sábado, outubro 10, 2009

Eleições autárticas

Domingo vamos mais uma vez a votos, desta vez com o fim de escolher os presidentes de junta e de câmara (tal como os seus orgãos), umas eleições que diferem das restantes pois mais do que se votar numa cor partidária, vota-se em alguém. Algo que falha na eleição dos deputados da assembleia da republica e municipal, pois nas eleições para as juntas vota-se numa figura, goste-se ou detesta-se é sobre essa figura que vai recair a nossa decisão de votar nela ou numa outra alternativa.
A campanha eleitoral passa mais uma vez ao lado, discute-se mais politica do que iniciativas locais. Ficamos sempre sem saber o que os candidatos pretendem fazer pelo local a que concorrem, somos bombardeados com propaganda eleitoral ainda das legislativas, mas que em nada interessa para estas eleições.

Mais uma vez o grande vencedor será a abstenção. Depois existem os vencedores normais, todos os partidos, e os habituais derrotados, todos os partidos.

Enquanto os partidos políticos não forem de encontro aos cidadãos, existirá sempre um grande afastamento dos Portugueses das campanhas eleitorais. Talvez isso interesse alguns, mas não aos Portugueses.

Sem comentários: