segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Lutar de igual para igual

Os contribuintes alemães que fogem ao fisco estão a apresentar-se voluntariamente e em massa às autoridades, depois do Governo ter anunciado a compra de um disco secreto com o nome de 1.500 pessoas com dinheiro escondido na Suíça.

De acordo com o ministério das Finanças do Estado da Baviera, citado hoje pelo jornal Financial Times em língua alemã, mais de 270 cidadãos alemães faltosos apresentaram-se apenas numa semana.

No outro extremo da Alemanha, em Hamburgo, o número de pessoas que se apresentou às autoridades passou de dez para 88, depois de o governo da chanceler Angela Merkel ter dito que pagaria pela informação fiscal.

A mesma atitude tomada pelos cidadãos faltosos está-se a repetir por toda a Alemanha, com mais confissões do que o normal em Berlim, na Baixa Saxónia e no Estado do Esse.

Apesar de, na Alemanha, a compra do disco estar a motivar algum desagrado, espera-se que sejam recuperados pelo menos 100 milhões de euros, com algumas estimativas a apontarem um valor quatro vezes superior.

No entanto, a compra do disco informático secreto terá custos financeiros e possivelmente diplomáticos.

A Alemanha deverá ter pago 2,5 milhões de euros a um informador, decisão que veio azedar as relações com a Suíça, uma vez que Berna consiera que a decisão alemã põe em causa o segredo bancário.

Fonte : Jornal i


Este procedimento do governo alemão levanta a questão da confidencialidade dos dados alojados em base de dados, pois quem os retirou cometeu um crime.

As vezes os meios justicam-se, mas deverá o estado usar meios poucos legais para combater o crime ? Talvez sim...

Sem comentários:

Modalidades - 2024/04/13

Sábado, 2024/04/13  - 15:00 - Rugby - Gds Cascais -v- SL Benfica - Campeonato Nacional De Honra | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Andebol Fem...