sábado, julho 04, 2009

Votar contra interesseiros

Sou sócio do Benfica desde 1993 e estas foram as primeiras eleições em que participei. As eleições anteriores nunca me motivaram a participar, quer pelo folclore que as restantes eleições estiveram envolvidas, quer pelo facto de considerar que o meu voto não seria necessário.
Mas desta vez, mesmo tendo consciência que o vencedor era obvio, achei que devia ir votar, dando o meu apoio a continuidade do projecto em curso, expressar a minha indignação contra a campanha negra que foi lançada no final do campeonato.

A marca Benfica vale muitos, quer em termos desportivos, marketing e financeiro, pelo que o “assalto” ao clube é tentador por parte de terceiros. O acordo que em breve se vai assinar, referente aos direitos desportivos será o maior feito em Portugal, pelo que o grupo de comunicação que o conseguir, irá conseguir obter um excelente retorno financeiro do investimento efectuado e irá permitir ao Benfica encaixar uma verba demasiado apetitosa.
Pelo que seja natural que tenha aparecido 2 candidatos da área da TV, o Bruno Carvalho do canal “Porto TV” e o quase–candidato Moniz (TVI e com o seu movimento “Benfica, Vencer, Vencer”). Todos estes pseudo candidatos foram referenciados para estas eleições, todos eles procuravam obter benefícios do Benfica, mas nada prometiam em troca. Tiveram os seus 15 minutos de fama.

A pré-campanha começou muito cedo, desde o final da época, que o movimento “Benfica, Vencer, Vencer” tem lançado noticias via Record/CM/TVI, com o intuito de atingir o Luis Filipe Vieira. Pretendiam chegar a Outubro com um candidato desgastado e descredibilizado. Durante muitas semanas os ataques ao Benfica surgiam com uma cadencia diária, atingiram de raspão o LFV, mas conseguiram abanar fortemente a equipa de futebol, até a queda nos jogos e por fim a queda do treinador. Um movimento pelo Benfica, que pretendia candidatar-se a presidencia do Benfica, que andou semana após semana a tentar atingir o LFV, mas que foi atingindo o próprio Benfica. Com amigos destes …..

Com a instabilidade que se vivia passou a fazer todo o sentido em antecipar as eleições, que deviam ser estatutariamente após a conclusão das provas oficiais. Com a antecipação das eleições, apanhou-se o movimento “Benfica, Vencer, Vencer” descalço, que durante semanas se andou a apregoar e com grandes anúncios de que seriam uma lufada de ar fresco no Benfica, que iriam trazer pessoas credíveis, modelo de gestão de sucesso e ideias novas. Quando foi necessário que surgisse um movimento de forma a concorrer contra o Vieira e que apresenta-se novas soluções, o que nos foi apresentado foi nada. Nem conseguiram apresentar um único candidato.

O Viera viu-se a concorrer sozinho, os adversários eram bastantes maus, devia-se ter em atenção aos padrões de qualidade. Era importante que tivessem aparecido movimentos com ideias concretas e pessoas credíveis, de forma a dinamizar o clube com ideias e soluções. Quem sabe nas próximas eleições.

Nestas eleições, tal como na maioria das eleições desportivas, existe sempre um candidato favorito, tem sido o Vieira. Independentemente de se gostar dele ou não, temos que reconhecer o trabalho realizado, a recuperação financeira e da credibilidade do clube. Em termos desportivos vê-se resultados nas modalidades, no futebol percebe-se que tem sido feito um grande investimento e que vamos tendo uma equipa ao nível do que se pretende para o Benfica. O resultado das eleições expressa bem que os Benfiquistas reconhecem o trabalho realizado e dão o seu voto de confiança para a continuação do projecto.
A oposição, que votou no Bruno Carvalho e em branco, tem um resultado demasiado insignificante, que se percebe que se não fosse o apoio dado pela comunicação social, eles nunca teriam existido.

Agora espera-se o inicio da pré-época, a preparação da equipa de futebol, o reforço orçamental nas modalidades e a continuação na aposta na formação. Em breve irá iniciar-se mais uma nova época desportiva e a principal preocupação deverá ser a de conseguir fazer mais e melhor e não andar a defender-se dos ataques de interesseiros.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sinceramente vocês benfiquistas é só rir.

Tinham um jovem disponível a trazer novas ideias, promissoras, bateu-se com honestidade e nunca baixou o nível como fez LFV; tinha um site com tudo o que defendia! E o que vocês dizem é que o homem queria tomar conta do benfica! Quem não apresentou ideia alguma foi o LFV, que foi só demagogia a sair da boca dele. Antecipou as eleições para que não surgissem outras pessoas e também que tirar a possibilidade de discussão, debates, esclarecimento vá, porque se houvesse os benfiquistas veriam que não há nada de jeito na cabeça do LFV.

Aplaudo o Bruno Carvalho. Bateu-se bem e lutou pela legalidade e por eleições como deve ser. Os benfiquistas perderam ainda mais o meu respeito. São mesmo burritos.

Enfim, eu como portista estou contente porque assim é garantido que só teremos um oponente na luta pelo título: O Sporting.

RMSoares disse...

"Bateu-se bem e lutou pela legalidade e por eleições como deve ser."

Essa legalidade a que se refere é contradita pelo tribunal, que considerou ilegal a providencia do Bruno Carvalho e considerou legal as eleições.

Uma coisa que temos de aceitar existem leis e devem ser respeitadas, mesmo que não se concorde com elas ou vá contra os objectivos de cada um.

Acho muito bem que o Porto se preocupe com o Sporting, o Benfica irá preocupar-se consigo mesmo.

Modalidades - 2024/04/13

Sábado, 2024/04/13  - 15:00 - Rugby - Gds Cascais -v- SL Benfica - Campeonato Nacional De Honra | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Andebol Fem...