sexta-feira, maio 17, 2013

Benfica 2012-2013 : Balanço





A época do Presidente do Benfica fica marcada pela sua reeleição. Foi um periodo extremamente violento na relação entre benfiquistas, sobretudo na blogosfera, jà que nas urnas o resultado mostrou a existência de um grande apoio à obra realizada e por realizar pelo Vieira. Marcou-me a incapacidade que muitos benfiquistas revelaram em discutir sobre o Benfica sem que a diferença de opiniões caisse no insulto, mas, mais do que isso, marcou-me de uma forma bastante negativa a falta de nivel demonstrada pelo Presidente do Benfica em relação aos benfiquistas que não queriam seguir a sua linha. Aproveitar-se do seu discurso de vitoria para se dirigir a um grupo da oposição para dizer a um dos seus elementos "vai pro c...." é algo de muito baixo, demasiado baixo para a posição que ocupa.

Outra coisa me preocupa bastante : a situação financeira do Benfica. Certo, com o Vieira na presidência, o Benfica aumentou de forma consideravel os seus activos, construindo mesmo patrimonio (mesmo se o Estadio deixou o clube e passou para a SAD). A BenficaTV é igualmente um sucesso, sobretudo com a aquisição dos direitos de transmissão da Premier League (façam contudo alguma coisa para aumentar a qualidade dos comentadores!). Mas o passivo não pàra, ele também, de aumentar! O Benfica tem um crédito que faz com que possa ir existindo e desenvolvendo-se neste contexto financeiro e economico dificil. Contudo não podemos pensar que o que aconteceu ao Rangers, ao AEK e o que està a acontecer ao Sporting apenas acontece aos outros! Medidas sérias para baixar o passivo são urgentes.

No que toca ao desporto em si mesmo, vemos algumas promessas a ser concretizadas. Um futebol competitivo que luta até ao fim por todas as competições (a tal final europeia do 50+3+1 jà là està) e modalidades que continuam a ganhar  (no futsal estamos no final de uma grande era e temos que preparar uma nova equipa ganhadora, no hoquéi não nos conseguimos afirmar de forma sustentavel... é o minha "dor" nas modalidades deste ano).

Um ano positivo para o Vieira, mesmo se algumas coisas devam ser melhoradas... e em especial a comunicação. Parece que o Vieira tem uma força enorme de agoiro. No ano passado abriu a boca antes do jogo contra a Académica e quando o Benfica tinha 5 pontos de avanço. Resultado? Em duas semanas essa vantagem desapareceu. Este ano abriu a boca antes do jogo contra o Estoril. Resultado? Em duas semanas perdemos o avanço conquistado. Não penso existir uma relação de causa-efeito, mas Vieira, por amor de D10S, não abras a boca!!!

O treinador 


Eu fui um dos que começou a época a pensar que 2012/2013 era a temporada a mais do Jesus no Benfica. A conquista de 2010 e as Taças da Liga não compensam, a meu ver, as vàrias humilhações e titulos perdidos durante dois anos que eu considero catastroficos. Não compreendia a paciência que muitos tinham para com o trabalho do Jesus quando este, com muito mais meios, não conseguiu finalmente fazer melhor que muitos outros treinadores que passaram pelo Benfica e que não tinham à sua disposição nem um terço da qualidade que os diferentes plantéis do Jesus tiveram. Também nunca aceitei o argumento "Fergunson" para ele ficar na Luz (e continuo a não aceitar). O Man United, quando Fergunson chegou, era duas datas : 58 e 68. A sua aura não era a de um clube ganhador, tendo à sua frente Liverpool, Arsenal ou ainda o Everton. A tolerância dos adeptos do Man United era grande porque precisamente nunca na sua historia o Man United dominou o futebol inglês. Pensam que se, hoje, o Moyes passar três anos sem titulos ele ficarà de pedra e cal no banco? Certo que em Inglaterra existe uma outra cultura (não o nego), mas duvido.

