segunda-feira, junho 08, 2009

F1 - GP Turquia - 2009

Mais um grande prémio de formula 1 e mais uma vitoria para Jenson Button (Brawn–Mercedes) e mais um pódio igualmente para a equipa da Red Bull (2º - Mark Webber/Reb Bull e 3º - Sebastian Vettel/Red Bull). Ou seja as pequenas equipas continuam a dominar o mundial de formula1, a mostrarem que para se ganhar provas, não basta os milhões de Euros, mas que alem de se investir na electrónica, motorização e segurança dos carros, também é importante investir na aerodinâmica dos mesmos e de estudar como aproveitar as varias forças que são exercidas sobre o carro a cada milésimo de segundo.

Em sete provas, o Button ganhou apenas 6 corridas, já totalizando 61 pontos, quase o dobro do segundo classificado (Barrichello/Ferrari com 35 pontos ) e com o seu compatriota Lewis Hamilton a ficar parado na linha de partida com 9 pontos.
Esta a ser sem duvida um péssimo arranque de campeonato para os tubarões do F1. Em que apenas com a soma dos pontos da Ferrari (4º classificado com 20 pontos) e da McLaren (5º classificado com 13 pontos), conseguem alcançar o 3º classifica, a “júnior” Toyota que longe de ser um tubarão na F1 já leva 32 pontos. Mas bem distante das Reb Bull (2º classificado com 56 pontos) e do líder destacado a Brawn com uns impressionantes 96 pontos.

Bem que eles dizem, que se não investirem mais dinheiro nos carros que abandonam a prova. Voltaremos a ter um campeonato de construtores ? A Lotus já se mostrou interessada em regressar. Bons sinais.

Sem comentários: