quinta-feira, maio 28, 2009

Record e jornalismo - realidades incompatíveis

Não é surpresa, nem sequer incompetência, é mais do que isso, muito mais! É uma intencionalidade descarada, reafirmada diariamente, como se fosse essa a função do Jornal Record nos dias presentes. O objectivo não é informar, o objectivo é confundir. Não pecam por superficialidade ou sensacionalismo, pecam por convicção!

Não bastou o comunicado da SL Benfica-Futebol SAD à CMVM do passado dia 25 de Maio, não bastaram as declarações do Presidente do Sporting de Braga e do próprio técnico Jorge Jesus. Nada disto parece ser suficiente para um jornal que tem a sua estratégia definida em relação ao Sport Lisboa e Benfica e à sua actual Direcção, e essa estratégia não é, claramente, a de informar.

O Record não se rende à evidência, porque não são os factos que, neste caso, interessam. Descobriram um encontro que, na verdade, nunca existiu, e um contrato que não existe.

O jornalismo devia compatibilizar-se – sempre – com a verdade. No caso do Record, está provado, a verdade não é compatível com os critérios seguidos por este jornal.

Em tempos passados seríamos levados a pensar que aquilo que os move era simplesmente a venda de jornais, mas isso são tempos passados! A realidade é bem diferente e bastante mais grave.

Por coincidência é o mesmo jornal que reiteradamente dá notícias de um pretenso movimento de oposição que – segundo informações do mesmo jornal – vai ser apresentado dia 15 de Junho. Ainda faltam alguns dias, mas o Record já conhece bem o movimento e os seus protagonistas, ao contrário do público em geral. Demasiado bem, numa estranha promiscuidade que, neste caso, é o que parece! Aliás, já se confunde o dito movimento com o próprio jornal.

Se recuarmos no tempo, e de vez em quando é bom fazer este exercício, porque a memória do passado é a melhor garantia do acerto das nossas opções no presente, todos devemos recordar qual foi o jornal onde a acção do Dr. Vale e Azevedo teve a sua principal ancora. Exactamente o mesmo. Estranha coincidência ou nem por isso? Nem por isso.

Em face da gravidade da situação, a SL Benfica – Futebol SAD irá, de imediato, agir judicialmente contra o referido órgão de comunicação.

Fonte : www.slbenfica.pt

Os Deuses do Olimpo

Ontem o Barça subiu ao Olimpo de Roma e mostrou o verdadeiro significado do futebol : um jogo de equipa. Um jogo em que uma equipa completa e organizada, mostrou que para ganhar competições, não basta ter estrelas, é preciso que as estrelas joguem como uma equipa unida.

Se é verdade que ambos os ataques estavam recheados de jogadores mortíferos, geniais e muito rápido, o Barcelona conseguiu ganhar vantagem, pois dominou onde se joga a bola, no meio campo. Soube segurar a bola, controlar o jogo e soltar a bola quando era preciso. O meio campo do Barcelona tornou-se os Donos da bola, quando eles tem a bola, mais ninguém joga. Era recuar todos no terreno, assistir ao meio campo do Barcelona a trocar a bola e tentar segurar o tridente diabólico (Etoo, Messi e Henry).

O Manchester também lá esteve, mas viveu de lances individuais e perdeu-se num esquema táctico que acabou por apenas surpreender o próprio Manchester.

O Melhor do Mundo ?
Talvez os melhores do Mundo. Messi ? A continuar a jogar assim, dentro de 1 ou 2 anos vai começar a ganhar a bola de ouro época, após época. Os melhores ? Sem duvida que Xavi e Iniesta.
A bola de Ouro será disputada seguramente por metade da equipa do Barça.

Depois da Espanha ter ganho o Euro-2008, o futebol, espanhol continua lá bem no alto. Muito competitivo, muito dinheiro e muitos jogadores bons.

quarta-feira, maio 27, 2009

Seriedade ou a falta dela

Se tivesse um mínimo de decência, se não sofresse de uma indesmentível “problemática do ego”, também já teria entendido que a sua teimosia embaraça todos os restantes membros do Conselho de Estado – alguns dos quais já o verbalizaram – e coloca numa situação politicamente insustentável o Presidente da República.

Mas a decência e a lealdade não parecem fazer parte das qualidades de um dos políticos portugueses que mais enriqueceu durante e depois de ter exercido cargos públicos.
in Publico


Muito se discute se Dias Loureiro se deve ou não demitir, muito se discute se o Presidente da Republica deve ou não retirar a confiança politica ao Dias Loureiro (que implicações terá isso ?), devido as graves acusações de que é acusado.
Mas porque se deve demitir ? Ainda não foi formalmente acusado de nada, por enquanto tudo não passam de suspeitas, esquecimentos, duvidas sobre as declarações prestadas e o que fez enquanto esteve ligado ao BPN e a SLN.
É verdade que a “À mulher de César, não basta sê-lo [séria], é preciso parecê-lo”, neste caso existem demasiadas suspeitas, já não é só fumo que anda a volta de Dias Loureiro, é sim um incêndio descontrolado que ardeu com o BPN. E é preciso responsáveis, é preciso mostrar que a justiça se faz, que os que caem em desgraça não estão acima da lei, mas ao alcance dela.

Os que agora exigem a demissão de Dias Loureiro, não deviam ter questionado a seu tempo, as actividades de um conselheiro de estado ? Os negócios do BPN e da SLN, não eram demasiados obscuros para se questionar se um conselheiro de estado deviam ou não estar associado a esses negócios ? Afinal o conselheiro de estado não é um cargo politico e publico ?

terça-feira, maio 26, 2009

Marinho Pinto no seu melhor

Finalmente é dita uma verdade na TVI!

Foi preciso o Marinho Pinto ir a TVI, para que a Manuela Moura Guedes ouvi-se a verdadeira critica ao seu trabalho.
No seu estilo habitual, que incomoda muita gente, com a falta de delicadeza e sensibilidade que muitos narizes empinados gostam de ser tratados, Marinha Pinto que tem vindo a dizer das boas sobre uma classe que se considera acima de tudo e de todos, foi ao jornal da TVI e acabou por dizer o que todos acham, o jornalismo da TVI é um lixo, onde apenas se preocupam com o sensacionalismo mesmo que para isso se tenha de passar por cima da verdade.



Marinho Pinto deverá acumular funções e ser o proximo provedor para a comunicação social. Muitos pasquins eram obrigados a mudar ou fechar.

segunda-feira, maio 25, 2009

Diabetes e o futebol português: um estudo

Apesar de irrevogavelmente suspenso por dois anos por tentativa de corrupção (uma sentença que, na justiça desportiva, já não admite recurso), Pinto da Costa voltou a poder produzir declarações públicas. Agradeço a quem lhe levantou a interdição, porque as afirmações do presidente do Porto costumam ser muito interessantes. Foi o caso, esta semana. Primeiro, Pinto da Costa referiu-se ao tabu sobre a renovação do contrato de Jesualdo Ferreira como «uma doçura». Trata-se de uma observação que, num certo sentido, é histórica: já houve um tempo em que Pinto da Costa só falava de «rebuçadinhos» em conversas telefónicas privadas interceptadas pela PJ. Agora, já fala de «doçuras» em público. Eis uma evolução que se saúda, embora seja importante assinalar que o excesso de açúcar pode ser prejudicial à saúde. Há desportos que, pelas emoções que provocam, são impróprios para cardíacos; o futebol português é impróprio para diabéticos.

