segunda-feira, julho 13, 2009

Arranque da época futebolística

Foi o arranque da época futebolística, o primeiro jogo da (pré-)época do Benfica, com o primeiro exame ao novo treinador e ao novo plantel. A mudança de treinador não significou (nem podia ) a mudança do plantel, este é um plantel que esta em construção, em que o treinador terá como missão aproveitar as capacidades dos jogadores em função do modelo de jogo escolhido e não ter que adaptar os jogadores a táctica escolhida, tal como foi feito na época passada.

A época passada foram feitas grandes apostas na aquisição de jogadores e esta época apenas foi necessário retocar em alguns pontos, pois o plantel não estava equilibrado, pelo que se reforçou com a aquisição de 2 laterais, Patric e Shafer (mais o regresso do Spesi que estava emprestado), no meio campo colmatou-se a saída do Katso com dois jogadores do plantel (Ruben Amorim e Yebda), para o lado direito que apenas tinha o apagado Balboa contratou-se o Ramirez (um jovem internacional pelo Brasil), na frente para substituir o Reyes entrou mais uma estrela argentina, o Saviola.

De referir a chamada de dois juniores Roderik (central) e Nelson Oliveira (avançado), aos quais se juntam os jogadores que andavam emprestados (Coentrão, Adu, ….), que vão poder demonstrar o seu valor. Será bom pensar em ter um banco jovem, de forma a permitir a evolução desses jogadores, para se obter substitutos a altura e um bom encaixe financeiro numa futura venda. De fora ainda ficaram alguns jovens com talento, tal como : Andre Carvalhas, Romeu Ribeiro, Ruben Lima e Miguel Rosa. Espera-se que esta época ou na próxima tenham a oportunidade merecida, pois nos jogos dos juniores sempre mostram bons pormenores.

A pré-época começa com um estagio na suíça, que tem sido caracterizado por uma carga intensa de treinos e terá dois jogos seguidos, ontem o Sion e hoje o Shaktar, que vão servir sobretudo para testar o maior numero possível de jogadores e experimentar diferentes tácticas de forma a melhor responder ao adversário e ao resultado.

Do primeiro jogo já ficaram boas indicações relativamente a equipa e alguns pontos a trabalhar. De destacar logo que a dupla de centrais foi constituída por 2 jogadores formados nas camadas jovens, isso é muito importante, são jogadores que carregam a mística e podem vir a ser bons activos de futuro. Fizeram um trabalho aceitável, nota-se que ainda tem falta de experiencia e de rotatividade, mas souberam-se impor e foram sempre a luta.
Igualmente de destacar a inclusão de Saviola, era do interesse todos ver a estrela argentina a brilhar. Refez-se a dupla do River Plate e com sucesso. O Saviola brilhou e com ele, o Cardozo e o Aimar mostraram-se que vão formar um trio temível (assim espero).
Logo no primeiro jogo se viu a mão do Jesus e das suas tácticas, com um meio campo formado pelo Di Maria e pelo Carlos Martins a abrir pelas alas, com o Yebda em funções mais defensivas, viu-se a magia do Di Maria (depois de uma época preso no banco, será este o seu ano ?) e um Carlos Martins trabalhador.
Na frente o Cardozo será sem duvida o homem golo, a seu lado o Saviola será quem terá a função de partir a defesa adversária, pelos sprints e passes de morte. Nas costas terão o Aimar que irá fazer finalmente a sua função a de distribuidor de jogo.
A defesa apresentada ainda esta muito frágil, uma dupla de centrais muito jovem, um lateral esquerdo que ainda não deu provas e um maxi pereira trabalhador como sempre. Mas com uma grande falta de entrosamento. Não deu para ver as novas aquisições para as laterais e falta uma voz de comando na defesa, pois ainda é muito cedo para o Miguel Victor ocupar esse lugar.
Na baliza a escolha inicial foi para Moreira, que mostrou que é um grande guarda-redes e com lugar garantido no onze base.

Fez-se 2 golos na primeira parte, com a equipa a trabalhar muito bem tanto a atacar como a defender, criando muito lances de ataque aproveitando as subidas do meio campo, com o Aimar e o Saviola a trabalhar muito bem na defesa adversária e com um Cardozo ainda muito preso de movimentos, mas infalível. O 2º golo, serviu para premiar o Saviola, pela sua boa entrada na equipa.

Com a 2ª parte, deu-se a oportunidade a outros jogadores e foram aparecendo algumas lacunas. Sem Aimar deixamos de segurar a bola, o Urreta mostrou-se muito abaixo do esperado e não conseguiu produzir jogadas de registo, o Nuno Gomes foi perdulário como sempre e na baliza o Quim foi a maior duvida. Pois se no 1º golo reparte as culpas com o Yebda, o 2º golo podia estar melhor posicionado. Deixou muitas duvidas o Quim e deu razão a quem andou a apregoar contentores de guarda-redes para o Benfica.
E sim claro, o Mantorras entrou para a alegria dos imigrantes.

Hoje será o 2º exame, logo no dia seguinte. Servirá para avaliar a resistência dos jogadores e quais é que não aguentam uma carga física intensa dois dias seguintes. Pois as únicas alterações relativamente ao 1º jogo, será apenas a dos laterais, mantendo a restante equipa em campo, na minha opção começava com a 2ª equipa para avaliar como aguentam o choque inicial e depois ia colocando os jogadores que jogaram ontem em campo.
Acima de tudo, tal como sempre, espera-se um bom jogo, com espectáculo e com muitos golos para o Benfica.


Sem comentários:

Modalidades - 2024/04/13

Sábado, 2024/04/13  - 15:00 - Rugby - Gds Cascais -v- SL Benfica - Campeonato Nacional De Honra | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Andebol Fem...