segunda-feira, agosto 19, 2013

Liga Zon Sagres - Jornada 1 - Máritimo -v- Benfica

Ficha do jogo: Marítimo -v- SL Benfica
Competição: Liga ZON Sagres 2013/2014
Jornada/Fase: Jornada 1
Data de jogo: Domingo, 18 de Agosto de 2013 - (17:45)
Transmissão: SportTV1

Onze inicial
 - GR - Artur Moraes
 - D - Maxi Pereira, Luisão, Garay, Bruno Cortez
 - M - Enzo Perez, Rúben Amorim, Matic, Gaitan, Djuricic
 - A - Lima

Substituições
 - 46' - Rúben Amorim por Ola John
 - 46' - Djuricic por Rodrigo
 - 85' - Maxi Pereira por Sulejmani

Golos
 - 46' - 1 -v- 0 - Derley (Marítimo) de penalty
 - 51' - 1 -v- 1 - Rodrigo
 - 78' - 2 -v- 1 - Sami (Marítimo)

Acção disciplinar
Amarelos (Marítimo 1 -v- Benfica 4)
 - 30' - Rúben Amorim
 - 46' - Artur Moraes
 - 49' - Luisão
 - 74' - Garay

Táctica
Com a ausência de Salvio o JJ resolveu encostar o Enzo Perez, fazendo-o regressar a sua posição natural, tendo entrado o Rúben Amorim para o lado de Matic. Desta forma o Benfica jogou com um quarteto defensivo, tendo a frente um pivot (Matic) e a sua frente Rúben Amorim. Nas alas estavam Gaitan e Enzo Perez que tinham como missão criar jogo pelas alas e centro do terreno. Na frente de ataque estava o Lima, que tinha nas suas costas o Djuricic.

Na pratica com Gaitan, Enzo e Djuricic muito recuados a procurar construir jogo, o Lima acabou por jogar sozinho na frente (num 4x5x1, quando se procurava jogar em 4x3x3) mesmo nos momento em que teve a seu lado o ineficiente Djuricic.

Na segunda pratica com as alterações efectuadas ao intervalo, o Enzo Perez regressou a sua posição, nas alas ficaram Gaitan e Ola John e na frente de ataque Lima e Rodrigo. Passando a jogar em 4x4x2 a imagem das épocas anteriores.

É sempre muito difícil alterar o modelo táctico com que uma equipa esta rotinada, principalmente após a pré-epoca e durante um jogo. Existem duas regras que se contradizem mas que se aplicam a erro de JJ, ou seja "os jogadores tem de se adaptar a táctica" e "é a qualidade dos jogadores que faz a táctica". Neste caso o expectável na ausência de Salvio fosse que se utilizasse o jogador que durante a pré-epoca fez essa posição (Sulejmani) e não que readaptar-se o Enzo a uma posição, que é a sua por natureza, mas que nunca jogou nessa posição durante a pré-epoca.

1ª parte
O Benfica controlou sempre o jogo mas sem a velocidade que se exigia, a todos os lances de ataque do Benfica a equipa do Marítimo reagrupava-se toda atrás da linha da bola, tapando sempre todos os caminhos para a baliza. A falta de velocidade e de criatividade juntou-se também a falta de sorte, a bola teimava bater em tudo o que era sitio e não entrar na baliza maritimista. O facto do Benfica não conseguir marcar começou a colocar os jogadores sobre pressão e a falharem, caso disso o 1º golo que resulta de uma desconcentração dos centrais, em que o Artur é obrigado a sair aos pés do adversário e a cometer penalty

2ª parte
Inicia-se com as substituições do Benfica que prometeram muito mas depois desiludiu e muito, Rodrigo entrou bem no jogo, fez uma excelente jogada com o Lima, que resultou em golo. Depois disso o jogador eclipsou-se.
A história do 2º tempo passa pelo desgaste da equipa do Benfica, que foram falhando oportunidades e desgastando-se cada vez mais, que resultou numa nova desatenção da defesa que resultou em golo para o marítimo.

https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/996917_376218802504523_1352981103_n.jpg




Momento do jogo
1- as entradas de Rodrigo e Ola john que vieram corrigir o erro táctico, tendo permitido chegar ao golo, mas apenas se ficou por ai pois os jogadores que entraram após o golo do Benfica começaram a acumular erros atrás de erros.
2 - O 2º golo do Marítimo que atirou com a equipa ao tapete.

Nota positiva
- Quando se perder é difícil dar notas positivas, mas Lima e Gaitan que foram os mais inconformados e jogaram a um bom nível.

Nota Negativa
- defesa demasiado permissiva, com uma grande passividade dos centrais. Este ano vamos sofrer muito com os cruzamentos altos e as bolas nas costas dos centrais
- Falta de velocidade, intensidade e agressividade. 
- forma física da equipa, via-se que se arrastavam

A melhorar
 - Resolução da questão "Cardozo", sua integração ou substituição por alguém a altura do Benfica
 - Nível de entendimento e concentração da defesa
 - Nível físico com que os jogadores se apresentam (segundo parece vamos continuar com jogos ao final da tarde)
 - Nível de entrega ao jogadores
 - Não inventar nas tácticas e adaptações de jogadores


Comentário ao jogo
Sem Salvio e Marcovik de fora devido a lesão, a opção de JJ foi a de utilizar o Enzo na direita e de transformar a equipa num 4x3x3. Não é compreensível estas duas opções, quando se esperava que fosse Sulejmani a ocupar o lugar do Salvio e porque nunca ao longo da pré-epoca se jogou em tal sistema de jogo, não tendo os jogadores conseguido assumir esse sistema, acabando por jogar antes no 4x5x1 que tem sido mais tradicional ao longo da pré-epoca, Esta alteração no modelo táctico deve ter sido muito em cima do jogo, não tendo os jogadores conseguido assimilar o novo posicionamento em tão pouco tempo, pelo que andaram as "aranhas" grande parte do tempo.

A equipa não esta coesa, acumula vários erros defensivos (desta vez não foram os reforços a cometer erros), o meio-campo andou a passo e na frente o Lima não pode jogar sozinho

Além da escolha do onze e do modelo táctico utilizado, o JJ cometeu um erro na preparação física dos jogadores para o jogo, não devem ter recuperado do treino matinal e não estão habituados a jogar com o calor que se verificava na altura do jogo. Que pode ser um problema pois o próximo será a mesma hora.


Sem comentários:

Modalidades - 2024/04/13

Sábado, 2024/04/13  - 15:00 - Rugby - Gds Cascais -v- SL Benfica - Campeonato Nacional De Honra | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Andebol Fem...