De seguida, o presidente que convida árbitros para tomarem café em sua casa disse que gostaria que Cristiano Ronaldo marcasse mais golos pela Selecção. Deste desejo, confesso, não estava à espera. Eu ainda sou do tempo em que Pinto da Costa festejava, com champanhe, as vitórias da selecção grega. Actualmente, ao que parece, prefere a selecção portuguesa. Se o leitor bem se lembra, Ronaldo já marcou pelo menos um golo no Dragão, ao serviço de Portugal. Foi no primeiro jogo do Euro-2004. Infelizmente, o adversário era a Grécia, e por isso talvez tenha sido um dos golos que Pinto da Costa lamentou, em lugar de festejar. Em todo o caso, é injusto pedir a Ronaldo que marque, na Selecção, golos semelhantes ao que marcou contra o Porto: as selecções que Portugal defronta não têm o Helton na baliza.

Por último, Pinto da Costa anunciou que apoiaria o Barcelona na final da Liga dos Campeões. É uma informação a que a imprensa internacional não deixará de dar o relevo que merece. Imagino que os dirigentes do Manchester venham a ter dificuldade em dormir quando souberem que Pinto da Costa não estará a torcer por eles no dia 27. Mas por que motivo quis o presidente do Porto cometer esta crueldade que tanto magoará, estou certo, os adeptos e simpatizantes do actual campeão da Europa? Pinto da Costa justificou a preferência pelo Barcelona com as afinidades que diz existirem entre o Porto e o clube catalão. No entanto, é possível que o motivo seja outro. Talvez Pinto da Costa ainda não tenha esquecido que Alex Ferguson disse, certa vez, que o Porto comprava títulos nacionais no supermercado. Curiosamente, o mesmo sítio em que se compram os rebuçadinhos.

De : RAP @ Chama Imensa - in Jornal A Bola - 2009/05/24
Fonte :
Fórum Benfica

sexta-feira, maio 22, 2009

João Bénard da Costa

João Bénard da Costa (Lisboa, 7 de Fevereiro de 1935 - 21 de Maio de 2009)

Play the guitar
Play it again, my Johnny
Maybe you're cold
But you're so warm inside
I was always a fool
For my Johnny
For the one they call Johnny Guitar
Play it again, Johnny Guitar

What if you go
What if you stay
I love you
What if you're cruel
You can be kind
I know

There was never a man
Like my Johnny
Like the one they call Johnny Guitar

There was never a man
Like my Johnny
Like the one they call Johnny Guitar
Play it again, Johnny Guitar

- Johnny Guitar by Peggy Lee -

quarta-feira, maio 20, 2009

“Sistema” obriga a história a repetir-se”

Erros estratégicos das arbitragens contra o Benfica e a “protegida” consistência que o Sporting revela no último terço da Liga têm sido determinantes para o posicionamento final das duas equipas.

Mais do mesmo. A história repete-se em nome dos interesses do “sistema”. O Benfica voltou a terminar a primeira volta à frente do Sporting (nas últimas quatro épocas, apenas na temporada 2006/07 isso não aconteceu), mas à entrada para as últimas oito jornadas a tendência é quase sempre a mesma, ou seja, o Sporting não vacila ao invés do Benfica que vai sofrendo na classificação as consequências de erros de arbitragem com influência no resultado. Para que conste: desde 1999, apenas em três épocas o Benfica conseguiu classificar-se à frente do Sporting. É a consequência prática da aliança tácita entre Sporting e FC Porto para afastar o Benfica da possibilidade de lutar pela Liga dos Campeões.

Paralelamente aos erros de arbitragem, há ruídos exteriores que se adensam nesta fase do último terço da temporada. Críticas que colocam em causa todo o trabalho que foi delineado no início da temporada e que levaram Ronald Koeman a afirmar que “em Portugal um boi é branco e amanhã é preto” e já esta época Quique Flores a dizer que não pode haver um “Pólo Norte e um Pólo Sul”.

Fonte : "O Benfica"

A diferença esta no "gasoilio" ?

A GALP não consegue acompanhar o ritmo da evolução das vendas nos postos de combustivel de marca branca, estará a utilizar um mau combustivel no seu motor ?

segunda-feira, maio 18, 2009

Gripe A

90 pessoas apanham a gripe Suina e toda a gente quer usar uma mascara. Um milhão de pessoas tem SIDA e ninguém quer usar um preservativo

Jesus, o Papa e os anjinhos

«O que há num nome?», perguntou Shakespeare, que não sabia nada de futebol. Ou talvez soubesse: na quarta cena do primeiro acto do Rei Lear, Kent pretende desmerecer Oswald, e resolve insultá-lo chamando-lhe «jogador de futebol». No tempo de Shakespeare, o futebol era um jogo violento, quase animalesco, bem diferente do que conhecemos hoje, com a excepção do que é praticado por Bruno Alves. Mas quando Julieta argumenta contra a importância dos nomes, dizendo que aquilo a que chamamos rosa exalaria um perfume igualmente doce se tivesse outra designação qualquer, faz-nos pensar. E se o próximo treinador do Benfica se chamasse Jesus? Seria isso suficiente para que o Glorioso fizesse frente ao Papa? Será redundante apontar um Jesus para dirigir uma equipa que, tantas vezes, perece composta por anjinhos? O Jesus original conseguiu multiplicar os pães, mas o Papa opera um milagre mais eficaz, que é o da multiplicação da fruta. Jesus tinha uma equipa de 12 discípulos, mas a equipa do Papa costuma jogar com 14. Poderá este novo Jesus fazer algum milagre? Confesso que não sei. Haja fé.

Quando, há umas semanas, falei aqui do, digamos, jornalista António Tavares-Teles, alguns leitores manifestaram surpresa: não sabiam, ou já não se lembravam, da célebre escuta em que o, digamos, jornalista Tavares-Teles foi apanhado a combinar a publicação de um texto falso com Pinto da Costa, e menos ainda se recordavam da deliberação do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, segundo o qual o, digamos, jornalista Tavares-Teles havia infringido objectivamente o artigo n.º 1 do Código Deontológico dos Jornalistas, logo aquele que obriga a «relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade». São esquecimentos naturais: em Portugal, a tarefa de recordar todos os que mandam a honestidade às malvas requer um esforço de memória hercúleo, e os pequeninos são os primeiros a serem esquecidos. Recuperar este tipo de episódio constitui, por isso, serviço público. Assim sendo, prossigamos.

