma vez que um crescimento mundial de três por cento é equivaleria a uma recessão, pois implicaria uma contracção em países avançados importantes e uma grande desaceleração em nações como a China e a Índia.
De acordo com a declaração proferida no passado dia 28 de Abril pelo Presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Chakib Khelil, o barril de petróleo poderá em breve chegar aos US$ 200. Daqui resulta que muitas famílias e empresas serão forçados a optar por soluções alternativas.
Todavia, já existem agumas alternativas mais económicas,:
1.Sabia que é possível instalar em qualquer automóvel a gasolina um kit Autogás (GPL) e assim utilizar além da gasolina, também o Autogás (GPL), menos lesivo para o ambiente, aumenta os intervalos de manutenção do automóvel, prolonga a vida do motor e custa menos de metade do preço dos outros combustíveis?
2.Sabia que, devido à subida acentuada do preço do gasóleo, superior à da gasolina, e que segundo os especialistas, deverá acentuar-se ainda mais no futuro, a opção de escolha por um automóvel a gasóleo, que é 15% a 20% mais caro do que a versão a gasolina, deixou de ser claramente uma solução económica vantajosa?
3.Sabia que, se importar directamente de um Estado-membro da U.E. um automóvel preparado para o consumo quer de gasolina, quer de Autogás, paga apenas metade do valor do Imposto Automóvel (ISV) resultante?
E, se o automóvel tiver mais de 6 meses e 6.000 km:
a)Que o IVA é pago no país de origem que é mais baixo do que em Portugal?
Observação: Como os preços dos automóveis nestes países, nomeadamente na Alemanha, são substancialmente mais baixos do que em Portugal, a vantagem é dupla, porque se paga -
(i) menos IVA,
(ii) sobre um valor de venda que é mais baixo do que em Portugal.
b)Que o Imposto Automóvel (ISV) beneficia de um desconto entre 10% a 80% de acordo com a idade do veículo?
c)Que o Imposto Automóvel (ISV) está isento de IVA?
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