Por que razão então hoje sou a favor da continuidade do Jesus? A razão é muito simples : finalmente fiquei convencido que ele não é apenas um bom treinador como muitos que por ai andam, mas é um muito bom treinador. Este ano o Benfica teve o plantel mais desequilibrado desde que o Jesus està no nosso clube. A culpa foi da necessidade de fazer dinheiro que nos "destruiu" o meio-campo. Mas também do Presidente e da equipa técnica que pensaram não ser necessaria nenhuma contratação para dar soluções extra (não nos esqueçamos que o proprio Jesus disse em Setembro que não queria ninguém, que tinha o plantel que queria). Em certa medida Jesus tinha razão. Chegàmos a Maio com a possibilidade de conquistar tudo o que prova que o plantel que o Benfica tem chega para as ambições. Mas por outro lado acabàmos de ver o que foi o Benfica quando um dos seus elementos chave por uma razão ou por outra não joga. Enzo não calçou na Turquia, perdemos. Enzo lesionou-se na Luz contra o Estoril : empatàmos.

Penso que a não contratação de jogadores està na logica de começar a apostar na formação. Nesse sentido não precisàvamos de ninguém para o meio-campo (entraram A. Gomes, A. Almeida e nos ultimos tempos Roderick) mas se estamos mesmo nessa logica, então porquê mandar embora o N. Oliveira e ir contratar o Lima? Atenção! Como é obvio não està aqui em causa a qualidade do Lima, uma das principais figuras do Benfica deste ano. As poucas opções para o meio-campo foram um problema que Jesus conseguiu colmatar, tal como a falta de um terceiro central ao nivel dos dois titulares. Dois meses sem o capitão no inicio da época e um Jardel a quem, mesmo se continua a transmitir alguma insegurança, não podemos apontar o dedo. Nas alas Jesus alternou muito bem entre Salvio (mais regular), Gaitan (de volta às grandes exibições) ou ainda Ola John (puto ainda bastante irregular). Isto tudo para dizer que todos os buracos que o plantel tinha no inicio da época foram bem tapados pelo Jesus. Um grande trabalho que nos levou a uma final europeia, à final da Taça e à ultima jornada ainda na luta pelo campeonato.

Jogadores


Sobre os jogadores, não vou fazer uma analise pormenorizada, até porque penso que neste aspecto existe consenso no universo benfiquistas. Destaco :

Artur : apesar de algumas paragens cerebrais em alguns momentos importantes da época, continua a ser o melhor guarda-redes que tivemos desde Saint Michel. Podemos apontar-lhe o dedo em algumas situações, mas quantas defesas e quantos pontos eles nos deu? Grande guarda-redes!!!

Luisão/Garay : uma das melhores duplas de centrais na Europa que contudo desiludiu-me este ano pela falta de eficacia no jogo aereo em fase ofensiva e por vezes defensivamente. Luisão, apesar de todos os verões, transformou-se num simbolo do nosso clube. Garay é daqueles jogadores que jà sabemos que vai partir, demasiado grande não para o Benfica mas para Portugal.

Maxi/A. Almeida/Melgarejo : Maxi continua a ser Maxi, nem pior nem melhor. Apenas, com a saida do Javi que era perfeito a compensar as suas subidas, vemos hoje melhor os buracos que ele propria cria com o seu jogo ofensivo. Matic està mais sozinho hoje no trabalho defensivo do que estava o Javi com o Ramirez ou o Witsel. A. Almeida, puto de trabalho mas que ainda não compreendi em que posição ele é realmente bom. Melgarejo, inicio catastrofico, mas tornou-se num bom lateral-esquerdo... bom, não mais do que isso.

Matic/Enzo : no inicio da época desesperei com as vendas de Witsel e Javi. Hoje apenas posso dizer que nunca na vida trocaria Matic e Enzo por esses dois. Gostaria como é obvio de rever o Javi no Benfica, precisamente porque nos falta um terceiro meio-campista. Mas isso não invalida que Matic e Enzo sejam a dupla do ano para mim. Sobre o Enzo, cairam-me mal todas as suas declarações no ano passado. Lembro-me mesmo de dizer hà uns meses ao Devante que a unica coisa que me faria dizer bem do Enzo era que ele marcasse o golo da vitoria numa final europeia. Não marcou, mas o sofrimento que ele demostrou no final do jogo foi como um golo para mim jà que foi o mesmo sofrimentos que todos os benfiquistas sentiram. GRANDE MATIC, GRANDE ENZO!!!!