Desta vez, gostaria de recordar um texto memorável que o, digamos, jornalista Tavares-Teles escreveu (ou alguém por ele, nunca se sabe) no jornal O Jogo, em Julho de 2007. Começava com uma consideração interessante: «Ana Salgado pôs em causa — sem na SIC o nomear, é verdade, mas isso porque a pessoa que a entrevistou não lhe pôs algumas perguntas que devia ter-lhe posto — um membro da equipa de Maria José Morgado, no que diz respeito à actuação de Carolina na tentativa de acusação a Pinto da Costa. «O leitor vê o mesmo que eu? Por um lado, a fé nas declarações de Ana Salgado, que os portistas só renegaram desde que a senhora, antes pura e agora pérfida, veio acusar Pinto da Costa de lhe ter oferecido envelopes mensais com 5.000 euros para mentir a seu favor em tribunal. Por outro, a censura ao profissional que não lhe pôs algumas perguntas que devia ter-lhe posto". O, digamos, jornalista Tavares-Teles esquece-se de que nem todos os jornalistas são assessorados por gente esclarecida que lhes diz o que devem escrever e perguntar. Não é elegante exigir aos colegas que tenham a mesma sorte que ele.

A seguir, o, digamos, jornalista Tavares-Teles (ou alguém por ele) deixa uma interrogação: «em que é que o depoimento de Carolina Salgado vale mais (ou menos) do que o de Ana Salgado?» Hoje sabemos que, de facto, o depoimento de Ana Salgado valia mais. Há quem diga, aliás, que valia 5.000 euros por mês…

Fonte : RAP @ Chama Imensa in Jornal A Bola - 2009/05/17

domingo, maio 17, 2009

Veiga/Jesus 1 -v- Benfica/Quique 3

Grande jogo do Benfica, como eu gostava que o Benfica tivesse jogado ao longo da época tal como jogou na 1ª parte, estivemos muito bem, a equipa jogou muito bem.

A equipa mostrou que tem capacidade e qualidade para estar numa posição melhor do que o 3º lugar.
O Benfica neste jogo conseguiu algo que tinha tido dificuldade em conseguir ao longo da época, marcar na 1ª parte e dominar o jogo na 1ª parte.

Na 2ª parte tivemos um Benfica mais preocupado em conter o Braga, fruto do dedo da arbitragem, na 2ª parte o Braga pressionou mais, mas graças a expulsão forçada do Yebda e branqueamento das faltas do Braga.

Sofremos mais um golo, que tem sido uma constante ao longo da época. Inaceitável.

A expulsão do Quique, fazia parte dos planos do sistema, após tantas faltas assinaladas contra o Benfica e o branqueamento das faltas do Braga, é normal a desconcentração e que os ânimos fiquem mais exaltados, desta vez o elo mais fraco foi o Quique que cedeu e disse ao 4º arbitro que "Isto é uma vergonha".
Erro grave devia ter usado a mesma linguagem que o Paulo Bento, Moutinho, Derlei ou Pedro Silva.


Melhor jogador em campo : Urreta
Pior Jogador em campo : Jorge Ribeiro

sexta-feira, maio 15, 2009

O proximo treinador ? Quique

A escolha do Quique talvez não tenha sido a 1ª escolha, mas pareceu-me que foi a escolha mais acertada (o Erikson, Carlos Queiros e o Scolari não tiveram sucesso para onde foram). Veio com a missão de fazer obra no Benfica, de deixar a sua marca, de criar uma equipa para o futuro. Gosto do seu discurso e das suas ideias, julgo que tem experiencia num campeonato mais competitivo que o nosso, mas falta-lhe a experiencia de estar numa equipa de topo onde esteja sujeito a pressão da direcção, adeptos e comunicação social.
Foram registados 10 entradas no plantel, mais o regresso do Moreto e do Miguel Victor. Pelo menos 5 tiveram entrada directa no onze inicial : Sidnei, Ruben Amorim, Aimar, Reyes e Suazo (podemos dizer que foram aquisições acertadas), depois vieram mais 5 jogadores para o banco : Yebda, Jorge Ribeiro, Carlos Martins, Balboa e Urreta (que são uma mais valia, excepto Balboa e Jorge Ribeiro que foram 2 flop’s).

Partimos para esta época com 2 objectivos ir a liga dos campeões (o que obrigava a terminar pelo menos em 2º lugar) e a conquistar uma taça. O primeiro objectivo não foi alcançado e mais uma vez ficamos longe das competições dos milhões, face ao investimento efectuado isso pode ser um factor que poderá condicionar a próxima época e até mesmo ter de vender alguns jogadores. Relativamente ao 2º objectivo, mesmo com a polémica que se teve a volta da conquista da taça da liga (que não dá, ainda, acesso a nada), mas o que fica para a historia e no museu do Benfica, é mais uma taça conquistada.

Estes eram os objectivos visíveis, depois esta época seria o arranque do que se pretendia ser a criação de uma estrutura sólida do futebol, com a criação de um modelo de jogo, com a escolha e formação de jogadores em função desse esquema táctico.
Aqui teremos de analisar não os jogos ganhos ou perdidos, mas sim o trabalho do Quique Flores, que chegou com um esquema táctico do 4-4-2, que era diferente dos aplicados nas épocas anteriores pelo que levaria tempo a adaptar os jogadores a esse novo esquema.
Cedo se viu que os jogadores que tinha não se adequavam ao esquema táctico que pretendia implementar, teve vários jogadores que foram adaptados a novas posições e que nem sempre renderam o esperado. O Aimar não se enquadra neste esquema táctico (devia jogar a frente dos médios), insistiu durante muito tempo no Ruben Amorim na direita (nas ultimas jornadas corrigiu esse erro) e cometeu o seu maior erro ao mandar embora o único lateral esquerdo que tinha.
Viu-se que o plantel não estava equilibrado, pois estava carenciado em algumas posições, não temos substituto para o lateral direito (a única opção é o Miguel Victor), não temos nenhum jogador para o lado esquerdo da defesa e na extrema direita o Balboa foi um flop (4 milhões ???)

Ao longo destes meses, apenas se viu o Benfica jogar bem em cerca de meia dúzia de jogos, no resto foi uma tristeza, muito pobre mesmo. É verdade que fomos prejudicados várias vezes pela arbitragem, que se tivéssemos esses 12 pontos que nos foram tirados estávamos em 1º lugar, que se não nos tivessem tirado todos esses pontos, a equipa entraria em campo com mais confiança.
Mas a equipa nunca mostrou um futebol colectivo, estudado, nunca mostrou garra. A equipa joga recuada no terreno, apenas com os avançados no meio dos centrais e com os médios encostados a defesa dentro da nossa grande área. O grande problema do Benfica reside no meio campo, que jogou sempre muito recuado e faltou sempre garra, querer de vencer.
A equipa não pressiona, defende muito atrás, não existem jogadas estudadas e limita-se a efectuar apenas 2 tipos de ataque : pontapé do Luisão para o Cardozo e as corridas dos centrais para o centro para a confusão.
De resto pouco mais se viu, uma equipa sem qualquer inspiração, com falta de garra e sem motivação.

Chegamos a parte final do campeonato e concluo que pouco ou nada se vê do trabalho do Quique Flores, será que esse trabalho ainda esta em curso e ainda precisa de mais tempo ? Ou devemos optar por um novo treinador que consiga dar uma nova alma a equipa ?

