sexta-feira, agosto 23, 2013

Segurança Geolocalizada

Na web já se torna comum receber avisos de alerta sempre que alguém tenta aceder à nossa conta a partir de uma localização considerada "anormal"; e agora o Google pretende levar um conceito parecido aos smartphones, com definições de segurança que dependem do local onde estiverem.

A ideia é que, quando estão em casa ou no trabalho, as protecções de segurança do smartphone poderão ser reduzidas a um nível mínimo, necessitando (por exemplo) de um código/gesto de desbloqueio simples. Mas se estiverem num local estranho, então o sistema necessitará de um código de desbloqueio mais complexo, pois o risco será acrescido (podendo ser alguém que tenha roubado o smartphone).

Parece-me fazer todo o sentido que as definições de segurança sejam diferenciadas em função dos locais - pois de momento torna-se um pouco descabido tratar todas as situações por igual, e onde: quem optar por um desbloqueio fácil arrisca-se a que alguém o possa replicar com facilidade; e quem optar por um complexo terá que o fazer de todas as vezes, mesmo quando está em casa (a não ser que use uma app do estilo "unlock with WiFi" para evitar o código quando estiver numa rede WiFi reconhecida). Mas mesmo assim, preferiria que estas definições de segurança fossem algo integradas no sistema e não à custa de uma app independente.

Sem comentários:

Desporto de fim de semana - 2024/03/23

Sábado, 2024/03/23  - 14:00 - Futebol Feminino - SL Benfica -v- Sc Braga - Liga Bpi | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Rugby - SL Benfica -v-...