sexta-feira, maio 15, 2009

O proximo treinador ? Quique

A escolha do Quique talvez não tenha sido a 1ª escolha, mas pareceu-me que foi a escolha mais acertada (o Erikson, Carlos Queiros e o Scolari não tiveram sucesso para onde foram). Veio com a missão de fazer obra no Benfica, de deixar a sua marca, de criar uma equipa para o futuro. Gosto do seu discurso e das suas ideias, julgo que tem experiencia num campeonato mais competitivo que o nosso, mas falta-lhe a experiencia de estar numa equipa de topo onde esteja sujeito a pressão da direcção, adeptos e comunicação social.
Foram registados 10 entradas no plantel, mais o regresso do Moreto e do Miguel Victor. Pelo menos 5 tiveram entrada directa no onze inicial : Sidnei, Ruben Amorim, Aimar, Reyes e Suazo (podemos dizer que foram aquisições acertadas), depois vieram mais 5 jogadores para o banco : Yebda, Jorge Ribeiro, Carlos Martins, Balboa e Urreta (que são uma mais valia, excepto Balboa e Jorge Ribeiro que foram 2 flop’s).

Partimos para esta época com 2 objectivos ir a liga dos campeões (o que obrigava a terminar pelo menos em 2º lugar) e a conquistar uma taça. O primeiro objectivo não foi alcançado e mais uma vez ficamos longe das competições dos milhões, face ao investimento efectuado isso pode ser um factor que poderá condicionar a próxima época e até mesmo ter de vender alguns jogadores. Relativamente ao 2º objectivo, mesmo com a polémica que se teve a volta da conquista da taça da liga (que não dá, ainda, acesso a nada), mas o que fica para a historia e no museu do Benfica, é mais uma taça conquistada.

Estes eram os objectivos visíveis, depois esta época seria o arranque do que se pretendia ser a criação de uma estrutura sólida do futebol, com a criação de um modelo de jogo, com a escolha e formação de jogadores em função desse esquema táctico.
Aqui teremos de analisar não os jogos ganhos ou perdidos, mas sim o trabalho do Quique Flores, que chegou com um esquema táctico do 4-4-2, que era diferente dos aplicados nas épocas anteriores pelo que levaria tempo a adaptar os jogadores a esse novo esquema.
Cedo se viu que os jogadores que tinha não se adequavam ao esquema táctico que pretendia implementar, teve vários jogadores que foram adaptados a novas posições e que nem sempre renderam o esperado. O Aimar não se enquadra neste esquema táctico (devia jogar a frente dos médios), insistiu durante muito tempo no Ruben Amorim na direita (nas ultimas jornadas corrigiu esse erro) e cometeu o seu maior erro ao mandar embora o único lateral esquerdo que tinha.
Viu-se que o plantel não estava equilibrado, pois estava carenciado em algumas posições, não temos substituto para o lateral direito (a única opção é o Miguel Victor), não temos nenhum jogador para o lado esquerdo da defesa e na extrema direita o Balboa foi um flop (4 milhões ???)

Ao longo destes meses, apenas se viu o Benfica jogar bem em cerca de meia dúzia de jogos, no resto foi uma tristeza, muito pobre mesmo. É verdade que fomos prejudicados várias vezes pela arbitragem, que se tivéssemos esses 12 pontos que nos foram tirados estávamos em 1º lugar, que se não nos tivessem tirado todos esses pontos, a equipa entraria em campo com mais confiança.
Mas a equipa nunca mostrou um futebol colectivo, estudado, nunca mostrou garra. A equipa joga recuada no terreno, apenas com os avançados no meio dos centrais e com os médios encostados a defesa dentro da nossa grande área. O grande problema do Benfica reside no meio campo, que jogou sempre muito recuado e faltou sempre garra, querer de vencer.
A equipa não pressiona, defende muito atrás, não existem jogadas estudadas e limita-se a efectuar apenas 2 tipos de ataque : pontapé do Luisão para o Cardozo e as corridas dos centrais para o centro para a confusão.
De resto pouco mais se viu, uma equipa sem qualquer inspiração, com falta de garra e sem motivação.

Chegamos a parte final do campeonato e concluo que pouco ou nada se vê do trabalho do Quique Flores, será que esse trabalho ainda esta em curso e ainda precisa de mais tempo ? Ou devemos optar por um novo treinador que consiga dar uma nova alma a equipa ?