A posição do treinador no Benfica deve ser apenas a de gerir a equipa, de forma a que o treinador seja facilmente substituído sem alterar a sua forma de jogar, mas julgo que o seu trabalho presentemente no Benfica seja mais profundo. E acredito que o seu trabalho não é apenas a curto prazo de uma época, mas sim trabalho a longo prazo, com resultados visíveis em épocas futuras.

Não estou satisfeito com o trabalho realizado por Quique Flores durante esta época, pela forma como a equipa joga e pelas limitações do plantel, mas continuo a ser um defensor da sua manutenção em nome da estabilidade e da continuação do trabalho que se iniciou desde que o Rui Costa assumiu o lugar de Director Desportivo.

Pelo que acho que para a próxima época o nosso treinador deve ser, sem qualquer tipo de duvidas, o Quique Flores.
Não entendo como é que se pode esperar que o Benfica consiga obter algo, se treinadores e jogadores estão sempre a prazo e a cada nova época inicia-se um novo ciclo. Como é que é possível obter assim resultados ?


Com as ultimas jornadas do campeonato a imprensa voltou-se para o Benfica da próxima época, saíram noticias de aquisições de jogadores para o Benfica, do novo treinador para a próxima época e que o Quique preparava já a próxima época do Benfica. Confuso ? não é apenas a comunicação social a fazer “render o peixe”.

Neste momento falta um comunicado da direcção a desmentir essas noticias, é certo que não viriam para a praça publica dizer a 2 jornadas do final que o Quique não fica para a próxima época, mas podiam vir e dar o seu voto de confiança no treinador, de forma a afastar a pressão sobre o treinador e os jogadores.
A ausência de qualquer comunicado tem feito que as capas dos jornais sejam enchidas com primeiro o scolari e por fim todos a confirmar o Jorge Jesus, alimentar essas noticias nas vésperas do jogo Braga –v- Benfica não é muito correcto, mas é o nosso futebol, com comunicação social, agentes e gestores pouco éticos.

O Jorge Jesus é apresentado como o grande favorito, como sendo o melhor treinador tacticamente e com o perfil pretendido para substituir o Quique. Eu não me esqueço é do seu comportamento no jogo contra o Benfica e da submissão na jornada seguinte perante o fcp. Algumas vozes já se fazem ouvir e garantem que o Benfica já tem um acordo com o Jesus para a próxima época.

Se já existe um acordo com o JJesus, então por respeito a ambas as partes e pelo respeito do trabalho do treinador no Braga, esse acordo devia ser mantido em segredo até ao final da presente época. Com que cara vai o Quique gerir um treino ou impor a sua posição de treinador perante os jogadores, quando se sabe que esta a prazo ?

Se tem ou não, desconheço, na minha opinião devia-se manter o Quique e dar continuidade a este ciclo, incluindo apenas o Diamantino e o Chalana no trabalho de campo, na preparação do Benfica e no auxilio na orientação do jogo. Se vir o Jesus ou outro treinador, tudo bem, cá estarei também para o apoiar. O Benfica não é um presidente, um director desportivo, um treinador ou um lote de jogadores, é uma instituição que engloba isso tudo e aqui estarei para apoiar quem esteja de águia ao peito. O lema é “demasiado fieis para desistir”.

Se a escolha não for a de continuar ou do Jesus, a minha opinião ia sem duvida nenhuma para um treinador holandês ou fazer regressar a velha raposa, seja qual for o importante é que seja um treinador consensual, caso contrario o Benfica irá ficar em estado de sitio, pois os apoiantes de J. Veiga tem vindo a criticar a direcção e o seu treinador, indicando o Jesus como sendo o treinador ideal para a próxima época.
Caso isso não se verifique, em Outubro data das eleições (que deviam ser antecipadas) e caso na próxima época não se consiga obter resultados imediatos, tudo irão fazer para expulsar o treinador que estiver naquele momento a frente do Benfica e lá colocar o Jesus. Passamos de ciclos de uma época para ciclos trimestrais.

Masoquismo

O turco Ali Agca , que tentou assassinar o Papa João Paulo II na Praça de São Pedro, em Roma, em 1981, disse já ter iniciado o processo para obter a nacionalidade portuguesa em entrevista publicada hoje no jornal "La Repubblica" .

Ali Agca acha que a pena que esta a cumprir não é suficiente, pelo que quer obter a nacionalidade Portuguesa.

Fica uma duvida, a nacionalidade deve ser dada a qualquer pessoa ? O Ali Agca corresponde aos citerios a quem se deve atribuir a nacionalidade Portuguesa ?

quarta-feira, maio 13, 2009

Depois da 28ª jornada

Vou regularmente aos jogos do Benfica (na Luz) questionando-me sempre se devo ir, só vou lá pelo clube, pois o espectáculo que lá vou ver é sempre demasiado pobre e triste.

Para esta jornada o Quique dentro das opções que tinha disponíveis, considero que fez uma boa escolha para o onze inicial, na baliza o Quim (ele ou o Morreira para mim são indiscutíveis), na defesa fez regressar o Luisão e tirou o Miguel Victor, depois colocou em campo o Maxi (escolha única), Luisão e Sidnei, na esquerda o David Luiz (podia ter dado minutos de jogo ao Jorge Ribeiro). No meio campo, com a dupla de médios que se prevê para o próximo ano Ruben Amorim (felizmente não fez o erro de o voltar a colocar na direita) e Carlos Martins (mau tacticamente, mas senhor de muita garra).
Nas alas apostou em Urreta na direita (nunca o tinha visto jogar naquela posição, depois do jogo pergunto-me porque não se lembrou mais cedo de testar o jogador naquela lado ?) e no lado esquerdo, voltou a ser ocupado por Aimar. A dupla de avançados era composta pelo Cardozo e por Di Maria (como avançado móvel com liberdade para jogar em todo o campo).

Com o inicio do jogo cedo se percebeu, que o Aimar não tinha velocidade para jogar na ala esquerda, pelo o Quique deu indicações para que o Di Maria fosse para a esquerda e o Aimar se coloca-se nas costas do Cardozo. Tenho a dizer que reconheço que o Quique tem razão, com a táctica que ele utiliza, o Aimar rende mais lá a frente (desde que não se prenda no meio dos centrais, precisa de espaço para receber a bola e abrir a defesa. Podia claro, mandar recuar o Aimar até ao meio campo e começar a construir jogo ai, mas não é esse o esquema do Quique.

Bom, depois de arrumado os jogadores, o Benfica começou a ser mais perigoso e a criar lances de oportunidade para golo. Mas a equipa não funcionava, vê-se um meio campo demasiado lento, que não sobe, não pressiona, que não cria jogadas de ataque.

O que apenas se viu foi pontapé para a frente e os laterais a centrarem junto a linha de fundo para o meio da confusão. Lances de ataque organizado viu-se muito pouco, só em algumas combinações do Aimar com o Di Maria. Atacávamos sim, mas sem ideia do que fazer a bola.

