terça-feira, agosto 04, 2009

Ser penalizado por poupar

«A pequena Voltalis pôs cinco mil lares franceses a usarem electricidade de forma mais eficiente. O gigante [EDF] não gostou e quer ser ressarcido (…) A Comissão de Regulação de Energia (CRE) deu razão à EDF quanto à “energia injectada mas não consumida” e à obrigação de manter os níveis de produção, mesmo numa baixa pontual de consumo, e defende a aplicação de uma taxa.»


Entende-se que a EDF seja obrigada a produzir e a disponibilizar energia suficiente de forma a assegurar os picos de consumo, com esta "poupança" de electricidade significa que os picos de consumo podem passar a ser reduzidos e que dessa forma passa a haver electricidade que é disponibilizada na rede eléctrica e que é desperdiçada.

O que significa que as empresas falam muito em energias alternativas e em serem empresas “verdes”, mas que ainda não pensam em gerir de forma eficiente a energia produzida nem a consumida. Quem devia ser penalizado devia ser a própria EDF por não conseguir gerir de forma eficiente a energia que produz.

Além de se procurar reduzir o consumo de energias fosseis, utilizar mais as energias alternativas, devia-se apostar em gerir melhor a energia produzida/consumida e os legisladores de Bruxelas deviam pensar em penalizar os estados/empresas que são grandes consumidores de energia, tal como os que produzem em excesso ou esbanjam a energia.

Infelizmente a consciência ecológica/social só se alcança com base na legislação e na aplicação de coimas.

Sem comentários:

Modalidades - 2024/04/13

Sábado, 2024/04/13  - 15:00 - Rugby - Gds Cascais -v- SL Benfica - Campeonato Nacional De Honra | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Andebol Fem...