domingo, janeiro 06, 2008

Blog livre de fumo


A partir do dia 1 de Janeiro os não-fumadores voltaram a aspirar pela libertação do fumo, vai ser uma batalha hercúlea para a maioria dos portugueses contra os retrogados. O motivo é muito simples: A nova lei contra o tabaco..

Todo o fumador passa a ter a liberdade de escolher quando quer fumar. A lei não proíbe o tabaco, não impede as pessoas de fumarem. Esta lei, simplesmente, regulamenta os locais públicos onde se poderá fumar. Não me parece, de todo, irrazoável que se deixe de poder fumar livremente em locais como restaurantes, bares, hotéis, escolas, bancos, hospitais, etc.

Aliás, não se acaba com o fumo nesses estabelecimentos. A única coisa que se faz é delimitar onde se pode fumar. Se o espaço tiver uma área superior a 100 m2, poderá ser criada uma área para fumadores, assim como em espaços pequenos se poderá fumar, desde que os mesmos sejam equipados com um sistema de ventilação que previna incómodos para os não fumadores.

Se o indivíduo é fumador, deve estar disposto a cumprir as regras para quem fuma. Não custa nada vir à rua fumar. Em Inglaterra, onde tenho vivido, esta lei já se encontra em vigor e as pessoas não têm problemas em respeitá-la. Se estiver frio ou chuva, pode muito bem escolher não fumar ou esperar até chegar a casa – sim, porque em nossa casa o estado não entra. Assim, o fumador fuma, e o não fumador não é obrigado a apanhar com o fumo na cara.

O Estado tem uma responsabilidade social de zelar pelos cidadãos e com esta lei faz precisamente isso: defende os fumadores passivos, protegendo-os de uma exposição indesejada ao tabaco; como protege os fumadores, dando-lhes assim um espaço para desfrutarem do seu vício.

Apenas fumo "puros", cigarros nunca gostei e com o cachimbo nunca me entendi, mas cedo entendi que devia respeitar os outros e passei unicamente a fumar os puros em locais abertos e de preferencia onde não incomodasse ninguem, soube respeitar para ser respeitado.

Sem comentários:

Modalidades - 2024/04/13

Sábado, 2024/04/13  - 15:00 - Rugby - Gds Cascais -v- SL Benfica - Campeonato Nacional De Honra | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Andebol Fem...