Por outro lado o Trofense ia defendendo, e mal, mas sempre que subia no terreno era um perigo, as poucas jogadas de ataque que fez foram sempre pela alas e tentavam ganhar uma falta na entrada da grande área. Tendo sido dessa forma que surgiram os 2 golos do Trofense, de bola parada, num centro ao poste mais distante onde aparecia alguém sem marcação, para fazer o golo. Na minha opinião, o Quim não teve hipótese em nenhum dos golos, os adversários saltaram a bola sem qualquer marcação.
É inadmissível, a quantidade de golos que o Benfica tem sofrido, cada livre junto a grande área do Benfica era quase meio golo para eles. Não se entende a descoordenação dos centrais, não entendo porque não se coloca ninguém no poste mais distante (lembram-se do que o Léo fazia nos cantos? Segurava o poste. É isso).
Ou seja, os avançados Urreta, Di Maria, Aimar e Cardozo, estavam a fazer um bom jogo, sem concretizar mas sempre com perigo. E o Trofense em 5 ou 6 remates a baliza faz 2 golos. Não é admissível.

O Benfica depois de estar a perder (0-v-1), fez algo que não tinha conseguido fazer esta época : deu a volta ao marcador (2-v-1). Mas quando começou a segunda parte e vejo a equipa a jogar a passo, a segurar muito a bola e a não avançar e a não criar jogadas de perigo, fiquei a pensar para mim “vamos sofrer mais um golo, eles fecham-se e já não vamos conseguir fazer mais nada”. Dito e feito, mais um livre e o Trofense empata o jogo.

O Benfica devia mandar no jogo, saber controlar, saber sair com a bola, pressionar logo no meio campo, criar jogadas de ataque, cortar a bola, fazer passes a desmarcar os avançados, mas nada disso se viu, apenas um espectáculo muito pobre de uma equipa que não tem soluções, que não sabe o que fazer a bola.

As nossas jogadas de ataque ? as corridas do Maxi e do David Luiz pelas alas com os centros para a confusão e o pontapé para a frente do Luisão na esperança que a bola cai perto do Cardozo.

Foi um espectáculo pobre e aquele trabalho invisível que o Quique diz que fez, eu não vejo nada, é mesmo invisível. Pois a defesa falha nas marcações, os médios (onde para mim reside o principal problema) não defende (deixa os adversários rematarem a baliza), só cortam as bolas na nossa área (os médios deviam jogar mais subidos , pressionar e cortar as bolas nas áreas adversárias), falta alguém para levar a bola para a frente, de forma a que chegue aos avançados (esse alguém joga a avançado). E aos avançados, pede-se que marquem mais e que não falhem tanto.

Em 90 minutos eu não vi nada que disse-se que temos uma equipa feita, temos onze jogadores, em que jogam em função da garra de alguns (Maxi), dos que se querem destacar (David Luiz, Urreta e Di Maria), experiencia de outros (Reyes e Aimar) e dos golos do Cardozo. Em conjunto esta equipa não joga, não sabe jogar. E como é que é possível que ao fim de 28 jornadas o Quique ainda ande a corrigir o posicionamento dos jogadores em campo ? Não fazem treino táctico, de conjunto ? Onde é que estão as jogadas estudadas ? Afinal que trabalho invisível é esse ?

Podemos dizer que empatamos, mas fomos a equipa que mais rematou. É certo, mas também a que mais falhou, o Trofense precisou de 3 remates para fazer um golo, o Benfica fez mais de 10 remates para fazer 1 golo. Mais certeiros e mais remates e tínhamos ganho o jogo. Podemos dizer que o arbitro não marcou várias faltas a favor do Benfica, que se esqueceu de aplicar a lei do fora de jogo para o Trofense e que perdoou amarelos aos jogadores do Trofense, é verdade, já o disse : “É preciso ter coragem para marcar um penalty a favor do Benfica”. Mas tudo isto pode desculpar a perda de pontos, mas não desculpa o mau espectáculo.

E como se não basta-se o mau espectáculo, o Quique também fez das suas, não tirou o Sidnei que estava em dia não (podia tê-lo tirado, passado o David Luiz para o centro da defesa e ter entrado o Jorge ribeiro), não tirou o Ruben Amorim que estava muito apagado (quis manter em campo um jogador que joga bem tacticamente e cumpre as regras do Quique), nem o Aimar que já estava esgotado (os jogadores do Quique começam e acabam sempre os jogos). Depois fez sair o Carlos Martins (mau a nível táctico, mas era o único que ia mexendo a bola), tira o Urreta e Di Maria (sabe-se lá porque).

Se até ao momento das substituições o Sidnei era o pior jogar do Benfica, com a entrada do Balboa, passou ele a ser o pior e passamos a jogar com um jogador a menos. Sei que o publico não ajudou, assobiou e muito a substituição, mas também pouco se viu do Balboa, alguns centros e pouco mais, não consegue segurar a bola (fraquinho, precisa de musculação), tecnicamente não sabe o que é um drible, uma finta, é um pé de chumbo. E o mais caricato é que também não sabe defender, em alguns cantos contra o Benfica, ele não sabia onde se posicionar, teve de ser o Luisão a empurra-lo até a sua posição para que ele marca-se alguém (foi ver o Luisão a empurra-lo pela pequena área até a outra extremidade). Mas isto não se treina ? as posições defensivas ?
E quando o Benfica tinha um canto, o balboa (extremo direito) ficava atrás a na nossa defesa a tapar o lado esquerdo. Ou seja, para os cantos a nosso favor ele também não serve, vem para trás, vem defender e como não tem posição fica com a que estiver livre, nem que seja a do lado oposto. Deste jogador não vi velocidade, nem capacidade de drible, o que faz dele um extremo, a capacidade de fazer centros ? É pouco.

Entrou também o Yebda, um homem alto, bom nas bolas altas, para se aproveitar nos livres ele lá conseguir cabecear a bola para a baliza. Isto é outra coisa que não entendo, o porque de retirar os dois extremos e fazer entrar um homem para as bolas altas ?

Se já não se tem extremos em campo, para centrar as bolas, para que faze-lo entrar ? Para os cantos ? isso é pouco.
Nunca entendi porque se retira os extremos e se deixa em campo os cabeceadores (ponta de lança), ou porque se retirar o ponta de lança e se deixa em campo os extremos (fazem centros para quem ?).
O Yebda prometeu muito de inicio, mas depois descaiu muito, acho que poderá voltar a ser importante para a equipa, mas precisamos de alguém bastante melhor para o meio campo.

Depois é a razão porque 18 mil pessoas vão a Luz, só aqueles 10 ou 15 minutos, valem pelos restantes minutos desperdiçados, que é a “alegria do povo”, o Mantorras. Fico a perguntar-me, como seria aquele jogador se tivesse os dois joelhos bons ? O homem coxo de uma perna, joga mais e melhor que todos os outros. Ele coxo segura a bola, leva-a até a linha e (de ângulo difícil) remata a baliza e quase que passava pelo “buraco da agulha”. O Mantorras mexe com o jogo, vai buscar jogo e sabe transporta-lo até a baliza adversária. E depois perante a inércia da defesa, vem atrás rouba a bola aos adversários (perante a passadeira vermelha estendida pelos nossos médios aos adversários) e leva o jogo para a frente. Ele é um exemplo para todos nos, um exemplo de qualidade, luta e sacrifício. Com 11 coxos em campo tínhamos uma grande equipa.

