terça-feira, setembro 22, 2009

Subida ao Formosinho

Estava previsto começar-se bem cedo e assim foi, sair de casa as 03:30 AM e ir em direcção ao ponto de encontro em Azeitão. Uma noite ainda de verão mas com um humidade que se fazia sentir bem.

Chegados ao ponto de partida deu-se inicio a marcha, a agenda era para cumprir pois o nascer do sol não esperava por ninguém. O objectivo era bem claro, vencer a subida até ao ponto mais alto da serra da Arrábida, testar as capacidades de cada um nas subidas com um graus de dificuldade alto, apreciar o nascer do sol, a natureza e a vista.

Saindo em estradão seguimos a nossa rota, para cima e sempre a subir. Aos poucos fomos deixando as quintas e fomos entrando mato a dentro. Após a saída da zona de vegetação seguiu-se a subida a cascalheira, não era muito extensa, nem as pedras eram muito roliças mas a principal dificuldade residia na sua inclinação, demasiado inclinada.

Após um grande esforço atingimos o ponto mais alto da serra da Arrábida. O feito foi celebrado com a ginjinha caseira, D. Ermelinda e bolachas recheadas. Que ajudou e bastante a esquecer o frio e o sono. E para finalizar a prova teve-se a recompensa final : o nascer do sol, iluminando a península de Setúbal e toda a zona de Tróia. Excelente.

Para regresso fez-se umas “caçadas” de Geocaching, que permitiu efectuar mais alguns registos.
Chegados a Azeitão tivemos o nosso merecido prémio, da doçaria tradicional.

Um bom passeio, espera-se fazer mais passeios idênticos a este.

4 comentários:

fernando G disse...

Depois do nascer do sol no Formosinho, o que se segue ?

Uma subida ao Piquinho no Pico, não seria excelente ?

Rui disse...

Merecemos ver o log do GPS? Sugiro que o coloques no EVERYTRAIL (aparece automaticamente no google earth) ou no GPSED (uso este porque posso enviar directamente do meu Symbian para o site)

Anónimo disse...

Boas! eu sou escuteiro, em cacilhas, almada, ha 2 anos passamos uma noite acampados no topo do pico, e depois subimos ao piquinho para ver o nascer do sol! o mais belo mesmo...ainda mais que o nascer do sol é a sombra que o pico faz no oceano! aconcelho vivamente a irem la! mas atençao nos em pleno agosto apanhamos temporal, e temperaturas negativas la no topo!

fernando G disse...

No wikiloc estão várias variantes de tracks de GPS que passam pelo Formosinho...

Desporto de fim de semana - 2024/03/23

Sábado, 2024/03/23  - 14:00 - Futebol Feminino - SL Benfica -v- Sc Braga - Liga Bpi | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Rugby - SL Benfica -v-...