Gaitan/Salvio/Ola John : Gaitan de volta às grandes exibições, um dos jogadores mais técnicos do mundo que falha muitas vezes pela falta de atitude. Um ano depois voltàmos a ver o Gaitan de que todos gostamos. Salvio, aquela entrega de sempre, aquela vontade de ir para frente e de levar a equipa com ele. Sempre regular na sua vontade. Ola John, puto que como tal tem dois meses excelentes e dois meses para esquecer. Temos jogador para o futuro.

Cardozo/Lima/Rodrigo : Cardozo continua a ser Cardozo, continua a marcar golos que é isso mesmo que ele sabe fazer. Pode-se não gostar do estilo (eu proprio prefiro outro tipo de avançados) mas criticar a sua qualidade é ridiculo. Lima, grande contratação (aqui està um avançado ao meu estilo!) que se revelou decisivo vàrias vezes. Valeu todo o dinheiro que demos por ele! Rodrigo, começa a ser preocupante a dificuldade que ele tem em reencontrar a forma que tinha antes da lesão (jà là vai mais de um ano). Contudo, com a selecção de putos da Espanha, continua a marcar que se farta. Trata-se pois de um problema de esquema de jogo.

Aimar : cada vez mais D10S, sendo neste momento cada vez mais divino na sua presença/ausência como todos os deuses. Pode não contribuir no campo como antes, mas quando temos um puto babado como o Ola John a escrever no seu Facebook, aquando do primeiro treino de D10S apos lesão, coisas do estilo "Mais uma lição de Aimar no treino de hoje. Recupera depressa!" vemos o que D10S pode inspirar nos miudos e o papel que ele pode ter no futuro do Glorioso.

Adeptos


Devo confessar que estou muito desiludido com os adeptos do Benfica. Considero que exista uma grande falta de miletancia por parte dos adeptos Benfiqusitas, todos somos Benfiquistas, todos vibramos com as vitorias, mas ao primeiro precalço todos viram as costas a equipa. Tenho de ser justo, existem muitos que são demasiados fieies para desistirem e estão sempre presentes, chegam para dar ao clube as maiores casas a nivel nacional, para a dimensão deviam ser o dobro.

Tenho o Red Pass, só em caso de força maior é que não marco presença na Luz, existem um conjunto de adeptos que são sempre fieies, as claques com alguns excessos que saem caros ao clubes tem sido fundamentais no apoio a equipa e por fim as excursões dos adeptos que demonstram a grandeza do clube, que não é um clube de um bairro ou cidade.

As casa do Benfica tem sido um veiculo importante e deviam fomentar mais as deslocações dos seus associados ao estadio da Luz, para que os adeptos em massa apoiassem sempre o nosso apoio ao clube, presidente, treinador e jogadores. No Futebol e nas restantes modalidades.


P.S.: decidi escrever este texto mesmo antes do final da época pois tudo o que aqui escrevi não mudarà com a existência ou não do milagre no proximo domingo, com a perda ou não da Taça de Portugal. Com ou sem titulos, este ano ganhàmos finalmente a consciência de que podemos ser melhores, podemos ser os melhores. Paradoxalmente, a derrota na final da Liga Europa deu-nos essa consciência. Mostràmos ao mundo, mas sobretudo a nos mesmos que somos grandes e grandes continuaremos a ser. VIVA O BENFICA!!!




Fonte: Cabelo do Aimar 










1 comentário:

fernando G disse...

Grande maluco! Gabo-te a paciêcia de estares a escrever desta forma sobre um clube de futebol...mesmo que seja o glorioso!
Abraço.

Modalidades - 2024/04/13

Sábado, 2024/04/13  - 15:00 - Rugby - Gds Cascais -v- SL Benfica - Campeonato Nacional De Honra | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Andebol Fem...