O jogo foi mau, a equipa não mostra fio de jogo, não sabem jogar em equipa, não tem garra, vontade de vencer, muito desconcentrados, talvez falta de motivação. Não sei qual o trabalho invisível a que o Quique se refere, acho que faltam treinos de conjunto, jogadas estudadas, equacionar o posicionamento dos jogadores, falta ele transmitir vontade de vencer aos jogadores, garra. Tem de estudar melhor os adversário e pensar bem no que faz nas substituições. Acho que o Quique tem ali um problema em mãos de indisciplina, a saída de Urreta e Di Maria no jogo, não foi pacifica (pode vir a ser um problema de futuro).


Actualmente sinto o mesmo da recta final da época anterior, em que só queria que isto terminasse rapidamente. Próxima semana vamos ter aquele que eu considerava (afinal todos tem sido) o jogo mais difícil (agora vai ser um pesadelo) que será frente ao Sp. Braga (lá em Braga). Não temos o Luisão (viu o 5º amarelo) e não temos Suazo nem o Nuno Gomes. Eles vão se querer vingar da nossa vitoria da 1ª volta (golo irregular do David Luiz), possivelmente já vamos ter o Reyes na equipa e dado o nível de dificuldade do jogo, deveremos voltar a ter o Katso em campo. Contudo é um jogo para o qual eu não sinto confiança nenhuma.

Mas gostava de voltar a ver uma (melhor duas) vitoria do Benfica.

Audrey nº 5

Explosões sociais

"As explosões sociais que se avizinham, devido ao acumular dos ressentimentos, e a que o Governo parece alheio, são acirradas por uma comunicação social mal preparada, pouco culta e, até terrorista".

Baptista-Bastos, "Diário de Notícias", 13-05-2009


Não se trata o de esconder os males da opinião geral ou de esconder o sol com a peneira, mas sim o de não permitir que certos actos sejam replicados e empolgados.

Afinal qual o sentido da SIC emitir uma reportagem de jovens da Bela Vista a preparar coctails-molotov ?
Será correcto que o jornalista tenha conhecimento da preparação de um acto criminoso/terrorista e publique a reportagem após os acontecimentos ? Ao fazer isso não estará o jornalista a pactuar com esses delinquentes ?
Ou terá sido tudo ensaiado e não é uma reportagem, mas sim mais uma palhaçada da nossa tv ?

segunda-feira, maio 11, 2009

Portugal lava mais branco

O Benfica não foi feito para lutar pelo terceiro lugar. A BOLA não me paga para escrever evidências (na verdade, paga-me para escrever parvoíces, e eu levo muito a sério os meus contratos), mas pelos vistos tem de ser. Nós não fomos feitos para andar a fazer contas aos resultados do Nacional da Madeira. Por isso, como é evidente, não encontro especial consolo nas declarações de Quique Flores, segundo o qual foram atingidos certos objectivos invisíveis. Na qualidade de benfiquista que não é dotado de visão de raio x, devo dizer que prefiro os objectivos que se podem ver, sobretudo os que têm forma de taça.

Eu sou pela estabilidade, mas não para o treinador. Para o director desportivo, sim: espero que Rui Costa tenha estabilidade para trabalhar muitos anos. De preferência com um treinador que perceba mesmo de futebol. Acho que era giro e inovador. Se tiver de ser um espanhol, o Ernesto Valverde está disponível.

Bruno Carvalho é, até agora, o único candidato à presidência do Benfica. Confesso que gosto de candidatos à presidência do Benfica. Não conheço cargo mais importante, e simpatizo com todos os que acreditam ter capacidade para o desempenhar — e mesmo com os que além disso acreditam que são Napoleão Bonaparte, como Guerra Madaleno. Mas acho um mau sinal que o mandatário da candidatura de Bruno Carvalho seja Petit. O Petit era um jogador à Benfica, e o que fez em campo pelo Glorioso só merece admiração. O problema é que o Petit é do Boavista. No dia 14 de Setembro de 2008, Petit confessou à imprensa que gostaria de voltar para o Boavista «como jogador, como director ou noutra qualquer função.» Volto a citar o Petit: «Quero levantar-me cedo da cama para fazer o que mais gosto e ajudar o clube do meu coração.» Nada disto é censurável: o Petit tem todo o direito a amar o clube que o formou. Mas o mandatário dos candidatos a presidente do Benfica não devia ser um benfiquista?

Pinto da Costa revelou esta semana o segredo do seu sucesso: o Porto é campeão porque ele escolhe os melhores. Os melhores quê?, pergunta o leitor. Pinto da Costa não disse. Mas quem, como nós, tem acompanhado a carreira do presidente do Porto, pode conjecturar. Os melhores lotes de café, talvez, para receber os árbitros em casa com a dignidade que eles merecem. Ou os melhores lugares no avião, para que eles cheguem ao Brasil mais descansados. São hipóteses possíveis, mas em Portugal os limites do possível excedem em muito a fronteira do provável. Em Portugal, é possível um dirigente estar a cumprir pena de suspensão por tentativa de corrupção activa e, simultaneamente, ser apontado pela comunicação social como um modelo irrepreensível de dirigismo competente. É um país em que nada mancha. Portugal lava mais branco que o OMO.

Há tempos dei por mim a pensar que o Brasil é o único país da América do Sul que pode ambicionar ser campeão da Europa: com a quantidade de brasileiros naturalizados nas selecções europeias, em breve haverá uma equipa exclusivamente composta por brasileiro a vencer o Campeonato da Europa. Portugal detém um recorde parecido: é o único país da América Latina que fica no continente europeu.

Fonte : RAP@Chama Imensa in Jornal A Bola - 2009/05/10

São Paulo Bento, padroeiro da asneirada

Um dos aspectos mais surpreendentes da derrota do Benfica de ontem foi o facto de o treinador adversário não ter substituído os seus dois jogadores mais perigosos pouco depois do intervalo. Quando, na semana passada, o treinador do Setúbal (por coincidência, um clube com dificuldades financeiras) substituiu os seus dois melhores jogadores (por coincidência, ambos emprestados pelo Porto) ao minuto 58 do jogo contra o Porto, pensei que esta nova moda do futebol português ainda nos poderia salvar a época. Enganei-me. A estratégia só se aplica em jogos contra o Porto.