A posição do treinador no Benfica deve ser apenas a de gerir a equipa, de forma a que o treinador seja facilmente substituído sem alterar a sua forma de jogar, mas julgo que o seu trabalho presentemente no Benfica seja mais profundo. E acredito que o seu trabalho não é apenas a curto prazo de uma época, mas sim trabalho a longo prazo, com resultados visíveis em épocas futuras.

Não estou satisfeito com o trabalho realizado por Quique Flores durante esta época, pela forma como a equipa joga e pelas limitações do plantel, mas continuo a ser um defensor da sua manutenção em nome da estabilidade e da continuação do trabalho que se iniciou desde que o Rui Costa assumiu o lugar de Director Desportivo.

Pelo que acho que para a próxima época o nosso treinador deve ser, sem qualquer tipo de duvidas, o Quique Flores.
Não entendo como é que se pode esperar que o Benfica consiga obter algo, se treinadores e jogadores estão sempre a prazo e a cada nova época inicia-se um novo ciclo. Como é que é possível obter assim resultados ?


Com as ultimas jornadas do campeonato a imprensa voltou-se para o Benfica da próxima época, saíram noticias de aquisições de jogadores para o Benfica, do novo treinador para a próxima época e que o Quique preparava já a próxima época do Benfica. Confuso ? não é apenas a comunicação social a fazer “render o peixe”.

Neste momento falta um comunicado da direcção a desmentir essas noticias, é certo que não viriam para a praça publica dizer a 2 jornadas do final que o Quique não fica para a próxima época, mas podiam vir e dar o seu voto de confiança no treinador, de forma a afastar a pressão sobre o treinador e os jogadores.
A ausência de qualquer comunicado tem feito que as capas dos jornais sejam enchidas com primeiro o scolari e por fim todos a confirmar o Jorge Jesus, alimentar essas noticias nas vésperas do jogo Braga –v- Benfica não é muito correcto, mas é o nosso futebol, com comunicação social, agentes e gestores pouco éticos.

O Jorge Jesus é apresentado como o grande favorito, como sendo o melhor treinador tacticamente e com o perfil pretendido para substituir o Quique. Eu não me esqueço é do seu comportamento no jogo contra o Benfica e da submissão na jornada seguinte perante o fcp. Algumas vozes já se fazem ouvir e garantem que o Benfica já tem um acordo com o Jesus para a próxima época.

Se já existe um acordo com o JJesus, então por respeito a ambas as partes e pelo respeito do trabalho do treinador no Braga, esse acordo devia ser mantido em segredo até ao final da presente época. Com que cara vai o Quique gerir um treino ou impor a sua posição de treinador perante os jogadores, quando se sabe que esta a prazo ?

Se tem ou não, desconheço, na minha opinião devia-se manter o Quique e dar continuidade a este ciclo, incluindo apenas o Diamantino e o Chalana no trabalho de campo, na preparação do Benfica e no auxilio na orientação do jogo. Se vir o Jesus ou outro treinador, tudo bem, cá estarei também para o apoiar. O Benfica não é um presidente, um director desportivo, um treinador ou um lote de jogadores, é uma instituição que engloba isso tudo e aqui estarei para apoiar quem esteja de águia ao peito. O lema é “demasiado fieis para desistir”.

Se a escolha não for a de continuar ou do Jesus, a minha opinião ia sem duvida nenhuma para um treinador holandês ou fazer regressar a velha raposa, seja qual for o importante é que seja um treinador consensual, caso contrario o Benfica irá ficar em estado de sitio, pois os apoiantes de J. Veiga tem vindo a criticar a direcção e o seu treinador, indicando o Jesus como sendo o treinador ideal para a próxima época.
Caso isso não se verifique, em Outubro data das eleições (que deviam ser antecipadas) e caso na próxima época não se consiga obter resultados imediatos, tudo irão fazer para expulsar o treinador que estiver naquele momento a frente do Benfica e lá colocar o Jesus. Passamos de ciclos de uma época para ciclos trimestrais.

Sem comentários:

Desporto de fim de semana - 2024/03/23

Sábado, 2024/03/23  - 14:00 - Futebol Feminino - SL Benfica -v- Sc Braga - Liga Bpi | 23/24 - Jornada 18  - 15:00 - Rugby - SL Benfica -v-...