Quando, na final da Taça da Liga, Paulo Bento se dirigiu ao árbitro para fazer o gesto que popularmente designa o acto de roubar, a Liga examinou o caso e, com o fim de moralizar o futebol português, não fez rigorosamente nada. Depois, quando o mesmo Paulo Bento foi expulso em Guimarães e recomendou repetidas vezes ao árbitro que visitasse determinada localidade, a Liga examinou o caso e, sempre com a moralização do futebol português em mente, optou por não fazer rigorosamente nada. Significa isto, evidentemente, que Paulo Bento tem razão. O modelo de arbitragem, neste país, é uma vergonha. Um sistema que não pune severamente um treinador que trata os árbitros como um campino trata o gado acaba por dar razão ao treinador que trata os árbitros como um campino trata o gado. É uma pescadinha de rabo na boca bem divertida: se a Liga punisse Paulo Bento como deve, Paulo Bento teria menos razões de queixa. Já Rui Costa, não se pode queixar. «Tenham vergonha das asneiras que fazem», terá dito o maestro, e foi exemplarmente castigado. Os árbitros, pelos vistos, são assim: não se importam de ser ladrões, mas ai de quem lhes peça para terem vergonha.

O certo é que Rui Costa ainda tem pouca experiência como dirigente, e talvez tenha aprendido aqui uma lição para o futuro: da próxima vez que quiser criticar um árbitro, o melhor é não cometer o ilícito de lhe recomendar que tenha vergonha. Mais vale adoptar a conduta digna e séria de lhe chamar gatuno e fazer umas considerações azedas sobre a actividade profissional isenta de impostos desenvolvida pela mãe do juiz em causa. Quando se opta por uma postura honrosa, evitam-se os castigos. Mesmo assim, não sei se será possível evitá-los: a boca de Paulo Bento é santa. Qualquer bojarda que de lá saia tem perdão. Ou Rui Costa atinge depressa o mesmo estado de virtude ou continuará a ser castigado por bagatelas.

Ao que parece, o próximo presidente do Sporting será o actual presidente do Sporting, o mesmo que disse que não seria candidato a presidente do Sporting. É, sem dúvida nenhuma, um clube diferente. Só um reparo: proponho que, em vez de «presidente», Soares Franco seja tratado por D. Filipe I. Se se trata de um regime monárquico, mais vale tratar o rei como ele merece.

Fonte : RAP@Chama Imensa in Jornal Abola in 2009/05/03

domingo, maio 10, 2009

F1 - Grande Prémio de Espanha

Volta a formula 1 com mais um corrida bem perto de nós, com mais uma pole a ser dominada pela Brawn e Red Bull, muito timidamente a Ferrari aparece com um carro na 4ª posição. De lamentar que a McLaren não consiga colocar um unico carro nas 10 primeiras posições.
São os pequenos a dar cartas e a mostrar que as grandes ideias não são unicamente exclusivas dos grandes laboratorios e centros de testes.

Grelha de Partida
01 Jenson Button » Brawn » 1m20s527
02 Sebastian Vettel » Red Bull » 1m20s660
03 Rubens Barrichello » Brawn » 1m20s762
04 Felipe Massa » Ferrari » 1m20s934
05 Mark Webber » Red Bull » 1m21s49
06 Timo Glock » Toyota » 1m21s247
07 Jarno Trulli » Toyota » 1m21s254
08 Fernando Alonso » Renault » 1m21s392
09 Nico Rosberg » Williams » 1m22s558
10 Robert Kubica » BMW Sauber » 1m22s685
11 Kazuki Nakajima » Williams » 1m20s531
12 Nelson Piquet Jr. » Renault » 1m20s604
13 Nick Heidfeld » BMW Sauber » 1m20s676
14 Lewis Hamilton » McLaren Mercedes » 1m20s805
15 Sebastien Buemi » Toro Rosso » 1m21s67
16 Kimi Raikkonen » Ferrari » 1m21s291
17 Sebastien Bourdais » Toro Rosso » 1m21s300
18 Heikki Kovalainen » McLaren Mercedes » 1m21s675
19 Adrian Sutil » Force India » 1m21s742
20 Giancarlo Fisichella » Force India » 1m22s204

Corrida

sábado, maio 09, 2009

SL BENFICA -v- CD Trofense - Liga Sagres 2009


Uma tarde chuvosa e com muita trovoada, não é a primeira vez que visito assim a Luz, a paixão pelo futebol e a sua festa leva-nos religiosamente a catedral, de quinze em quinze dias.

O Benfica continua muito longe das boas exibições, este ano conta-se pelos dedos de uma mão, a equipa continua a jogar mal, o meio-campo continua a não funcionar, falta criatividade, faltam passes, cortes de bola,... ainda falta muito a esta equipa para ser uma grande equipa. Muito trabalho se tem ainda pela frente.

Faltam 3 jornadas, com dois jogos previsivelmente fáceis em casa (Trofense e Belenenses) e na véspera de um jogo complicado (Sp. Braga).
O Benfica apresenta-se com uma frente de ataque limitada, com Reyes lesionado e Nuno Gomes lesionado até ao resto da época e Suazo que há muito esta excluido devido a lesão.

As opções do Quique passam por colocar em campo Di Maria /Urreta (lado esquerdo ou no apoio ao Cardozo) e no lado direito talvez insista no erro de colocar o Ruben Amorim, quando a minha opção iria para a colocação de Balboa/Carlos Martins.
Ao lado do Cardozo, se não optar por colocar o Di Maria, Urreta ou mesmo Mantorras, deverá optar por insistir no seu segundo erro e colocar Aimar a lutar no meio dos centrais.
O meio campo é o local mais premissivo, lento e sem ideias da nossa equipa, as soluções não são muitas, mas devem passar pelo katsouranis (numa epoca má) e por Ruben Amorim (a minha escolha) , Carlos Martins ou Yebda.

Na defesa com o regresso do "bom gigante" deveremos voltar a ter momentos de tranquilidade, pelo que podia rodar alguns jogadores, como o Jorge Ribeiro.

Mesmo debaixo de temporal, espero que o clima seja de festas. Vamos jogar em vantagem, pois será antes do jogo do scp, é sabido que se o scp não perder pontos, a nós ninguem nos tira.

Desporto de fim de semana


Sabado
12:30 - Rangers -v- Celtic (Liga EScocesa) - Em curso - (RAN 1-v- CEL 0)
14:30 - Hertha BSC Berlin -v- VFL Bochum (1. Bundesliga)
14:30 - FC Energie Cottbus -v- Bayern Munche (1. Bundesliga)
14:30 - VFB Stuttgart -v- VFL Wolfsburg (1. Bundesliga)
Borussia Dortmund -v- Karlsruher SC (1. Bundesliga)
TSG Hoffenheim -v- 1. FC Köln (1. Bundesliga)
Palmeiras -v- Coritiba (Brasileirão 2009)
17:00 West Ham -v- Liverpool (Premier League)
22:00 Valencia -v- R.Madrid (Liga Espanhola)

16:45 Basquetebol FC Porto - Benfica Liga LPB (1/4F Jogo 3) Dragão Caixa
18:30 Futsal Académica Coimbra - Benfica Taça de Portugal (1/2F 2ª mão) Pav. Jorge Anginho
19:00 Futebol Benfica - Trofense Liga Sagres Estádio da Luz

Este sabado vamos ter na liga alemã as equipas da frente em campo, um classico de antigas grandes equipas (Dortmund -v- Karlsruher), o petit frente a equipa da SAP (Hoffenheim -v- FC Köln).
A acompanhar tambem o jogo de basquetebol FCP -v- SLB. E para finalizar uma visita a catedral.

Domingo
Formula 1 - Grande Prémio de Espanha

13:30 - Man Utd -v- Man City (Premier League)
16:00 - Arsenal -v- Chelsea (Premier League)
Werder Bremen -v- Hamburg (1. Bundesliga)
Chievo -v- Internazional (Liga Italiana)
Milan 10/05 Juventus(Liga Italiana)
Corinthians -v- Internacional (Brasileirão 2009)
Fluminense -v- São Paulo (Brasileirão 2009)
Cruzeiro -v- Flamengo (Brasileirão 2009)
Grêmio -v- Santos (Brasileirão 2009)
15:00 - Sacavenense 10/05 Talaíde (AF Lisboa - 1ªDivisão Série 2)
15:00 - Alverca 10/05 Torreense (AF Lisboa - 1ªDivisão Série 1)
19:00 Barcelona - Villarreal (Liga Espanhola)


15:00 Futebol Formação Benfica - Vit. Guimarães Camp. Nac. Juniores (2ª Fase 1ªJ) Estádio da Luz
16:00 Andebol Sporting - Benfica Play-off (1/2F - Jogo 2) Pavilhão Casal Vistoso
16:00 Basquetebol FC Porto - Benfica Liga LPB (1/4F Jogo 4) Dragão Caixa
17:00 Hóquei em Patins Benfica - FC Porto Play-off (Jogo 2) Pav. Império Bonança


Domingo é dia de formula 1, vamos a ver se os pequenos continuam a dominar ou se as grandes equipas finalmente vão voltar a ser competitivas. Tarde de futebol Ingles, Italiano e o 2º dia do Brasileirão. Para quem não viu as meias finais da taça uefa, pdoe sempre ver o jogo da liga alemão que volta a colocar frente a frente o Bermen e o Hamburg.
Fico na duvida qual devo acompanhar o Alver, o sacanenese ou aproveitar o bilhete a borla para os juniores do Benfica.

A seguir os paly-off de Hoquei, Andebol e Basquetebol.

Um fim de semana obras no quarto do puto, com muito desporto a mistura :D

quinta-feira, maio 07, 2009

Um santo ladrão

Porque fazem manifestações sempre que a policia mata um assaltante ? Depois de morto virou santo ?
A policia fez o seu trabalho e nada mais ha a dizer, apenas dar os parabéns.

Ver mais em : Publico

Lucros fáceis

Mas porque razão, eu contribuinte que paga os seus impostos, tenho de compensar as perdas de um investimento falhado feito pelos clientes do BPP ?

Já me chega o facto de ter de pagar os erros dos gestores públicos. Todos os investimentos tem riscos, pode-se ganhar muito, ganhar pouco ou perder. O facto de não saberem em que é que estavam a investir, não é desculpa. Correram atrás de lucros fáceis sem se preocuparem com os riscos.

Agora ? chapéu, eu também estou a arder com as acções da REN e ninguém me vai devolver o dinheiro.

Ver mais em : Publico

Benfica ainda se comporta como um «grande»?

"O Benfica está mais perto do quarto classificado do que do líder. A frase não traduz o olhar distraído para a tabela deste campeonato, é o resultado da análise das edições da prova no século XXI.
Se a história e o número de adeptos não permitem duvidar de que Benfica, F.C. Porto e Sporting são «grandes» e todos os outros «pequenos», os números das últimas dez edições da Liga apontam outra tendência."

É um critério demasiado largo querer comparar a historia recente do fcp e o escasso palmares e presença nas competições do sporting, com o historial do Benfica.

"Pontos
F.C. Porto, 717
Sporting, 659
Benfica, 638
Clube classificado em quarto lugar ou acima do Benfica*, 576

No entanto, o clube de Alvalade tem conquistado vantagem desde que os «encarnados» foram campeões, em 2004/05. A diferença vai já em 21 pontos."

Curiosamente o sporting tambem esta mais proximo do terceiro classificado do que do 1º e nada se sabe o que possa ter ganho desde 2000/01. É igualmente esquecido (?) que o Benfica tem conquistado mais pontos nas competições europeias nos ultimos anos, do que os outros grandes.

É interessante manipular os numeros de forma a que nos deem os resultados que pretendemos, mesmo que tenhamos que desvirtuar a realidade dos factos.

É preciso criar noticias e a melhor fonte continua a se ro Benfica, pois é a marca que mais rende.

Podem ler um artigo de opinião encomendado : MaisFutebol

It's a fucking disgrace


Terá dito Drogba no final do jogo, em que o Chelsea foi eliminado pelo arbitro, dando o bilhete para a final para o Barcelona.

É sempre triste quando o arbitro é a figura central de um jogo, também nos sabemos o que é ser ofuscado pela figura de um arbitro, jornada após jornada.

E já agora dado as acusações feitas pelos jogadores e técnico do Chelsea ao arbitro do jogo, irá a UEFA tolerar essas acusações ? Vamos aguardar e ver.

Nota : A imagem foi retirada do site do jornal "i", já li o jornal e .... não obrigado, parece uma colecção de factos de relativa importancia. E as noticias e os artigos de opinião ?



segunda-feira, maio 04, 2009

Vasco Granja (1925-09)

Faleceu hoje Vasco Granja, o pai da banda desenhada em Portugal, fica a memória das portas que ele abriu, ao trazer até nos um desenho puro e inteligente.


Koniec

Um até sempre!

sábado, maio 02, 2009

O melhor do Mundo

Todos nós temos os nossos heróis e Ayrton Senna foi um grande herói. Três vezes campeão mundial, nos anos de 1988, 1990 e 1991, ele era o magico da Formula 1.


Faz hoje 15 anos que se realizou a fatídica corrida em Imola. Para a memoria ficam as corridas ganhas, as qualificações e uma excelente corrida no Estoril debaixo de chuva.

sexta-feira, maio 01, 2009

Sem lugar para a democracia

Graças a quem agrediu Vital Moreira, os noticiários hoje não abriram com a gripe suína, mas com um ataque suíno.


Um atitude cobarde de um grupo de mortos-vivos. No dia do trabalhador alguns preferem atacara democracia. Todos temos o direito a ter a sua diferença de opiniões, temos de saber respeitar essa diferença, aceita-la e escutar também as opiniões contrariar.

35 Anos depois, para alguns ainda é muito incomodativo, que Portugal tenha fugido a ditadura e que hoje viva em democracia. Este é um estado democrático, quem não concorda com a democracia, pode sempre sair de Portugal, pode aceitar as regras democráticas ou ser julgado e condenado por não respeitar a democracia.

Quem vive no passado a sombra de um fantasma, tem de entender que os tempos mudaram Portugal, que hoje se vive numa democracia, se tal não é aceite, então o PCP e a CGTP estão a mais em Portugal.

Ver mais em : Publico

35 anos depois e ainda temos falta de cultura democrática ?

Modalidades - 2024/04/13

Sábado, 2024/04/13  - 15:00 - Rugby - Gds Cascais -v- SL Benfica - Campeonato Nacional De Honra | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Andebol Fem...